Autor: Eric Farmer
Data De Criação: 12 Marchar 2021
Data De Atualização: 25 Setembro 2024
Anonim
Aplicação de Cetamina no Tratamento da Depressão
Vídeo: Aplicação de Cetamina no Tratamento da Depressão

Contente

A depressão é mais comum do que você imagina. Afeta mais de 15 milhões de americanos, e a Organização Mundial da Saúde estima que esse número cresça para 300 milhões quando se expande globalmente. Há uma série de opções de tratamento disponíveis para ajudar a aliviar seus sintomas - pense em ansiedade, insônia, fadiga e perda de apetite, entre outros - com o tratamento mais comum sendo os inibidores da recaptação da serotonina (ou SSRIs). Mas desde cerca de 2000, médicos e pesquisadores têm experimentado a cetamina - originalmente um medicamento para o controle da dor, agora usado como uma droga de rua por causa de seus efeitos alucinógenos - como outra forma potencial de tratar a doença, de acordo com Ruben Abagyan, Ph.D. , professor de farmacologia da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD).


Você provavelmente está pensando, "Espere o que?" Se você já ouviu falar da cetamina, também conhecida como Special K, sabe que não é brincadeira ou medicamento OTC genérico. Na verdade, é conhecido como um anestésico dissociativo (ou seja, uma droga que distorce a percepção da visão e do som, ao mesmo tempo que produz sentimentos literais de distanciamento de si mesmo e do ambiente). É usado principalmente por veterinários para o tratamento da dor em animais, mas também pode ser prescrito para pessoas para o tratamento da dor severa, especialmente aquelas com problemas neuropáticos, um tipo de dor nervosa crônica, de acordo com um estudo de 2014 publicado no British Journal of Pharmacology.

"Sabe-se que a dor e a depressão estão relacionadas", diz Isaac Cohen, um estudante de farmacologia que trabalhou no estudo. "Pessoas deprimidas são mais propensas a insistir na dor e pessoas com dor crônica são mais propensas a ficar deprimidas devido à diminuição da mobilidade, diminuição da capacidade de fazer exercícios e outros fatores, diz ele." A cetamina é única porque pode tratar tanto a dor quanto depressão simultaneamente, levando a melhores resultados para ambas as condições. ”E agora os cientistas estão argumentando que não há apenas evidências anedóticas, mas também informações estatísticas que mostram que a cetamina pode ajudar a diminuir os sintomas da depressão.


Na primeira análise em grande escala desse tipo, publicada em Natureza, os pesquisadores descobriram que os pacientes que receberam cetamina relataram casos significativamente mais baixos de depressão. Esta pesquisa, conduzida pela Escola de Farmácia e Ciências Farmacêuticas da UCSD, reforça dados anedóticos e pequenos estudos populacionais que também sugeriram os efeitos antidepressivos da cetamina.

O que diferencia a cetamina de outros tratamentos, especificamente, é a rapidez com que faz efeito. "Os tratamentos atuais aprovados pela FDA para a depressão falham para milhões porque não funcionam rápido o suficiente", diz Abaygan. A cetamina age em questão de horas. Isso é muito menos do que os SSRIs, por exemplo, que podem levar de seis a dez semanas para atingir sua capacidade total. E essa diferença de tempo pode ser literalmente uma questão de vida ou morte, especialmente para aqueles que estão tendo pensamentos suicidas.

Para sua pesquisa, Abaygan e sua equipe revisaram dados do Sistema de Relatórios de Eventos Adversos da FDA, uma agência que coleta informações sobre efeitos adversos (ou efeitos não intencionais de qualquer tipo) de qualquer medicamento aprovado que foi relatado por farmacêuticos e médicos. Especificamente, eles encontraram 40.000 pacientes que receberam medicação para dor e os separaram em dois grupos - aqueles que tomaram cetamina e aqueles tratados com medicamentos alternativos para a dor (excluindo AINEs).


Os resultados mostraram um efeito "bônus" bastante significativo, embora não intencional. Metade das pessoas que trataram a dor com cetamina relataram estar menos deprimidas do que aquelas que tomaram medicamentos alternativos para reduzir a dor. Embora não saibamos se algum desses pacientes, particularmente aqueles em cetamina, apresentava sintomas depressivos antes de tomar qualquer medicamento, o efeito positivo no humor, juntamente com a ligação comum entre dor e depressão, poderia justificar uma discussão mais aprofundada sobre o uso de cetamina para trate a depressão mais diretamente.

De acordo com os pesquisadores, a cetamina é relativamente barata e se você já experimentou pelo menos três outros medicamentos antidepressivos sem sucesso, normalmente é coberta pela maioria dos planos de saúde. Ponto de ser? Não se precipite em descartar a cetamina apenas como um alucinógeno. Afinal, pode ser realmente especial. (E se nada mais, rapazes, vejam essas maneiras de controlar o estresse ou sentimentos depressivos a qualquer momento.)

Revisão para

Propaganda

Nós Recomendamos

O que você deve saber sobre a síndrome do ovário policístico (SOP) e a gravidez

O que você deve saber sobre a síndrome do ovário policístico (SOP) e a gravidez

A índrome do ovário policítico (OP) é ​​uma condição que afeta entre 6 e 15 por cento da mulhere em idade fértil. e você foi diagnoticado com OP, pode er mai di...
Diagnosticando a TVP com ultrassom: o que esperar

Diagnosticando a TVP com ultrassom: o que esperar

A tromboe venoa profunda (TVP) é um coágulo anguíneo que e forma em uma da veia profunda do corpo, geralmente em uma da perna. Um coágulo anguíneo que e forma em uma arté...