Autor: John Pratt
Data De Criação: 12 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 26 Setembro 2024
Anonim
Azeitonas Kalamata: Fatos nutricionais e benefícios - Bem Estar
Azeitonas Kalamata: Fatos nutricionais e benefícios - Bem Estar

Contente

As azeitonas Kalamata são um tipo de azeitona que leva o nome da cidade de Kalamata, Grécia, onde foram cultivadas pela primeira vez.

Como a maioria das azeitonas, são ricas em antioxidantes e gorduras saudáveis ​​e têm sido associadas a vários benefícios à saúde, incluindo proteção contra doenças cardíacas.

Este artigo mostra tudo o que você precisa saber sobre azeitonas Kalamata.

Origem e usos

As azeitonas Kalamata são frutos ovais de cor púrpura escura originários da região de Messinia, na Grécia ().

Eles são catalogados como drupas, pois têm um caroço central e polpa carnuda. Apesar de sua cor roxa e tamanho maior, elas são frequentemente classificadas como azeitonas pretas de mesa.

Embora possam ser usados ​​para a produção de óleo, são principalmente consumidos como azeitonas de mesa. Como a maioria das azeitonas, elas são naturalmente amargas, e é por isso que geralmente são curadas ou processadas antes do consumo.


A prática de cura de estilo grego coloca as azeitonas diretamente em salmoura ou água salgada, onde são fermentadas com leveduras para remover seus compostos amargos parcial ou totalmente, melhorando assim o sabor ().

Resumo

As azeitonas Kalamata são roxas escuras e são originárias da Grécia. Eles são curados em salmoura para remover seus compostos amargos e melhorar o sabor.

Perfil nutricional

Ao contrário da maioria das frutas, as azeitonas kalamata são ricas em gordura e pobres em carboidratos.

Uma porção de 5 azeitonas Kalamata (38 gramas) fornece ():

  • Calorias: 88
  • Carboidratos: 5 gramas
  • Fibra: 3 gramas
  • Proteína: 5 gramas
  • Gordura: 6 gramas
  • Sódio: 53% do valor diário (DV)

Em comparação com outras frutas, eles são ricos em gordura. Cerca de 75% da gordura são ácidos graxos monoinsaturados saudáveis ​​para o coração (MUFAs), ou seja, ácido oleico - o MUFA mais comumente consumido, que pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e apoiar o tratamento do câncer (,,).


Além disso, as azeitonas Kalamata são uma boa fonte de minerais como ferro, cálcio e cobre, que podem reduzir o risco de anemia, fortalecer os ossos e melhorar a função cardíaca, respectivamente (,,,).

Eles também fornecem as vitaminas A e E. solúveis em gordura. A vitamina A é essencial para manter uma visão saudável, enquanto a vitamina E é um antioxidante potente que pode melhorar a saúde do coração (,,).

Também vale a pena ter em mente que azeitonas prontas para comer têm um alto teor de sódio, principalmente resultante do processo de salmoura.

Resumo

As azeitonas Kalamata são ricas em ácido oleico, um tipo de MUFA associado à melhoria da saúde cardíaca e às propriedades de combate ao câncer. Eles também são uma boa fonte de ferro, cálcio, cobre e vitaminas A e E.

Benefícios potenciais

As azeitonas Kalamata têm sido associadas a uma variedade de benefícios para a saúde, graças ao seu alto teor de compostos de plantas benéficos potentes.

Embalado com antioxidantes

As azeitonas Kalamata contêm uma grande variedade de antioxidantes, que são moléculas que combatem os radicais livres no corpo e reduzem o risco de certas doenças crônicas. Dentre eles, destaca-se um grupo de compostos vegetais denominados polifenóis ().


Dois tipos principais de polifenóis encontrados nas azeitonas são a oleuropeína e o hidroxitirosol (,).

A oleuropeína representa cerca de 80% do conteúdo fenólico total das azeitonas cruas - este é o composto responsável pelo seu sabor amargo. Durante o processamento, a maior parte da oleuropeína é degradada em hidroxitirosol e tirosol ().

Tanto a oleuropeína quanto o hidroxitirosol possuem potentes propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que protegem contra doenças cardíacas e podem prevenir danos ao DNA induzidos por câncer (,,).

Pode promover a saúde do coração

As azeitonas Kalamata são ricas em MUFAs - ou seja, ácido oleico - que estão associados a um menor risco de doenças cardíacas ().

A pesquisa sugere que o ácido oleico pode reduzir a inflamação associada à obesidade. Também pode reduzir a aterosclerose ou o acúmulo de placas nas veias, uma condição que pode levar à hipertensão e aumentar o risco de acidente vascular cerebral (,,).

Além disso, o ácido oleico tem uma taxa de oxidação rápida, o que significa que é menos provável que seja armazenado como gordura e mais provável que seja queimado para gerar energia em seu corpo ().

Dito isso, a pesquisa sugere que o conteúdo antioxidante das azeitonas pode ter uma influência ainda mais forte do que os MUFAs na saúde do coração ().

Por exemplo, estudos mostram que a oleuropeína e o hidroxitirosol oferecem efeitos de redução do colesterol e da pressão arterial (,,).

Eles também inibem a oxidação do colesterol LDL (mau), um processo associado ao acúmulo de placas (,,,,).

Pode oferecer propriedades de combate ao câncer

O ácido oleico e os antioxidantes nas azeitonas kalamata também podem proteger contra certos tipos de câncer.

Estudos em tubos de ensaio sugerem que o ácido oleico pode diminuir a expressão do gene do receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano (HER2), que pode transformar uma célula saudável em uma célula tumoral. Assim, pode desempenhar um papel na regulação da progressão do câncer (,).

