Uma colonoscopia é prejudicial?
Contente
- O que acontece durante uma colonoscopia?
- Você pode sentir o tubo dentro de você?
- Quais medicamentos de sedação o médico usará?
- Os sedativos causam efeitos colaterais?
- E a dor depois?
- Opções de prevenção da dor que não sejam sedativos
- A linha inferior
Embora uma colonoscopia seja um daqueles procedimentos que todos temem, é a maneira mais eficaz de prevenir o câncer de cólon. Um ou dois dias de desconforto podem - literalmente - salvar sua vida.
Se você está preocupado com o fato do procedimento ser doloroso, você pode se sentir confortável em saber que, para a maioria das pessoas, as colonoscopias não machucam.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) classificam o câncer colorretal como a terceira principal causa de morte relacionada ao câncer nos EUA. Uma das ferramentas mais eficazes para detectar o câncer colorretal é a colonoscopia.
O que acontece durante uma colonoscopia?
As colonoscopias geralmente são feitas por gastroenterologistas, especializados em condições e problemas relacionados ao trato digestivo.
Antes do início do procedimento, você estará deitado em uma mesa, em uma sala particular de um centro médico ambulatorial ou no consultório do gastroenterologista. O seu médico ou enfermeiro lhe dará medicação, geralmente por via intravenosa, para deixá-lo sonolento.
Depois de sedado, o médico inserirá um tubo fino e flexível em seu reto. O tubo é equipado com uma pequena luz e câmera que permite ao médico observar qualquer anormalidade, como pólipos ou úlceras, em todo o cólon (intestino grosso).
Se um ou mais pólipos estiverem presentes, o médico normalmente os removerá com um fio enrolado que desliza dentro do tubo.
Encontrar e remover pólipos questionáveis pode reduzir o risco de câncer de cólon em até 40%, de acordo com a Clínica Mayo.
Você pode sentir o tubo dentro de você?
A boa notícia é que, na maioria dos casos, você ficará completamente sedado por todo o procedimento. Quando você acordar, o procedimento será encerrado. Muitas pessoas dizem que nem conseguem se lembrar de fazer uma colonoscopia.
Em países fora dos EUA, a sedação geralmente é opcional; portanto, se você quiser ter certeza de que está dormindo durante o procedimento, converse com seu médico com antecedência sobre as opções de sedação disponíveis.
Quais medicamentos de sedação o médico usará?
Uma variedade de sedativos está disponível para uma colonoscopia, desde sedação leve até anestesia. Muitos médicos administram um dos seguintes sedativos antes do procedimento:
- midazolam
- propofol
- diazepam
- difenidramina
- prometazina
- meperidina
- fentanil
A pesquisa mostrou que os médicos podem usar diferentes doses e medicamentos com base na idade, sexo, raça e histórico de uso de drogas.
Se você tiver dúvidas ou preocupações sobre os sedativos que serão usados durante a colonoscopia, não deixe de pedir mais informações ao seu médico.
Os sedativos causam efeitos colaterais?
Toda droga tem efeitos colaterais em potencial. Se você quiser saber mais sobre os riscos e efeitos colaterais dos medicamentos que lhe serão administrados, converse com seu médico ao agendar o procedimento.
Algumas pessoas podem ter dor de cabeça ou sentir náuseas após serem sedadas.
Em geral, as pessoas geralmente sentem muito sono após uma colonoscopia. Alguém precisará levá-lo para casa após o procedimento, porque você ficará sonolento demais para dirigir.
Os médicos recomendam que você evite dirigir ou usar máquinas por pelo menos 24 horas após uma colonoscopia.
E a dor depois?
Uma pequena porcentagem de pessoas pode sofrer cólicas abdominais leves, semelhantes às dores de gases, após uma colonoscopia. Isso pode durar cerca de um dia após o procedimento.
A razão para isso é porque o médico pode ter usado uma pequena quantidade de ar para abrir o cólon e ter uma visão melhor durante o procedimento. À medida que esse ar se move pelo seu cólon, você pode sentir uma sensação inchada ou gasosa.
Se o seu médico descobriu uma área de tecido que precisava ser testada, ele pode ter realizado uma biópsia. Se você fez uma biópsia durante a colonoscopia, poderá notar um leve desconforto ou uma pequena quantidade de sangramento depois.
Segundo os médicos da Cleveland Clinic, o risco de sangramento é muito baixo - menos de 1%. Se a dor piorar ou você notar muito sangramento ou se seu abdômen estiver duro e cheio, converse com seu médico imediatamente.
Também é importante conversar com seu médico se você não puder ir ao banheiro ou passar gases após uma colonoscopia.
Opções de prevenção da dor que não sejam sedativos
Algumas pessoas podem preferir não receber sedativos ou medicamentos opióides, principalmente se estiverem se recuperando de dependência de drogas ou álcool. Se você está programado para uma colonoscopia e não deseja analgésicos, aqui estão algumas opções:
- Insira um IV antes do início do procedimento, para que a equipe médica possa iniciar rapidamente os medicamentos para alívio da dor não narcóticos, se você precisar.
- Solicite um método de rastreamento não invasivo, como o Cologuard.
- Verifique com seu provedor de seguros se uma tomografia computadorizada de rastreamento pode ser usada para detectar alguma anormalidade.
- Converse com seu médico sobre outras opções para rastreamento e detecção de câncer colorretal.
A linha inferior
As colonoscopias geralmente não são dolorosas porque a maioria dos pacientes recebe um sedativo antes do início do procedimento. O sedativo deixa você com tanto sono que geralmente não sente ou se lembra de nada do procedimento.
Em outros lugares que não os EUA, a sedação nem sempre é oferecida para uma colonoscopia; portanto, convém conversar com seu médico antes para garantir que você entenda suas opções de controle da dor.
Se o seu médico introduziu ar no intestino durante o procedimento, há uma pequena chance de você sentir cólicas semelhantes a gases após a colonoscopia.
Se o seu médico fez uma biópsia, você pode sentir um leve desconforto no dia seguinte. Se sentir dor depois, converse com seu médico.