Autor: Bobbie Johnson
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 25 Junho 2024
Anonim
Ketotarian é a dieta rica em gorduras e à base de plantas que o fará reconsiderar a prática da cetose - Estilo De Vida
Ketotarian é a dieta rica em gorduras e à base de plantas que o fará reconsiderar a prática da cetose - Estilo De Vida

Contente

Se você aderiu ao movimento da dieta cetônica, já sabe que alimentos como carne, frango, manteiga, ovos e queijo são básicos. O denominador comum é que todas essas fontes são de origem animal. Recentemente, no entanto, surgiu uma nova reviravolta na dieta da moda e está exigindo o cancelamento de todos os itens acima. Isso levanta a questão: você pode seguir uma dieta vegana ou vegetariana cetônica?

William Cole, um profissional certificado em medicina funcional, quiropraxia e autor do livro Ketotarian: o plano (principalmente) baseado em plantas para queimar gordura, aumentar sua energia, esmagar seus desejos e acalmar a inflamação, tem algumas ideias sobre o cetotarianismo - tanto que ele realmente o registrou como uma marca registrada.

Qual é a dieta cetotária?

A dieta cetotária combina os benefícios de uma dieta baseada em vegetais com os da dieta cetônica. “Ele nasceu da minha experiência em medicina funcional e de ver as armadilhas potenciais das formas como as pessoas seguem uma dieta cetogênica convencional ou à base de plantas”, diz Cole.


No papel, parece um casamento tão perfeito quanto o de Meghan e Harry: uma dieta cetogênica funciona impulsionando o metabolismo do seu corpo para queimar gordura em vez de glicose (também conhecida como carboidratos) como seu combustível principal, e a alimentação à base de vegetais há muito é celebrada por sua capacidade de reduzir o risco de doenças crônicas. Perder peso sem sacrificar a nutrição e a saúde? Parece ótimo, certo?

Um grande problema que Cole vê em seguir um plano cetônico convencional é que consumir grandes quantidades de carne, laticínios com alto teor de gordura e coisas como café com manteiga pode causar estragos em seu microbioma. (Aqui estão mais desvantagens da dieta cetônica.) Algumas pessoas simplesmente não conseguem quebrar tanta carne (olá, problemas intestinais), e muita gordura saturada pode causar inflamação em algumas pessoas - aparecendo na forma de fadiga , névoa do cérebro ou dificuldade para perder peso (olá, ceto gripe).

Eliminar esses alimentos potencialmente problemáticos e tornar-se cetotário é uma maneira "mais limpa" de entrar em cetose, diz ele. Cole também observa que você não vai perder nenhum benefício potencial que a dieta ceto convencional alega oferecer - que estão principalmente ligados à perda de peso, apesar de algumas outras sugestões ousadas de que pode curar basicamente todos os problemas de saúde.


Como você segue uma dieta cetotária?

Dependendo do seu estilo de vida, existem três abordagens limpas e focadas nas plantas que você pode adotar para seguir uma dieta cetotária, diz Cole. Vegan, a opção mais restrita, é alimentada por gorduras de abacate, azeitonas, óleos, nozes, sementes e coco. As versões vegetarianas acrescentam ovos orgânicos e ghee; e pescatarian (que ele também chama de "vegequarian", uma palavra super divertida de se dizer), permite peixes capturados na natureza e frutos do mar frescos também. (P.S. Aqui está o que você precisa saber sobre as dietas pescatarianas em geral.)

"Esta é realmente uma forma de comer baseada na graça", diz Cole, concordando com sua flexibilidade. "Não se trata de fazer dieta dogma ou dizer que você não pode comer algo; trata-se de usar a comida para se sentir bem." (Aqui está exatamente porque dietas restritivas não funcionam.)

Caso você esteja se perguntando: sim, você pode obter absolutamente todas as gorduras de que precisa para entrar na cetose (pelo menos 65% de suas calorias) com gorduras vegetais, como azeite, abacate e óleo de coco, diz Cole.


Um exemplo de plano de refeição cetotário vegetariano: pudim de sementes de Chia com leite de amêndoa, mirtilos e pólen de abelha no café da manhã; uma tigela de pesto de zoodle com óleo de abacate e um lado de "batatas fritas" de abacate para o almoço; e uma salada de atum voador com molho de toranja e uma salada de acompanhamento temperada com óleo de abacate para o jantar. (Aqui está mais uma prova de que o ceto à base de plantas não precisa ser entediante.)

