A ansiedade é genética?
Contente
- O que causa ansiedade?
- O que a pesquisa diz?
- Quais são os sintomas dos transtornos de ansiedade?
- Como a ansiedade é diagnosticada?
- Qual é o tratamento para a ansiedade?
- Terapia
- Medicamento
- Estilo de vida
- Qual é a perspectiva para pessoas com ansiedade?
- O takeaway
Muitas pessoas perguntam: a ansiedade é genética? Embora pareça que vários fatores podem colocá-lo em risco de desenvolver transtornos de ansiedade, pesquisas sugerem que a ansiedade é hereditária, pelo menos em parte.
O que causa ansiedade?
Os pesquisadores não têm 100 por cento de certeza sobre o que causa transtornos de ansiedade. Cada transtorno de ansiedade tem seus próprios fatores de risco, mas de acordo com o National Institute of Mental Health, você tem maior probabilidade de desenvolver um transtorno de ansiedade se:
- você teve experiências de vida traumáticas
- você tem uma condição física que está ligada à ansiedade, como distúrbios da tireoide
- seus parentes biológicos têm transtornos de ansiedade ou outras doenças mentais
Em outras palavras, os transtornos de ansiedade podem ser genéticos e causados por fatores ambientais.
O que a pesquisa diz?
Décadas de pesquisa exploraram as conexões hereditárias na ansiedade. Por exemplo, observou que certas características cromossômicas estão ligadas a fobias e transtorno de pânico.
A examinou doenças mentais e gêmeos e descobriu que o gene RBFOX1 pode aumentar a probabilidade de alguém desenvolver transtorno de ansiedade generalizada. A mostrou que o transtorno de ansiedade social, o transtorno do pânico e o transtorno de ansiedade generalizada estão todos ligados a genes específicos.
Mais recentemente, um concluiu que o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode ser herdado, com o TAG e as condições associadas sendo ligadas a vários genes diferentes.
A maioria dos pesquisadores conclui que a ansiedade é genética, mas também pode ser influenciada por fatores ambientais. Em outras palavras, é possível ter ansiedade sem que ela esteja em sua família. Há muitas coisas sobre a ligação entre genes e transtornos de ansiedade que não entendemos, e mais pesquisas são necessárias.
Quais são os sintomas dos transtornos de ansiedade?
A ansiedade em si é um sentimento e não uma doença mental, mas existem muitas condições classificadas como transtornos de ansiedade. Esses incluem:
- Transtorno de ansiedade generalizada (GAD): ansiedade crônica sobre experiências e situações comuns do dia a dia
- Síndrome do pânico: ataques de pânico frequentes e recorrentes
Como a ansiedade é diagnosticada?
Para ser diagnosticado com transtorno de ansiedade, você terá que falar com um profissional de saúde mental, como psiquiatra, psicólogo, conselheiro profissional licenciado (LPC) ou assistente social.
Você discutirá seus pensamentos, sentimentos e comportamento. Eles também falarão com você sobre seus sintomas e os compararão com os descritos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).
Qual é o tratamento para a ansiedade?
Terapia
A terapia pode ser útil para quem tem transtornos de ansiedade. A terapia pode lhe ensinar ferramentas e idéias úteis, ajudá-lo a explorar seus sentimentos e a compreender o impacto das experiências que pode ter tido.
Um dos tratamentos mais comuns para a ansiedade é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que envolve conversar com seu psicólogo ou psiquiatra sobre suas experiências. Por meio da TCC, você aprende a perceber e mudar padrões de pensamento e comportamento.
De acordo com a American Psychological Assocation, cerca de 75 por cento das pessoas que experimentam a terapia da fala acham que é benéfica de alguma forma.
ENCONTRE UM CONSELHEIRO EM SUA ÁREA- Helpline da United Way, que pode ajudá-lo a encontrar um terapeuta, assistência médica ou necessidades básicas: Ligue para 211 ou 800-233-4357.
- National Alliance on Mental Illness (NAMI): Ligue para 800-950-NAMI ou envie “NAMI” para 741741.
- Mental Health America (MHA): Ligue para 800-237-TALK ou envie uma mensagem de texto para MHA para 741741.
Medicamento
A ansiedade também pode ser tratada com medicamentos, que seu médico pode prescrever para você. Existem muitos tipos de medicamentos para ansiedade, cada um com seus próprios benefícios e desvantagens. A medicação nem sempre é necessária para a ansiedade, mas pode ser útil para aliviar alguns sintomas.
Estilo de vida
Algumas mudanças no estilo de vida também podem ajudá-lo a controlar a ansiedade. Essas mudanças incluem:
- fazendo mais exercício
- reduzindo sua ingestão de cafeína
- evitando drogas recreativas e álcool
- comendo uma dieta balanceada
- dormir o suficiente
- usando técnicas de relaxamento, como ioga e meditação
- gerenciando seu tempo para reduzir o estresse
- socializar e conversar com pessoas que o apóiam sobre sua ansiedade
- manter um diário para que você possa expressar e compreender seus sentimentos
Consulte um médico ou terapeuta se achar que sua ansiedade é incontrolável ou se ela o impede de funcionar em sua vida diária.
Qual é a perspectiva para pessoas com ansiedade?
A maioria dos transtornos de ansiedade é crônica, o que significa que nunca desaparece de verdade. No entanto, existem muitas opções de tratamento eficazes para transtornos de ansiedade. Por meio de terapia, mudanças no estilo de vida e talvez medicamentos, você pode aprender a lidar melhor com a doença, de modo que possa controlar seu distúrbio.
O takeaway
Existem várias causas possíveis para a ansiedade. As condições mentais que envolvem ansiedade podem ser genéticas, mas também são influenciadas por outros fatores.
Se você estiver se sentindo ansioso e isso estiver interferindo em sua vida diária, fale com seu médico ou terapeuta. Não importa a causa de sua ansiedade, ela pode ser tratada e gerenciada.