Sintomas da icterícia em crianças: causas, tratamento e remédios caseiros
Contente
- Visão geral
- Tipos encontrados em crianças
- Sintomas de icterícia em crianças
- Causas de icterícia em crianças
- Hepatite
- Vírus Epstein-Barr (EBV)
- Cálculos biliares
- Câncer
- Anemia hemolítica
- Diagnóstico de icterícia em crianças
- Tratamento de icterícia em crianças
- Remédios caseiros para icterícia em crianças
- Perspectivas e prevenção
Visão geral
A icterícia é uma condição relacionada ao fígado que causa um amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos e, às vezes, outros sintomas menos óbvios. Embora seja bastante comum e temporário em recém-nascidos, a icterícia em crianças pode ser um sinal de um problema médico mais sério.
A icterícia é o resultado da hiperbilirrubinemia, o acúmulo de uma substância chamada bilirrubina na corrente sanguínea. A bilirrubina é produzida durante o colapso normal dos glóbulos vermelhos. É uma substância amarelo-alaranjada que geralmente passa pelo fígado e é excretada do corpo.
Quando há níveis anormalmente altos de bilirrubina no sangue, ocorre icterícia e aparecem sinais de alterações na cor da pele e dos olhos. A icterícia em crianças e adultos é incomum e indica problemas de saúde que requerem tratamento. É importante consultar um médico se seu filho mostrar algum sinal dessa condição.
Tipos encontrados em crianças
Nos recém-nascidos, a icterícia geralmente ocorre porque o fígado de uma criança não está totalmente desenvolvido o suficiente para quebrar e excretar adequadamente a bilirrubina. A icterícia em crianças mais velhas, no entanto, tem outras causas. Eles geralmente podem ser divididos em três tipos:
- icterícia obstrutiva, que resulta do bloqueio do ducto biliar entre o pâncreas e o fígado
- icterícia hepatocelular, que aparece se houver doença ou dano hepático
- icterícia hemolítica, que se desenvolve quando há um colapso anormal dos glóbulos vermelhos, levando a níveis excessivos de bilirrubina no sangue
Sintomas de icterícia em crianças
Os sinais mais aparentes de icterícia são amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos. A icterícia também pode causar alterações de cor nos fluidos corporais, como fezes pálidas e urina escura.
Se a icterícia do seu filho estiver relacionada a uma condição médica séria, como hepatite, ele pode ter outros sintomas, incluindo:
- febre
- dor abdominal
- náusea
- fadiga
Os sintomas da icterícia devem ser levados a sério, mas se forem acompanhados de outros sinais de angústia, leve seu filho a uma sala de emergência ou a uma clínica de emergência o mais rápido possível.
Causas de icterícia em crianças
A icterícia tem várias causas possíveis. Conhecer a origem da icterícia do seu filho é fundamental para garantir que o plano de tratamento correto seja implementado. Entre as causas mais comuns de icterícia estão:
Hepatite
Existem cinco tipos básicos de hepatite transmissível, cada um deles desencadeado por um vírus diferente.
- A hepatite A geralmente é o resultado do consumo de água ou alimentos contaminados.
- A hepatite B é transmitida através de fluidos corporais. Uma mãe com hepatite B pode transmitir o vírus ao bebê no nascimento.
- A hepatite C é tipicamente transmitida através de sangue contaminado ou agulhas de drogas, portanto, pode ser menos provável que seja uma causa de icterícia em crianças pequenas.
- A hepatite D geralmente se desenvolve em pessoas que já têm o vírus da hepatite B.
- A hepatite E é geralmente isolada nas regiões em desenvolvimento do mundo.
A hepatite A e a hepatite B são evitáveis pelas vacinas. Outro tipo de hepatite, conhecido como hepatite autoimune, ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca por engano células saudáveis no fígado.
Todas as formas de hepatite envolvem inflamação do fígado. Com o tempo, isso pode causar sérios danos à função hepática.
Vírus Epstein-Barr (EBV)
O EBV é um vírus muito comum, afetando crianças e adultos. Tende a ser transmitido através de fluidos corporais, como a saliva.
Uma criança que compartilha uma escova de dentes ou um copo com alguém com EBV é vulnerável. Você ou seu filho podem ter EBV e não apresentar sintomas ou problemas de saúde duradouros. Mas em casos mais graves, icterícia, febre, linfonodos aumentados e outros sinais podem estar presentes.
Cálculos biliares
Os cálculos biliares são pequenos depósitos endurecidos de bile, um fluido digestivo. Os depósitos se formam na vesícula biliar, um pequeno órgão localizado logo abaixo do fígado.
