Juul está desenvolvendo um novo pod de baixa nicotina para cigarros eletrônicos, mas isso não significa que seja mais saudável
Contente
Duas semanas atrás, a Juul ganhou as manchetes ao anunciar que suspenderia suas campanhas de mídia social em meio a críticas generalizadas, inclusive do FDA, ao marketing para jovens. Parece um passo na direção certa, certo? Bem, agora, a empresa diz que está desenvolvendo um novo pod que terá menos nicotina e mais vapor do que suas versões existentes, de acordo com um New York Times relatório. (Relacionado: Os cigarros eletrônicos são ruins para você?) Mas isso realmente os torna mais saudáveis?
Refresher: E-cigarros como Juul são dispositivos eletrônicos que contêm uma mistura de nicotina, aromatizantes e outros produtos químicos que os usuários podem inalar-e que têm sido associados a um risco aumentado de câncer. Juul é a empresa de cigarros eletrônicos mais vendida nos EUA e vende cigarros eletrônicos que se parecem com USBs e vêm em sabores como manga e pepino.
Eles podem vir em sabores doces tentadores, mas os frutos de Juul são ricos em nicotina. A maioria das cápsulas contém 5% de nicotina, a mesma quantidade em 20 cigarros, de acordo com o CDC. Juul não revelou quanto menos nicotina ou quanto mais vapor a nova versão terá.
Mas o fato é que menos nicotina não é necessariamente uma vitória. O novo esforço da Juul para desenvolver uma cápsula com baixo teor de nicotina poderia, em última análise, tornar seu produto mais difundido. De acordo com New York Times, A cápsula com menor teor de nicotina da Juul tem 23 miligramas de nicotina por mililitro de fluido, o que ainda não alcançaria o limite da União Europeia de 20 miligramas por mililitro.
Um conteúdo mais baixo de nicotina e vapor não tornará os frutos menos viciantes, de acordo com Bankole Johnson, M.D., D.Sc. “O conteúdo viciante pode realmente ser maior”, diz ele. "Tirar a fumaça pelo nariz e pela boca aumenta a concentração ou a taxa de liberação para o cérebro. E essa taxa de liberação está associada a uma maior probabilidade de vício." Além do mais, exalar mais vapor pode aumentar a probabilidade de fumo passivo, diz ele.
Essa notícia não vai ajudar Juul a ter um bom relacionamento com o FDA, que não tem boas relações com a marca há algum tempo. A agência tem tentado reprimir a comercialização de cigarros eletrônicos para adolescentes nos EUA. Em abril, o comissário da FDA, Scott Gottlieb, fez uma declaração pedindo que Juul tomasse medidas para diminuir seu apelo aos adolescentes. Em conjunto com a declaração, o FDA enviou um pedido para a Juul apresentar uma coleção de documentos até junho, incluindo informações sobre seu marketing e como seus produtos afetam a saúde de jovens clientes.
Então, em setembro, ele fez o acompanhamento, desta vez pedindo a Juul que apresentasse um plano para reduzir o uso de Juul entre menores. Este mês, o CEO da Juul, Kevin Burns, divulgou um comunicado dizendo que a empresa só venderá sabores de menta, tabaco e mentol na loja, enquanto seus sabores mais semelhantes a sobremesas estarão restritos a compras online. A empresa também encerrou suas contas do Facebook e Instagram nos EUA. (Leia mais: O que é Juul e é melhor para você do que fumar?)