Artrite idiopática juvenil
Contente
- Quais são os sintomas da artrite idiopática juvenil?
- Quais são os tipos de artrite idiopática juvenil?
- Como a artrite idiopática juvenil é diagnosticada?
- Como é tratada a artrite idiopática juvenil?
- Tratamento médico
- Remédios de estilo de vida
- Comendo bem
- Praticar exercícios regularmente
- Fisioterapia
- Quais são as complicações potenciais da artrite idiopática juvenil?
- Qual é a perspectiva para crianças com artrite idiopática juvenil?
O que é artrite idiopática juvenil?
Artrite idiopática juvenil (AIJ), anteriormente conhecida como artrite reumatóide juvenil, é o tipo mais comum de artrite em crianças.
A artrite é uma condição de longo prazo caracterizada por:
- rigidez
- inchaço
- dor nas articulações
Estima-se que 300.000 crianças nos Estados Unidos tenham uma forma de artrite. Algumas crianças têm artrite por apenas alguns meses, enquanto outras têm artrite por vários anos. Em casos raros, a condição pode durar a vida toda.
A causa exata da AIJ não é conhecida. No entanto, os pesquisadores acreditam que é principalmente uma doença auto-imune. Em pessoas com doenças auto-imunes, o sistema imunológico ataca erroneamente células inofensivas como se fossem invasores perigosos.
A maioria dos casos de AIJ é leve, mas os casos graves podem resultar em complicações, como lesões nas articulações e dores crônicas. Saber os sintomas da AIJ é importante para obter tratamento antes que a doença progrida.
O tratamento geralmente consiste em:
- diminuindo a inflamação
- controlando a dor
- melhorando a função
- prevenção de danos nas articulações
Isso pode ajudar a garantir que seu filho mantenha um estilo de vida ativo e produtivo.
Quais são os sintomas da artrite idiopática juvenil?
Os sintomas mais comuns de AIJ incluem:
- dor nas articulações
- rigidez
- amplitude de movimento reduzida
- articulações quentes e inchadas
- mancando
- vermelhidão na área afetada
- gânglios linfáticos inchados
- febres recorrentes
A AIJ pode afetar uma ou várias articulações. Em alguns casos, a doença pode afetar todo o corpo, causando erupção na pele, febre e aumento dos gânglios linfáticos. Esse subtipo é chamado de AIJ sistêmica (AIJ) e ocorre em cerca de 10% das crianças com AIJ.
Quais são os tipos de artrite idiopática juvenil?
Existem seis tipos de JIA:
- AIJ sistêmica. Este tipo de AIJ afeta todo o corpo, incluindo articulações, pele e órgãos internos.
- Oligoarticular JIA. Este tipo de AIJ afeta menos de cinco articulações. Ela ocorre em cerca de metade de todas as crianças com artrite.
- Poliarticular JIA. Este tipo de AIJ afeta cinco ou mais articulações. A proteína conhecida como fator reumatóide pode ou não estar presente.
- Artrite psoriática juvenil. Este tipo de AIJ afeta as articulações e ocorre na psoríase, por isso é chamada de artrite psoriática juvenil.
- AIJ relacionada a entesite. Este tipo de AIJ envolve o contato ósseo com os tendões e ligamentos.
- Artrite indiferenciada. Este tipo de AIJ envolve sintomas que podem abranger dois ou mais subtipos ou não se enquadrar em nenhum dos outros subtipos.
Quanto mais articulações são afetadas, geralmente mais grave é a doença.
Como a artrite idiopática juvenil é diagnosticada?
O profissional de saúde do seu filho pode ser capaz de diagnosticar AIJ realizando um exame físico completo e solicitando um histórico médico detalhado.
Eles também podem solicitar vários testes de diagnóstico, como:
- Teste de proteína C reativa. Este teste mede a quantidade de proteína C reativa (CRP) no sangue. A CRP é uma substância que o fígado produz em resposta à inflamação. Outro teste que detecta inflamação, a taxa de sedimentação ou taxa de hemossedimentação (VHS), também pode ser realizado.
- Teste do fator reumatóide. Esse teste detecta a presença do fator reumatóide, um anticorpo produzido pelo sistema imunológico. A presença desse anticorpo geralmente indica uma doença reumática.
- Anticorpo antinuclear. O anticorpo antinuclear é um anticorpo para ácido nucleico (DNA e RNA) que está localizado principalmente no núcleo da célula. Muitas vezes, é criado pelo sistema imunológico em pessoas com doenças auto-imunes. Um teste de anticorpo antinuclear pode mostrar se a proteína está presente no sangue.
- Teste HLA-B27. Este teste detecta um marcador genético que está associado à AIJ relacionada à entesite.
