Quão quente deveria realmente estar na aula de ioga quente?
Contente
O suor escorre pelas suas costas. Sem saber que isso era possível, você olha para baixo e vê gotas de suor se formando em suas coxas. Você se sente um pouco tonto, mas vá em frente, tomando um grande gole d'água antes de entrar na pose de árvore. Parece uma típica aula de ioga quente, sim? Mulheres em todos os lugares juram pela prática quente, onde os quartos são aquecidos entre 80 e 105 graus. E embora você com certeza tenha ouvido uma namorada dizer o quanto ela ama o quentinho Vinyasa porque ela sente que "transpira tanto" em seu estúdio, a pergunta permanece: é realmente seguro? Existe algo como ioga que é também quente?
"Existem poucos estudos que realmente examinam os benefícios da prática de ioga quente especificamente", disse Maren Nyer, Ph.D., diretora de estudos de ioga do Programa Clínico de Depressão e Pesquisa do Hospital Geral de Massachusetts. "O calor por si só, no entanto, pode ter potencial de cura - especialmente no transtorno depressivo maior."
Da pesquisa que existe, os especialistas encontraram prós e contras. Um estudo publicado no International Journal of Yoga Therapy relataram que pessoas que praticavam ioga quente duas a três vezes por semana experimentaram benefícios como maior preparo físico, resistência, maior flexibilidade e melhora no humor. Porém, mais da metade dos participantes sentiu tontura, desidratação, náusea ou tontura durante a aula.
Outro estudo encomendado pelo Conselho Americano de Exercícios testou 20 pessoas com idades entre 28 e 67 anos. Ele descobriu que um grande número de participantes atingiu uma temperatura central elevada de mais de 103 graus durante uma aula de ioga Bikram. Isso certamente é algo a se levar em consideração, uma vez que muitas doenças causadas pelo calor relacionadas à atividade, como insolação por esforço (EHS), podem ocorrer quando a temperatura central está em 40 graus. (Para sua informação, veja como se proteger de insolação e exaustão de calor ao se exercitar ao ar livre também.) Se você está lutando com o calor e sente que é demais imediatamente ao entrar na sala, mas você realmente quer continuar, enfrentar sua prática com uma mentalidade diferente. Em vez de forçar cada fluxo, mova-se devagar o suficiente para ter controle sobre a respiração.
"No geral, o calor torna o corpo mais flexível e a mente mais presente", diz Bethany Lyons, fundadora da Lyons Den Power Yoga em Nova York. "Também aumenta a circulação e nos obriga a ficar confortáveis em ficar com o desconfortável. Para mim, é mais fácil para mim lidar com tudo fora do tatame."
Compartilha o ponto de vista de Lyons? Você certamente não está sozinho. Se você estiver pronto para pegar seu tapete e garrafa de água para enfrentar o cão para baixo, certifique-se de levar em consideração estas dicas para uma prática de ioga quente mais segura:
1. Hidrate, hidrate, hidrate! “A hidratação é a chave para garantir que uma aula não seja opressora para o seu sistema, o que pode resultar em tonturas e náuseas”, diz o Dr. Nyer. "Você quer ter certeza de que seu sistema pode suar, que é a maneira como o corpo regula o calor." (Veja quanto você deve beber antes de uma aula de exercícios intensos, como ioga quente ou ciclismo indoor.)
2. Alcance os eletrólitos. "Quando você transpira como fazemos na ioga de energia quente, você perde eletrólitos", diz Lyons. "Você precisa de sódio e potássio para a contração muscular adequada, então pegar um pouco de eletrólito em pó para misturar com sua garrafa de água vai lhe dar um impulso extra necessário."
3. Tome cuidado extra no verão. Muitos estúdios de ioga quente definem seus quartos para uma temperatura máxima de 105 graus. Mas as temperaturas e a umidade do verão podem aumentar ainda mais esse número. Se sentir muito calor no seu estúdio, diga algo para a equipe. Se eles estiverem cientes do problema, eles podem ligar ventiladores intermitentemente ou quebrar uma janela para garantir a segurança de todos.
4. SEMPRE ouça o seu corpo. “Se não parecer certo, não prossiga”, avisa Lyons. "Você está lá para melhorar seu corpo e sua mente, não prejudicá-los."