O que são injeções intramusculares?
Contente
- Visão geral
- Para que são utilizadas as injeções intramusculares?
- Locais de injeção intramuscular
- Músculo deltóide do braço
- Músculo vasto lateral da coxa
- Músculo ventroglúteo do quadril
- Músculos dorsoglúteos das nádegas
- Como administrar uma injeção intramuscular
- 1) Lave as mãos
- 2) Reúna todos os suprimentos necessários
- 3) Localize o local da injeção
- 4) local de injeção limpo
- 5) Prepare a seringa com medicação
- 6) Auto-injeção com uma seringa
- 7) Injete o medicamento
- 8) Remova a agulha
- 9) Aplique pressão no local da injeção
- Dicas para uma injeção mais fácil
- Quais são as complicações das injeções intramusculares?
Visão geral
Uma injeção intramuscular é uma técnica usada para administrar um medicamento profundamente nos músculos. Isso permite que o medicamento seja absorvido rapidamente pela corrente sanguínea. Você pode ter recebido uma injeção intramuscular no consultório médico da última vez que recebeu uma vacina, como a vacina contra a gripe.
Em alguns casos, uma pessoa também pode auto-administrar uma injeção intramuscular. Por exemplo, certos medicamentos que tratam esclerose múltipla ou artrite reumatóide podem exigir auto-injeção.
Para que são utilizadas as injeções intramusculares?
As injeções intramusculares são uma prática comum na medicina moderna. Eles são usados para fornecer medicamentos e vacinas. Vários medicamentos e quase todas as vacinas injetáveis são administradas dessa maneira.
Injeções intramusculares são usadas quando outros tipos de métodos de entrega não são recomendados. Esses incluem:
- oral (engolido pelo estômago)
- intravenoso (injetado na veia)
- subcutâneo (injetado no tecido adiposo logo abaixo da camada da pele)
Injeções intramusculares podem ser usadas em vez de injeções intravenosas porque alguns medicamentos são irritantes para as veias ou porque uma veia adequada não pode ser localizada. Pode ser usado em vez da administração oral, porque alguns medicamentos são destruídos pelo sistema digestivo quando um medicamento é ingerido.
As injeções intramusculares são absorvidas mais rapidamente que as injeções subcutâneas. Isso ocorre porque o tecido muscular tem um suprimento sanguíneo maior do que o tecido logo abaixo da pele. O tecido muscular também pode conter um volume maior de medicação do que o tecido subcutâneo.
Locais de injeção intramuscular
As injeções intramusculares são frequentemente administradas nas seguintes áreas:
Músculo deltóide do braço
O músculo deltóide é o local mais utilizado para vacinas. No entanto, este site não é comum para auto-injeção, porque sua pequena massa muscular limita o volume de medicamento que pode ser injetado - normalmente não mais que 1 mililitro.
Também é difícil usar este site para auto-injeção. Um cuidador, amigo ou membro da família pode ajudar com injeções nesse músculo.
Para localizar este site, procure o osso (processo acrômio) localizado na parte superior do braço. A área correta para injetar é de duas larguras de dedos abaixo do processo de acrômio. Na parte inferior dos dois dedos, haverá um triângulo de cabeça para baixo. Dê a injeção no centro do triângulo.
Músculo vasto lateral da coxa
A coxa pode ser usada quando os outros sites não estiverem disponíveis ou se você precisar administrar o medicamento por conta própria.
Divida a parte superior da coxa em três partes iguais.Localize o meio dessas três seções. A injeção deve ir para a parte superior externa desta seção.
Músculo ventroglúteo do quadril
O músculo ventroglúteo é o local mais seguro para adultos e crianças com mais de 7 meses. É profundo e não se aproxima de nenhum dos principais vasos sanguíneos e nervos. Este site é difícil de se auto-injetar e pode exigir a ajuda de um amigo, membro da família ou profissional de saúde.
Coloque o calcanhar da mão no quadril da pessoa que está recebendo a injeção, com os dedos apontando na direção da cabeça. Posicione os dedos para que o polegar aponte para a virilha e você sinta a pélvis sob o dedo mindinho. Espalhe os dedos indicador e médio em um leve formato em V e injete a agulha no meio desse V.
Músculos dorsoglúteos das nádegas
O músculo dorsoglúteo das nádegas foi o local mais comumente selecionado pelos profissionais de saúde por muitos anos. No entanto, devido ao potencial de lesão no nervo ciático, o ventroglúteo é mais usado atualmente. É difícil usar este site para auto-injeção e não é recomendado.
Você não deve usar um local de injeção que tenha evidências de infecção ou lesão. Se você administrar a injeção mais de uma vez, gire os locais da injeção para evitar lesões ou desconforto nos músculos.
Como administrar uma injeção intramuscular
Qualquer pessoa que administre injeções intramusculares deve receber treinamento e educação sobre a técnica adequada de injeção.
O tamanho da agulha e o local da injeção dependerão de muitos fatores. Isso inclui a idade e o tamanho da pessoa que recebe o medicamento, e o volume e tipo de medicamento. O seu médico ou farmacêutico fornecerá orientações específicas sobre quais agulhas e seringas são apropriadas para administrar seu medicamento.
A agulha deve ser longa o suficiente para atingir o músculo sem penetrar nos nervos e vasos sanguíneos por baixo. Geralmente, as agulhas devem ser de 1 a 1,5 polegadas para um adulto e serão menores para uma criança. Elas têm espessura de 22 a 25, indicadas como 22g na embalagem.
