Tutorial de compreensão de palavras médicas
O que o médico disse?
Você já se sentiu como se você e seu médico não estivessem falando a mesma língua? Às vezes, até palavras que você acha que entende podem ter um significado diferente para o seu médico.
Por exemplo: ataque cardíaco.
Seu tio experimentou os sintomas do que você entende ser um ataque cardíaco, incluindo:
O coração do seu tio parou de bater! Felizmente, as equipes de emergência usaram RCP e o reanimaram.
Mais tarde, quando estiver conversando com o médico, você diz o quanto está feliz por ele ter sobrevivido ao ataque cardíaco. O médico diz: "Ele não teve um ataque cardíaco. Ele teve uma parada cardíaca, mas sem lesão muscular." O que o médico quer dizer?
O que está acontecendo? Para você, um ataque cardíaco significa que o coração não bate. Para o médico, um ataque cardíaco significa uma lesão no músculo cardíaco.
Outro exemplo: febre. Você mede a temperatura do seu filho e ela está de 38 graus. Você liga para o médico e diz que seu filho está com febre de 40 graus. Ela diz: "Isso não é febre." O que ela quis dizer?
O que está acontecendo? Para você, a febre é qualquer coisa acima de 98,6 graus. Para o médico, a febre é uma temperatura acima de 100,4 graus. Você e seu médico às vezes falam uma língua diferente; mas usando as mesmas palavras.