Nem sempre está claro por que os cálculos biliares se desenvolvem, mas pode ser devido a uma abundância de bile no colesterol do seu filho ou muita bilirrubina na bile. Se a vesícula biliar não esvaziar adequadamente a bile, o líquido pode acumular-se e formar cálculos biliares.
Câncer
Os cânceres de pâncreas e fígado podem causar icterícia, entre outros sintomas. No entanto, estes são raros em crianças.
Anemia hemolítica
Existem vários tipos de anemia hemolítica, mas todos eles causam a destruição e a remoção de glóbulos vermelhos em uma taxa mais rápida do que é normal e saudável. A anemia hemolítica pode ser uma condição herdada, transmitida por um ou ambos os pais, ou pode resultar de uma infecção ou doença auto-imune, entre outras coisas.
Diagnóstico de icterícia em crianças
Um diagnóstico inicial de icterícia pode ser feito através de um exame físico e observação da pele e dos olhos do seu filho. Determinar a causa da icterícia pode ser mais difícil.
O médico do seu filho pode procurar sinais de doença hepática, verificando contusões incomuns ou angiomas de aranha, pequenos aglomerados anormais de vasos sanguíneos logo abaixo da superfície da pele. Se os dedos e a palma da mão ficarem avermelhados (eritema palmar), isso pode ser um sinal de doença hepática. Também será realizado um exame físico para verificar o inchaço do fígado.
Um exame de sangue e um exame de urina podem revelar altos níveis de bilirrubina no corpo, além de problemas com a função hepática e anemia. Os exames de sangue também podem ajudar a diagnosticar doenças como hepatite e Epstein-Barr.
Se seu filho tem anemia, além de icterícia, o médico do seu filho também pode solicitar uma triagem conhecida como teste de Coombs para confirmar ou descartar se os anticorpos estão atacando os glóbulos vermelhos. Isso é um sinal de que uma doença auto-imune está na raiz da icterícia do seu filho.
Tratamento de icterícia em crianças
O tratamento adequado para a icterícia depende da condição subjacente. A icterícia em recém-nascidos resultante de níveis elevados de bilirrubina pode ser tratada com fototerapia. Com este tratamento, seu filho é exposto a uma luz azul especial para ajudar a reduzir os níveis de bilirrubina.
Se o problema estiver relacionado à destruição acelerada de glóbulos vermelhos, seu médico poderá recomendar transfusões de sangue, certos medicamentos ou plasmaférese, um processo que separa o plasma das células sanguíneas.
Para recém-nascidos com níveis muito altos de bilirrubina, uma transfusão de troca sanguínea pode ser útil. Durante este tratamento, pequenas quantidades de sangue são retiradas e dadas ao seu filho para ajudar a aumentar a contagem de glóbulos vermelhos e diminuir os níveis de bilirrubina.
Os tratamentos para hepatite variam, dependendo do tipo de vírus. A hepatite A, por exemplo, geralmente deixa o corpo sem tratamento, embora possa demorar vários meses. As hepatites B e C requerem medicamentos antivirais.
O EBV não tem cura antiviral além do tempo. Para o EBV e algumas outras causas de icterícia, os tratamentos tendem a se concentrar no gerenciamento de outros sintomas, como náusea e febre.
Remédios caseiros para icterícia em crianças
Se uma doença hepática, hepatite ou outro problema médico sério estiver causando icterícia, você precisará seguir as recomendações do seu médico para tratamento.
Às vezes, casos leves de icterícia em crianças desaparecem sem tratamento quando a causa é resolvida, como costuma acontecer com os bebês.
Garantir que seu filho tenha movimentos intestinais regulares também pode ajudar a livrar o corpo da bilirrubina mais rapidamente. Dicas para evitar constipação e estabelecer movimentos intestinais regulares incluem garantir que seu filho:
- é bem hidratado
- tem atividade física regular
- obtém fibra alimentar suficiente, que pode ser encontrada em frutas, feijões e cereais de farelo
Perspectivas e prevenção
Um caso leve de icterícia geralmente desaparece por si próprio. Depois que uma causa subjacente, como hepatite ou anemia hemolítica, é tratada, a icterícia e outros sintomas também desaparecem.
Nem sempre é possível prevenir a icterícia, principalmente se o seu filho tiver uma doença hereditária ou uma condição auto-imune que esteja causando o acúmulo de bilirrubina. No entanto, boa higiene e evitar o compartilhamento de xícaras e outros itens que possam transmitir um vírus podem reduzir o risco de condições como o EBV. Dois dos tipos mais comuns de hepatite são evitáveis pelas vacinas.