- Exame de raio-x ou ressonância magnética. Esses exames de imagem podem ser usados para descartar outras condições que podem estar causando inflamação ou dor nas articulações, como infecções e fraturas. As imagens também podem revelar achados (sinais) específicos de subconjuntos de artrite inflamatória.
Como é tratada a artrite idiopática juvenil?
Vários tratamentos podem controlar e minimizar com eficácia os efeitos da AIJ. Os profissionais de saúde geralmente recomendam uma combinação de tratamentos para aliviar a dor e o inchaço e para manter o movimento e a força.
Tratamento médico
Os anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno (Advil) e o naproxeno (Aleve), são freqüentemente usados para reduzir a inflamação e o inchaço em conjunto com outros tratamentos. O uso de aspirina é raro devido aos potenciais efeitos colaterais adversos em crianças.
Medicamentos mais fortes são freqüentemente prescritos, como medicamentos antirreumáticos modificadores da doença (DMARDs) e biológicos.
Os DMARDs atuam para modificar o curso da doença, neste caso suprimindo o sistema imunológico para impedi-lo de atacar as articulações.
Usar DMARDs é recomendado em vez de NSAIDs sozinho. O profissional de saúde do seu filho pode inicialmente iniciar o tratamento com DMARDs com ou sem AINEs antes de usar produtos biológicos.
Alguns exemplos de DMARDs usados para tratar AIJ incluem:
- metotrexato
- sulfassalazina
- leflunomida
É importante notar que o metotrexato é atualmente recomendado em relação a outros DMARDs.
Os produtos biológicos trabalham para atingir diretamente moléculas ou proteínas específicas que estão envolvidas no processo da doença. O tratamento com produtos biológicos pode ser combinado com o tratamento com DMARD.
Alguns exemplos de produtos biológicos que podem ser usados para ajudar a diminuir a inflamação e os danos nas articulações incluem:
- abatacept (Orencia)
- rituximabe (Rituxan)
- tocilizumab (Actemra)
- Inibidores de TNF (Humira)
Um medicamento esteróide pode ser injetado na articulação afetada, principalmente quando os sintomas interferem na capacidade de realizar as atividades diárias. No entanto, isso não é recomendado quando muitas articulações estão envolvidas. Em casos graves, a cirurgia pode ser usada para substituir totalmente as articulações.
Remédios de estilo de vida
Fazer exercícios e manter uma dieta saudável são importantes para todos, mas são especialmente benéficos para crianças com AIJ. Pedir que seu filho faça os seguintes ajustes de estilo de vida pode ajudá-lo a lidar com os sintomas mais facilmente e reduzir o risco de complicações:
Comendo bem
Alterações de peso são comuns em crianças com AIJ. Os medicamentos podem aumentar ou diminuir o apetite, causando rápido ganho ou perda de peso. Nesses casos, uma dieta saudável com o número certo de calorias pode ajudar seu filho a manter um peso corporal adequado.
Fale com o seu médico sobre um plano alimentar se o seu filho estiver ganhando ou perdendo muito peso como resultado da AIJ.
Praticar exercícios regularmente
Praticar exercícios pelo menos três vezes por semana pode fortalecer os músculos e melhorar a flexibilidade das articulações, tornando mais fácil lidar com a AIJ a longo prazo. Exercícios de baixo impacto, como natação e caminhada, geralmente são os melhores. No entanto, é uma boa ideia falar primeiro com o médico do seu filho.
Fisioterapia
Um fisioterapeuta pode ensinar a seu filho a importância de seguir uma rotina de exercícios e pode até recomendar exercícios adequados à sua condição específica. O terapeuta pode sugerir certos exercícios que podem ajudar a aumentar a força e restaurar a flexibilidade nas articulações rígidas e doloridas.
Eles trabalharão com o seu provedor de cuidados de saúde primários para ajudar a prevenir danos nas articulações e anomalias de crescimento ósseo / articular.
Quais são as complicações potenciais da artrite idiopática juvenil?
A AIJ não tratada pode levar a complicações adicionais. Esses incluem:
- anemia
- dor recorrente de longo prazo
- destruição conjunta
- crescimento atrofiado
- membros desiguais
- mudanças na visão
- pericardite ou inchaço ao redor do coração
Qual é a perspectiva para crianças com artrite idiopática juvenil?
Crianças com AIJ leve a moderada geralmente podem se recuperar sem complicações. No entanto, a AIJ é uma doença de longa duração que tende a causar surtos ocasionais. Seu filho pode esperar rigidez e dor nas articulações durante esses surtos.
Quando a AIJ se torna mais avançada, as chances de entrar em remissão são muito menores. É por isso que o diagnóstico e o tratamento precoces são fundamentais. O tratamento imediato pode evitar que a artrite se torne mais grave e se espalhe para outras articulações.