Da mesma forma, a oleuropeína e o hidroxitirosol têm demonstrado atividades antitumorais que bloqueiam o crescimento e a disseminação das células cancerosas, além de promover sua morte (,,).

Estudos em animais sugerem que ambos os antioxidantes podem ter um efeito preventivo no câncer de pele, mama, cólon e pulmão, entre outros tipos de câncer (,,).

Além disso, um estudo em tubo de ensaio determinou que a oleuropeína pode reduzir o efeito tóxico que o medicamento anticâncer doxorrubicina tem nas células saudáveis ​​- sem fazer com que perca seu efeito de combate ao câncer ()

Pode proteger as células nervosas de danos

Muitas doenças neurodegenerativas que causam a deterioração das células cerebrais, como a doença de Parkinson e a doença de Alzheimer, resultam dos efeitos danosos dos radicais livres ().

Visto que os antioxidantes combatem os radicais livres para neutralizar seus efeitos nocivos, as azeitonas Kalamata ricas em antioxidantes podem ajudar a proteger contra essas condições.

Estudos em tubos de ensaio e animais descobriram que o polifenol oleuropeína é um neuroprotetor importante, pois pode proteger contra a perda de células cerebrais associada à doença de Parkinson e menor agregação da placa de amilose ligada à doença de Alzheimer (,,,).

Outros benefícios potenciais

Devido ao seu conteúdo antioxidante, as azeitonas kalamata podem fornecer outros benefícios à saúde, tais como:

  • Efeitos antimicrobianos e antivirais. A oleuropeína tem propriedades antimicrobianas e antivirais e pode combater certas bactérias e vírus, incluindo herpes e rotavírus (,).
  • Melhor saúde da pele. A oleuropeína pode proteger contra danos à pele causados ​​pelos raios ultravioleta B (UVB) (,).

Embora essa pesquisa seja encorajadora, ela se concentrou em estudos de tubos de ensaio que analisam apenas componentes individuais.

Atualmente, nenhum estudo avaliou diretamente os efeitos de comer azeitonas kalamata na saúde do coração, câncer e doenças neurodegenerativas. Assim, mais pesquisas são necessárias para validar esses efeitos.

Resumo

O ácido oleico e os antioxidantes das azeitonas kalamata, como a oleuropeína e o hidroxitirosol, podem ter propriedades de combate ao câncer e beneficiar o coração e a saúde mental.

Segurança e precauções

As azeitonas Kalamata passam por um processo de cura para melhorar o seu sabor.

Isso inclui submergí-los em salmoura ou água salgada, o que aumenta seu teor de sódio. A ingestão elevada de sódio é um fator de risco para hipertensão arterial (,).

Como tal, você deve moderar sua ingestão ou optar por alternativas com baixo teor de sal.

Além disso, existem azeitonas Kalamata inteiras e sem caroço. Embora não haja diferenças nutricionais entre eles, caroços em azeitonas inteiras são um perigo de asfixia para as crianças. Portanto, certifique-se de servir apenas variedades sem caroço ou fatiadas.

Resumo

Devido à salmoura, comer azeitonas kalamata pode aumentar a ingestão de sódio. Além disso, tenha em mente que variedades inteiras são um risco de asfixia para as crianças.

Como adicioná-los à sua dieta

As azeitonas Kalamata têm um sabor forte e picante que pode aprimorar muitas de suas receitas favoritas.

Aqui estão algumas idéias sobre como adicioná-los à sua dieta:

  • Misture-os com tomates em cubos, pepino e queijo feta para uma salada de estilo mediterrâneo.
  • Adicione-os como cobertura de pizza, salada ou massa.
  • Remova os caroços antes de usar um processador de alimentos para misturá-los com alcaparras, azeite, vinagre de vinho tinto, alho e suco de limão para um tapenade caseiro ou para barrar.
  • Desfrute de um punhado como parte de um lanche ou aperitivo saudável.
  • Pique-os e misture com azeite, vinagre de maçã, suco de limão e alho amassado para fazer um molho para salada kalamata.
  • Fatie-os ou corte-os em cubos e adicione à massa de pão para fazer um pão de azeitona caseiro.

Você pode encontrar azeitonas kalamata inteiras ou sem caroço nas lojas, portanto, preste atenção aos caroços ao comer ou cozinhar com azeitonas inteiras.

Resumo

O sabor forte das azeitonas Kalamata as torna um ótimo complemento para muitos pratos, como saladas, massas, pizza e molhos.

O resultado final

Originária da Grécia, as azeitonas kalamata são um tipo de azeitona roxa escura geralmente maior do que as azeitonas pretas normais.

Eles são embalados com nutrientes benéficos e compostos vegetais que oferecem efeitos protetores contra certas doenças cardíacas e mentais.

No entanto, uma vez que a maior parte da pesquisa disponível foi conduzida em tubos de ensaio e examinou apenas seus componentes individuais, mais pesquisas são necessárias para compreender melhor os benefícios de comer azeitonas kalamata.

Você pode adicionar azeitonas kalamata a uma variedade de receitas - apenas tome cuidado com os caroços se escolher as inteiras em vez das sem caroço.

Popular No Site

O que você deve saber sobre a síndrome do ovário policístico (SOP) e a gravidez

O que você deve saber sobre a síndrome do ovário policístico (SOP) e a gravidez

A índrome do ovário policítico (OP) é ​​uma condição que afeta entre 6 e 15 por cento da mulhere em idade fértil. e você foi diagnoticado com OP, pode er mai di...
Diagnosticando a TVP com ultrassom: o que esperar

Diagnosticando a TVP com ultrassom: o que esperar

A tromboe venoa profunda (TVP) é um coágulo anguíneo que e forma em uma da veia profunda do corpo, geralmente em uma da perna. Um coágulo anguíneo que e forma em uma arté...