Sobre coceira nos pés e gravidez
Contente
- Causas e sintomas de coceira nos pés durante a gravidez
- Mudanças hormonais na pele
- Sensibilidade nervosa
- Alongamento
- Psoríase
- Colestase
- Tratamentos para coceira nos pés
- O que esperar se for colestase
- O resultado final
Embora não seja a dor da gravidez mais comentada (pés inchados e dores nas costas, alguém?), A coceira, também conhecida como prurido, é uma queixa muito comum. Algumas mulheres sentem coceira por todo o corpo, enquanto outras sentem especificamente em certas partes do corpo, como mãos, pés, barriga ou peito.
A maior parte da coceira é simplesmente irritante, mas a coceira intensa pode levar à perda de sono ou mesmo ser um sinal de um problema médico muito sério. Falaremos sobre o que pode estar causando a coceira nos pés, alguns tratamentos que você pode experimentar e quando ligar para o seu médico.
Causas e sintomas de coceira nos pés durante a gravidez
Mudanças hormonais na pele
Seus hormônios estão ficando loucos (como você provavelmente já percebeu), e toda essa ação extra do sistema endócrino pode causar irritação na pele.
Além disso, seu sistema imunológico funciona de forma diferente durante a gravidez - temporariamente aumenta ou suprime certas funções para que seu bebê possa crescer da melhor maneira possível.
A combinação de hormônios e alterações no sistema imunológico pode levar a alguns problemas de pele específicos da gravidez que podem causar coceira nos pés.
Você pode notar:
- saliências pequenas e coceira que lembram picadas de insetos (prurigo)
- urticária com coceira e erupção cutânea (PUPP)
- manchas vermelhas, escamosas e coceira (eczema ou AEP)
A boa notícia é que essas doenças de pele não farão mal ao bebê e devem desaparecer após o parto.
Sensibilidade nervosa
Mais uma vez, graças aos nossos bons amigos, os hormônios, algumas mulheres grávidas acham que seus nervos parecem mais sensíveis durante a gravidez.
Coisas aparentemente “normais” como suar, estar quente, usar roupas apertadas, esfregar, usar os sapatos errados ou simplesmente deitar na cama podem causar coceira nos pés.
Alongamento
Não o tipo de alongamento que você faz na aula de ioga pré-natal - estamos falando sobre alongamento da pele. Seu corpo passa por algumas mudanças surpreendentes para abrigar aquele bebê que cresce rapidamente, e esticar a pele em seu abdômen, coxas, nádegas e seios é uma delas.
Dependendo de seus genes, hormônios e da taxa de ganho de peso, você pode estar mais ou menos propenso a desenvolver estrias (estrias gravídicas). As estrias podem ser uma fonte de coceira.
Embora seja improvável que seus pés desenvolvam estrias, eles suportam um peso extra durante a gravidez e os ligamentos sofrem algum alongamento próprio que pode causar uma sensação de coceira.
Psoríase
Se você teve psoríase antes da gravidez, poderá ter uma pausa bem-vinda dos sintomas durante a gravidez. Porém, algumas mulheres continuam a sentir placas dolorosas e coceira mesmo durante a gravidez, o que pode ocorrer nos pés.
Colestase
Agora, para o raro, mas sério, motivo de coceira nos pés durante a gravidez: colestase intra-hepática da gravidez. É uma doença hepática que, se ocorrer, geralmente aparece durante o terceiro trimestre.
Normalmente, o fígado ajuda a enviar a bile para o trato digestivo, onde ajuda a quebrar a gordura dietética.
Alterações hormonais e digestivas, bem como uma possível predisposição genética, podem fazer com que o fígado não funcione como deveria, o que permite que os ácidos biliares se acumulem em seu corpo. Este acúmulo de bile pode causar alguns intenso coceira, principalmente nas mãos e nos pés.
A colestase pode ser perigosa para o seu bebê. Pode aumentar o risco de parto prematuro, sofrimento fetal e até natimorto.
