A asma é curável?
Contente
- Criando seu plano de ação para asma
- Que tipo de medicamento está envolvido?
- E quanto aos remédios naturais?
- Semente preta (Nigella sativa)
- Cafeína
- Colina
- Pycnogenol
- Vitamina D
- No horizonte: a promessa de um tratamento personalizado
- O panorama
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar por meio dos links desta página, podemos ganhar uma pequena comissão. Aqui está nosso processo.
Não há cura para a asma. No entanto, é uma doença altamente tratável. Na verdade, alguns médicos dizem que os tratamentos de asma de hoje são tão eficazes que muitas pessoas têm controle quase total de seus sintomas.
Criando seu plano de ação para asma
Pessoas com asma têm gatilhos e respostas altamente individuais. Alguns médicos acreditam que na verdade existem muitas asmas, cada uma com suas próprias causas, riscos e tratamentos.
Se você tem asma, seu médico trabalhará com você para criar um plano de ação para a asma que se concentre em seus próprios sintomas e nas coisas que parecem desencadeá-los.
Que tipo de medicamento está envolvido?
O tratamento da asma tem dois objetivos principais: controle em longo prazo e alívio dos sintomas em curto prazo. Aqui estão alguns dos medicamentos para asma que seu médico pode incluir em seu plano de ação para a asma:
Inaladores. Esses dispositivos portáteis fornecem uma dose pré-medida de medicamento para asma em seus pulmões. Você segura as bombas em forma de J na boca e pressiona o recipiente. A bomba envia uma névoa ou pó que você inala.
Alguns inaladores contêm corticosteróides que controlam o inchaço e a irritação nas vias respiratórias. Esses inaladores são para uso diário ou sazonal.
Outros inaladores contêm drogas de ação rápida (como broncodilatadores, beta2-agonistas ou anticolinérgicos) que podem abrir suas vias respiratórias rapidamente se você estiver tendo um surto de asma.
Alguns inaladores podem conter uma combinação de medicamentos para controlar suas reações precisas.
Nebulizadores. Esses dispositivos independentes transformam o medicamento líquido em uma névoa que você pode respirar. Os medicamentos usados nos nebulizadores reduzem o inchaço e a irritação das vias aéreas.
Medicamentos orais. Seu plano de ação de longo prazo também pode incluir medicamentos orais. Os medicamentos orais para a asma incluem moduladores de leucotrieno (que reduzem a inflamação) e teofilina (que foi substituída por medicamentos mais seguros e eficazes) que abrem as vias respiratórias. Ambos são tomados em forma de pílula. Pílulas de corticosteroides orais também são às vezes prescritas.
biológicos. Você pode receber uma injeção de um medicamento biológico uma ou duas vezes por mês. Esses medicamentos também são chamados de imunomoduladores porque reduzem certos glóbulos brancos no sangue ou reduzem a sensibilidade aos alérgenos no ambiente. Eles são usados apenas para certos tipos de asma grave.
Medicamentos para ASMASeu médico pode prescrever um ou mais desses medicamentos para ajudar a controlar sua asma e aliviar os sintomas.
Longo prazo: corticosteroides inalados
- Beclometasona (Qvar RediHaler)
- Budesonida (Pulmicort Flexhaler)
- Ciclesonida (Alvesco)
- Fluticasona (Flovent HFA)
- Mometasone (Asmanex Twisthaler)
Longo prazo: modificadores de leucotrieno
- Montelucaste (Singulair)
- Zafirlukast (Accolate)
- Zileuton (Zyflo)
Se você estiver tomando Singulair, deve saber que, de acordo com a Food and Drug Administration (FDA), em casos raros, a droga foi associada a depressão, agressão, agitação e alucinações.
Longo prazo: beta-agonistas de longa ação (LABAs)
Você deve sempre tomar LABAs junto com corticosteroides porque, quando administrados isoladamente, podem causar crises graves de asma.
- Salmeterol (Serevent)
- Formoterol (Perforomista)
- Arformoterol (Brovana)
Alguns inaladores combinam corticosteroides e medicamentos LABA:
- Fluticasona e salmeterol (Advair Diskus, Advair HFA)
- Budesonida e formoterol (Symbicort)
- Mometasona e formoterol (Dulera)
- Fluticasona e vilanterol (Breo Ellipta)
Teofilina é um broncodilatador que você toma em forma de comprimido. Às vezes vendido sob o nome de Theo-24, este medicamento raramente é prescrito agora.