Siga estas etapas para uma injeção intramuscular segura:
1) Lave as mãos
Lave as mãos com sabão e água morna para evitar possíveis infecções. Esfregue bem os dedos, nas costas das mãos e nas unhas.
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda ensaboar por 20 segundos - o tempo que leva para cantar a música “Happy Birthday” duas vezes.
2) Reúna todos os suprimentos necessários
Monte os seguintes suprimentos:
- agulha e seringa com medicação
- almofadas de álcool
- gaze
- recipiente resistente a perfurações para descartar as agulhas e seringas usadas - normalmente um recipiente vermelho para materiais perfurocortantes de plástico
- ataduras
3) Localize o local da injeção
Para isolar o músculo e o alvo onde você colocará a injeção, espalhe a pele no local da injeção entre dois dedos. A pessoa que recebe a injeção deve ficar em uma posição confortável, fácil acesso ao local e manter os músculos relaxados.
4) local de injeção limpo
Limpe o local selecionado para injeção com um algodão embebido em álcool e deixe a pele secar ao ar.
5) Prepare a seringa com medicação
Retire a tampa. Se o frasco para injetáveis ou caneta for multidose, tome nota de quando o frasco foi aberto pela primeira vez. A rolha de borracha deve ser limpa com uma compressa embebida em álcool.
Aspirar ar para a seringa. Recue o êmbolo para encher a seringa com ar até a dose que você estará injetando. Isso é feito porque o frasco é um vácuo e você precisa adicionar uma quantidade igual de ar para regular a pressão. Isso também facilita a entrada do medicamento na seringa. Não se preocupe - se você esquecer esta etapa, ainda poderá tirar o medicamento do frasco.
Inserir ar no frasco para injetáveis. Retire a tampa da agulha e empurre a agulha através da tampa de borracha na parte superior do frasco. Injete todo o ar no frasco para injetáveis. Cuidado para não tocar na agulha para mantê-la limpa.
Retire o medicamento. Vire o frasco e a seringa de cabeça para baixo para que a agulha aponte para cima e puxe o êmbolo para retirar a quantidade correta de medicamento.
Remova as bolhas de ar. Toque na seringa para empurrar as bolhas para cima e pressione suavemente o êmbolo para empurrar as bolhas de ar.
6) Auto-injeção com uma seringa
Insira a agulha. Segure a agulha como um dardo e insira-a no músculo em um ângulo de 90 graus. Você deve inserir a agulha de maneira rápida, mas controlada. Não empurre o êmbolo para dentro.
Verifique se há sangue. Usando a mão que segura a pele no local da injeção, pegue o dedo indicador e o polegar para estabilizar a agulha. Use sua mão dominante - a que fez a injeção - para puxar o êmbolo levemente, procurando sangue na seringa. Pergunte ao seu médico se isso é necessário para o tipo de medicamento que você estará injetando, pois não é necessário para todas as injeções.
- Se você vir sangue entrando na seringa, significa que a ponta da agulha está em um vaso sanguíneo. Se isso acontecer, retire a agulha e comece novamente com uma nova agulha, seringa com medicamento e local de injeção. É raro que isso aconteça.
- Se você não vir sangue entrando na seringa, a agulha está no local correto e você pode injetar o medicamento.
7) Injete o medicamento
Empurre o êmbolo lentamente para injetar o medicamento no músculo.
8) Remova a agulha
Retire a agulha rapidamente e descarte-a em um recipiente perfurocortante resistente a perfurações. Não volte a tapar a agulha.
Um recipiente para objectos cortantes é um recipiente vermelho que você pode comprar em qualquer farmácia. É usado para coletar resíduos médicos, como agulhas e seringas. Você não deve colocar nenhum desses materiais no lixo comum, pois as agulhas podem ser perigosas para quem lida com o lixo.
9) Aplique pressão no local da injeção
Use um pedaço de gaze para aplicar uma leve pressão no local da injeção. Você pode até massagear a área para ajudar o remédio a ser absorvido pelos músculos. É normal ver um leve sangramento. Use um curativo, se necessário.
Dicas para uma injeção mais fácil
Para minimizar o possível desconforto antes da injeção:
- Aplique gelo ou um creme anestésico tópico de venda livre no local da injeção antes de limpá-lo com a compressa embebida em álcool.
- Deixe o álcool secar completamente antes da injeção. Caso contrário, pode causar picadas.
- Aqueça o frasco do medicamento esfregando-o entre as mãos antes de colocar o medicamento na seringa.
- Peça a alguém em quem confie a injeção. Algumas pessoas acham difícil se injetar.
Quais são as complicações das injeções intramusculares?
É normal sentir algum desconforto após uma injeção intramuscular. Mas certos sintomas podem ser um sinal de uma complicação mais séria. Ligue imediatamente para o seu médico ou profissional de saúde se tiver:
- dor intensa no local da injeção
- formigamento ou dormência
- vermelhidão, inchaço ou calor no local da injeção
- drenagem no local da injeção
- sangramento prolongado
- sinais de reação alérgica, como dificuldade em respirar ou inchaço facial
Também é normal ter alguma ansiedade em realizar ou receber uma injeção, especialmente uma injeção intramuscular devido à agulha longa. Leia as etapas várias vezes até se sentir confortável com o procedimento e não se apresse.
Não hesite em pedir ao seu médico ou farmacêutico que faça o procedimento com você antes. Eles estão mais do que dispostos a ajudar você a entender como executar uma injeção segura e adequada.