Óleo de coco para olheiras
Contente
- Visão geral
- Como usar o óleo de coco para olheiras
- É eficaz?
- Outros remédios
- Máscara de olho de pepino
- Arbutin
- Mudancas de estilo de vida
- Riscos potenciais e efeitos colaterais do óleo de coco
- O takeaway
Visão geral
O óleo de coco foi descrito como um superalimento e recebeu muita atenção por seus possíveis benefícios à saúde.
O óleo, que é prensado e expelido do fruto do coqueiro, contém altas concentrações de ácidos graxos de cadeia pequena que podem reduzir a inflamação e melhorar a circulação.
Também possui qualidades antioxidantes e fortalecedoras da pele.
Essa combinação única de propriedades levou algumas pessoas a sugerir o uso de óleo de coco como tratamento para olheiras sob os olhos.
À medida que envelhece, sua pele fica mais fina. Esse processo pode causar olheiras, pois torna os vasos sanguíneos abaixo dos olhos mais visíveis.
As olheiras também podem ser causadas por:
- desidratação
- falta de dormir
- alergias
- certos medicamentos, particularmente aqueles que dilatam os vasos sanguíneos
Continue lendo para descobrir mais sobre como o óleo de coco pode ser usado para olheiras escuras.
Como usar o óleo de coco para olheiras
Se você quiser experimentar o óleo de coco como um tratamento para olheiras, compre um óleo de coco virgem prensado a frio. Esse tipo de óleo de coco não foi modificado ou branqueado por processos de preservação química.
Em seguida, siga estas etapas:
- Lave o rosto e limpe qualquer maquiagem ou outros produtos de beleza para permitir que o óleo de coco seja absorvido pela pele.
- Massageie suavemente cerca de uma colher de chá de óleo de coco em temperatura ambiente na área sob os olhos. Massageie por pelo menos 30 segundos sob cada olho.
- Deixe o óleo de coco absorver completamente em sua pele.
Como o óleo de coco deixa a pele escorregadia e oleosa, é melhor fazer esse tratamento na hora de dormir.
É eficaz?
Não há muita pesquisa sobre o óleo de coco para olheiras. De fato, não há muita pesquisa sobre como se livrar das olheiras (às vezes chamadas de hiperpigmentação periorbital) em geral.
Mas há razões para acreditar que o óleo de coco tópico é um tratamento eficaz para algumas pessoas. Estudos mostram que o óleo de coco pode ajudar na renovação celular, fortalecendo a barreira cutânea pelo espessamento. Como a pele que está afinando devido ao envelhecimento é uma grande causa de olheiras, faz sentido que o óleo de coco diminua sua aparência.
A pesquisa apóia a alegação de que o óleo de coco ajuda na inflamação da pele. O “inchaço” que acompanha as olheiras e a desidratação pode ser tratado com óleo de coco.
Finalmente, pelo menos um estudo indica que o óleo de coco tem propriedades curativas. Se suas olheiras são causadas por hematomas ou danos à pele, o óleo de coco pode melhorar a aparência das olheiras, ajudando sua pele a curar mais rapidamente.
Se você usa óleo de coco para olheiras por duas semanas e não vê nenhuma alteração, fale com seu médico. Ocasionalmente, as olheiras podem ser motivo para suspeitar de um problema de saúde mais profundo, como doença hepática.
Outros remédios
Existem outros remédios para olheiras sob seus olhos. Cascas químicas, soros de vitamina C e ácido azelaico são alguns dos remédios sugeridos por um dermatologista. Se você quiser usar ingredientes naturais ou remédios caseiros mais holísticos, considere alguns destes:
Máscara de olho de pepino
Além de serem ricos em compostos hidratantes, calmantes e antioxidantes, os pepinos também têm propriedades anti-inflamatórias. Aplicar uma fatia grossa de pepino nos olhos e relaxar por 10 a 15 minutos pode ajudar a circulação sanguínea, refrescar a pele cansada e "bufar" a área sob os olhos.
Arbutin
Arbutin é um extrato da planta bearberry. Em alguns estudos, a aplicação tópica de arbutin pode corrigir a hiperpigmentação na pele. Como as olheiras são tecnicamente um tipo de descoloração, há motivos para acreditar que a aplicação de arbutina a elas pode ajudar a uniformizar o tom da pele. São necessários mais estudos para entender como isso funcionaria.
Mudancas de estilo de vida
Dependendo do que causa as olheiras, mudar certos hábitos de vida pode ser o tratamento mais eficaz para você.
Algumas coisas que podem levar a uma pele mais jovem e saudável incluem:
- dormir mais
- mantendo-se hidratado
- reduzindo a ingestão de cafeína
Além disso, como as olheiras podem estar relacionadas à produção de cortisol, considere os níveis de estresse do dia-a-dia. As olheiras podem ser o sinal do seu corpo de que você precisa desacelerar e descansar mais.
Riscos potenciais e efeitos colaterais do óleo de coco
O óleo de coco é geralmente considerado seguro para uso como ingrediente tópico da pele. Mas algumas pessoas relataram alergias ao óleo de coco.
Teste um pequeno pedaço de pele com óleo de coco antes de aplicá-lo em todo o rosto. Depois de tentar em uma área pequena, aguarde 24 horas para ver se você tem uma reação negativa.
Embora o óleo de coco não seja tóxico, tente não colocá-lo na boca ou nos olhos ao aplicá-lo.
O takeaway
O óleo de coco é um tratamento alternativo seguro e natural para as olheiras. Há muitas razões para acreditar que o óleo de coco pode ajudar a se livrar das olheiras se for usado de forma consistente. Mas precisamos de mais pesquisas para entender o mecanismo e a eficácia do óleo de coco como um tratamento de pele sob os olhos.
Dependendo da causa das olheiras, você poderá obter resultados visíveis com o uso de óleo de coco. Se você notar círculos escuros sob os olhos, mesmo depois de tentar vários métodos de tratamento, fale com seu médico. Há momentos em que as olheiras podem ser um sintoma de outras condições de saúde.