Ação rápida: inaladores de resgate
- Albuterol (ProAir HFA, Ventolin HFA e outros)
- Levalbuterol (Xopenex HFA)
Se você tiver asma grave, seu médico pode adicionar corticosteroides orais como prednisona ao seu plano de ação para a asma.
Se seus surtos parecem ser desencadeados por alérgenos, seu médico pode recomendar imunoterapia (injeções para alergia) ou anti-histamínicos e descongestionantes.
biológicos
- Xolair® (omalizumab)
- Nucala® (mepolizumab)
- Cinqair® (reslizumab)
- Fasenra® (benralizumab)
E quanto aos remédios naturais?
Existem muitos remédios naturais para asma a serem considerados.
Sempre consulte seu médicoA asma é uma condição séria e os surtos de asma podem ser fatais. Certifique-se de falar com seu médico antes de adicionar qualquer remédio caseiro a você ou ao plano de ação de seu filho. Nunca pare de tomar remédios para asma sem primeiro falar com seu médico.
Semente preta (Nigella sativa)
Nigella sativa é uma especiaria da família do cominho usada como medicamento em várias culturas, incluindo a tradição ayurvédica. As sementes pretas podem ser comidas, ingeridas na forma de pílulas ou pó, ou usadas na forma de óleo essencial.
Uma revisão de 2017 de estudos sobre Nigella sativa descobriram que a semente preta pode melhorar a função pulmonar e ajudar com os sintomas da asma.
Compre sementes negras (Nigella sativa)
Cafeína
A cafeína também foi estudada como um remédio natural para a asma porque está relacionada à droga teofilina, que é usada para relaxar os músculos das vias respiratórias.
Embora não haja estudos relatados recentemente mostrando sua utilidade, uma revisão de 2010 dos dados mostrou que beber café causou uma leve melhora na função das vias aéreas por até quatro horas.
Colina
A colina é um nutriente de que seu corpo precisa para funcionar bem, mas a deficiência de colina é rara. Algumas evidências indicam que um suplemento de colina pode reduzir a inflamação em pessoas com asma, mas a ingestão de colina em excesso pode ter efeitos colaterais.
A colina pode ser ingerida como pílula ou encontrada em alimentos como fígado de frango e bovino, ovos, bacalhau e salmão, vegetais como brócolis e couve-flor e óleo de soja. Os efeitos colaterais são improváveis se a ingestão de colina for apenas com alimentos.
Compre colina.
Pycnogenol
Pycnogenol é um extrato retirado da casca de um pinheiro que cresce na França. Geralmente é tomado como uma cápsula ou comprimido.
Embora mais pesquisas sejam necessárias, um estudo em 76 pessoas descobriu que o picnogenol reduziu os despertares noturnos por causa da asma alérgica e a necessidade de medicamentos regulares para asma.
Compre pycnogenol.
Vitamina D
Outro suplemento que as pessoas costumam incluir é a vitamina D. Pesquisadores em Londres descobriram que tomar vitamina D junto com seus medicamentos para asma reduziu em 50% o risco de ir ao pronto-socorro por causa de um ataque de asma.
Compre vitamina D.
No horizonte: a promessa de um tratamento personalizado
Cada vez mais, os médicos procuram usar certos biomarcadores em sua respiração para tentar personalizar o tratamento da asma.
Essa área de pesquisa é mais útil quando os médicos prescrevem a classe de medicamentos conhecidos como biológicos. Produtos biológicos são proteínas que atuam no sistema imunológico para prevenir a inflamação.
O panorama
A asma é uma doença que causa o estreitamento das vias respiratórias devido ao inchaço, aperto ou aumento do muco. Embora não haja cura, existem muitas opções de tratamento que podem prevenir surtos de asma ou tratar os sintomas quando eles ocorrem.
Alguns remédios naturais ou caseiros podem ajudar, mas sempre converse com seu médico antes de adicionar qualquer coisa ao seu plano de ação para a asma.