Ligue para o seu médico se você tiver algum dos seguintes sintomas- coceira intensa
- aumento da coceira
- coceira que piora à noite
- coloração amarelada em sua pele ou olhos (icterícia)
- urina escura
- movimentos intestinais pálidos ou cinza
- dor abdominal superior do lado direito
- náusea ou estômago embrulhado
Tratamentos para coceira nos pés
Para as causas típicas de coceira nos pés durante a gravidez, há vários remédios que você pode tentar para obter algum alívio e o descanso necessário. Esses incluem:
- Calmante banhos de aveia. Este remédio natural e eficaz é simples de tentar em casa - e que mamãe grávida não precisa de um bom banho de banheira? Verifique com seu médico antes de adicionar óleos essenciais à sua imersão, pois alguns não são seguros para a gravidez ou podem irritar ainda mais sua pele.
- Frio. Podem ser aplicados pedilúvios frescos, panos frios ou até compressas de gelo embrulhadas em toalhas para ajudar a aliviar a coceira na pele. Não aplique gelo por mais de 15 minutos.
- Novas meias. Meias largas feitas de fibras naturais e respiráveis (como algodão ou mesmo lã) podem ajudar a evitar que os pés suem e coçam.
- Massagem. Uma massagem nos pés - realizada por você, seu parceiro ou qualquer outro amigo - pode ajudar a distrair seus nervos e diminuir a coceira. Apenas certifique-se de acariciar suavemente e evitar pontos de acupressão nos pés e ao redor dos tornozelos, pois alguns pontos podem estimular as contrações uterinas. (Fale com o seu OB-GYN se tiver alguma dúvida sobre isso, especialmente se você estiver longe de sua data de vencimento.)
- Hidratantes. Um hidratante simples e sem cheiro, como manteiga de cacau, manteiga de karité ou aveia coloidal pode ajudar a aliviar a coceira nos pés. Verifique com seu médico antes de usar qualquer tipo de medicamento tópico, como loção de calamina ou loção com difenidramina (Benadryl), pois alguns podem não ser seguros durante a gravidez.
- Remédios. Se a coceira nos pés for causada por eczema ou psoríase, verifique com seu médico antes de usar medicamentos, mesmo que sejam sem receita. Muitos desses medicamentos não são seguros para uso durante a gravidez, e seu médico pode ajudá-lo a encontrar alternativas mais seguras. Um tratamento preferido para a psoríase durante a gravidez é a fototerapia B ultravioleta. Se a coceira nos pés está impedindo você de dormir, apesar de tentar remédios caseiros, seu médico pode recomendar um sonífero leve para ajudá-lo a descansar apesar do desconforto.
O que esperar se for colestase
Se você acha que tem algum sintoma de colestase, chame seu médico Imediatamente. Eles podem querer fazer exames de sangue para verificar a função hepática, bem como um ultrassom chamado perfil biofísico para verificar os movimentos, respiração, batimentos cardíacos, fluxo sanguíneo e níveis de fluido do bebê.
Se você tiver colestase, seu médico irá monitorar você e seu bebê com mais frequência. Alguns tratamentos e testes possíveis incluem:
- teste de não estresse e perfil biofísico
- exame de sangue para verificar a função do fígado
- imersão em áreas com coceira em água fria ou morna
- medicamentos, como o ursodiol, para ajudar a diminuir o acúmulo de bile
- entrega antecipada do seu bebê
Embora possa parecer assustador dar à luz mais cedo do que o esperado, seu médico pesará cuidadosamente os riscos de um parto prematuro e de continuar a gravidez com colestase.
Os riscos de colestase podem ser altos, por isso geralmente é mais seguro dar à luz, especialmente se você estiver com pelo menos 37 semanas de gravidez. Bebês nascidos neste período normalmente se dão muito bem, e você pode aconchegar seu pacote um pouco mais cedo!
O resultado final
A gravidez é uma jornada maravilhosa e acidentada (trocadilho intencional). Além de toda a excitação e expectativa, pode haver alguns efeitos colaterais nada glamorosos ao longo do caminho. Um deles pode ser coceira nos pés.
A coceira nos pés pode ser causada por uma variedade de alterações hormonais e imunológicas que são normais durante a gravidez. Existem opções para aliviar o desconforto em casa, como banhos de aveia, compressas frias e hidratantes. Se eles não forem eficazes, seu médico pode ajudar.
Em casos raros, a coceira nos pés pode ser um sinal de um problema médico sério. É importante chamar um médico se você estiver preocupado com algum dos seus sintomas, para que ele possa ajudar a manter você e seu bebê seguros. Eles poderão monitorar seu bebê, bem como recomendar medicamentos ou parto, se necessário.