O Ketotarian é diferente apenas da dieta cetônica baseada em vegetais?

A grande razão pela qual o Ketotarian é diferente de uma forma vegetariana ou vegana de ceto convencional? “É mais um estilo de vida”, diz Cole, observando a natureza temporária e flexível das diretrizes. Nas primeiras oito semanas, você deve seguir o plano baseado em plantas (uma das três opções acima) para um T. Depois disso, é hora de reavaliar e personalizá-lo para trabalhar para seu corpo.

Mais uma vez, Cole oferece uma situação de escolha sua própria aventura. Atrás da porta um, permaneça em cetose a longo prazo (o que Cole só recomenda para pessoas com problemas neurológicos ou resistência à insulina); porta dois, adote uma abordagem cetotária cíclica (onde você segue o ceto à base de plantas por quatro ou cinco dias por semana e modera seus carboidratos - pense: batata-doce e banana - pelos outros dois a três dias); ou porta três, siga o que ele chama de dieta cetotária sazonal (comer mais cetogênica no inverno e mais frutas frescas e vegetais ricos em amido durante o verão).

A opção cíclica é, de longe, o plano de refeições Ketotarian que ele mais recomenda porque oferece a maior diversidade e flexibilidade. Dessa forma, “quando você quiser aquele smoothie ou aquelas batatas-doces fritas, coma; depois volte à cetose no dia seguinte”, diz ele. Observe, no entanto, que essa capacidade de entrar e sair da cetose rapidamente é algo que você precisa treinar para fazer, e é por isso que os iniciantes em dieta ceto (cetotária ou tradicional) devem esperar várias semanas antes de optar pelo ciclo de carboidratos. (Relacionado: O Guia do Iniciante para Ciclismo Carb)

Quem deve experimentar a dieta cetotária?

Se você está querendo ver do que se trata toda a agitação da dieta ceto, mas viver um estilo de vida vegetariano ou vegano (ou simplesmente não adorar a ideia de consumir grandes quantidades de produtos de origem animal), este pode ser o caminho para você. Além disso, uma grande reclamação que os nutricionistas têm sobre o ceto é a eliminação de muitos nutrientes essenciais por causa de sua restrição a vegetais e frutas com amido - um problema que é remediado com a adoção do cetotário cíclico assim que você ultrapassa a marca de oito semanas.

Cole recomenda dar tempo para que ele trabalhe nas primeiras oito semanas, "apenas para experimentar e ver como você se sente", diz ele. Depois que esses dois meses se passaram e você construiu flexibilidade metabólica (ou seja, a capacidade de alternar entre queimar gorduras e queimar glicose), você pode começar gradualmente a adicionar maior variedade - como frutas e vegetais ricos em amido, e até mesmo carnes saudáveis ​​como Carne de vaca alimentada com capim e frango orgânico, se você quiser - enquanto continua sendo centrado em plantas na maior parte do tempo. Uma vez que isso acontece depois de você ter colocado suas oito semanas de alimentação mais rigorosa, isso não é mais necessariamente considerado ceto, mas apenas um estilo de alimentação saudável, principalmente à base de plantas.

Se você já está considerando o ceto e quer tentar, não tenha medo de experimentar diferentes opções de alimentos vegetais (Cole recomenda produtos fermentados de soja como o tempeh para proteína) e ajuste seu plano de refeições cetotárias de acordo com seu próprio corpo. E lembre-se: a maior diferença entre seguir o ceto vegetariano ou vegano e o plano cetotário é que o último tem o potencial de ser muito mais sustentável a longo prazo. “As pessoas não precisam de mais regras de dieta apenas por causa disso”, diz Cole. "Basta nutrir seu corpo com coisas boas e ver como é."

Revisão para

Propaganda

Popular

Radioterapia - perguntas a fazer ao seu médico

Radioterapia - perguntas a fazer ao seu médico

Você e tá fazendo radioterapia. E te é o tratamento que u a raio -x de alta potência ou partícula para matar a célula cancero a . Você pode receber radioterapia ozin...
Síndrome de Cushing exógena

Síndrome de Cushing exógena

A índrome de Cu hing exógena é uma forma de índrome de Cu hing que ocorre em pe oa que tomam hormônio glicocorticóide (também chamado de cortico teroide ou e ter...