Por que meu filho tem tosse seca?
Contente
- Tosse seca vs. úmida
- Infecções virais
- Coqueluche
- Asma
- Objeto estranho inalado ou engolido
- Alergias
- Irritantes
- Tosse somática
- Dicas para alívio
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Tosse seca vs. úmida
A tosse é uma parte importante do sistema de defesa do seu corpo, ajudando a livrar seu corpo de micróbios e irritantes potencialmente prejudiciais.
A tosse ocorre em vários tipos, incluindo úmido e seco. Tosse úmida produz ou soa como se estivesse produzindo catarro ou muco. Tosse seca, por outro lado, não.
Muitas coisas podem causar tosse seca em crianças, de um simples resfriado a um objeto inalado.
Infecções virais
Uma variedade de infecções respiratórias virais pode levar à tosse devido a irritação e inflamação nas vias aéreas.
Algumas infecções geralmente causadas por vírus e que podem levar a tosse seca em crianças incluem:
- gripe comum
- gripe
- garupa
- pneumonia
- bronquiolite
Dependendo da infecção, a tosse pode parecer rouca ou ter um som mais ofegante. Também pode piorar à noite devido ao muco do nariz escorrer pela garganta, causando irritação.
Outros sinais de que seu filho pode ter uma infecção viral incluem:
- febre
- coriza ou nariz entupido
- espirros
- dor de cabeça
- dores e dores no corpo
Diferentemente das infecções bacterianas, as infecções virais não respondem ao tratamento com antibióticos. Em vez disso, o tratamento depende de descanso e líquidos em abundância.
Se seu filho tiver mais de 6 meses de idade, ele poderá receber ibuprofeno (Motrin, Advil) ou acetaminofeno (Tylenol) para ajudar a aliviar a febre e as dores no corpo. Evite dar-lhes aspirina, que pode causar a síndrome de Reyes em crianças.
Às vezes, a tosse pode durar várias semanas após uma infecção respiratória viral. Isso é chamado de tosse pós-viral. Provavelmente ocorre devido a inflamação ou sensibilidade persistente nas vias aéreas após a infecção.
Não há tratamento específico para a tosse pós-viral, mas os sintomas desaparecem sozinhos após algumas semanas.
Coqueluche
A tosse convulsa, também chamada de coqueluche, é uma infecção bacteriana contagiosa das vias aéreas. A tosse ocorre devido a toxinas produzidas pelas bactérias, que danificam as vias aéreas e as fazem inchar.
Crianças com coqueluche costumam ter longos períodos de tosse que dificultam a respiração. Depois que terminam de tossir, muitas vezes tentam respirar profundamente, o que faz um ruído de "grito".
Outros sintomas que você pode observar incluem:
- febre baixa
- nariz a pingar
- espirros
A tosse convulsa pode ser grave, especialmente para bebês. O tratamento imediato, que é um curso de antibióticos, é importante.
A tosse convulsa pode ser evitada através da vacinação.
Asma
A asma é uma doença crônica que envolve a inflamação e estreitamento das vias aéreas. Isso pode dificultar a respiração.
Os sintomas da asma podem ser desencadeados por uma variedade de coisas, incluindo irritantes ambientais, doenças respiratórias ou exercícios.
Frequentes períodos de tosse, que podem ser secos ou produtivos, são um dos sinais de asma em crianças. A tosse pode ser mais frequente à noite ou durante o jogo. Você também pode ouvir um assobio quando seu filho respira ou expira.
Em alguns casos, a tosse crônica pode ser o único sintoma da asma. Isso é chamado de asma variante da tosse.
Outros sintomas da asma que você pode ver podem incluir:
- dificuldade em respirar ou falta de ar
- respiração rápida
- baixos níveis de energia
- aperto ou dor no peito
Se o seu filho for diagnosticado com asma, o profissional de saúde trabalhará com você para desenvolver algo chamado plano de ação para a asma. Um plano de ação para asma incluirá informações sobre os fatores desencadeantes da asma de seu filho, bem como e quando eles devem tomar seus medicamentos.
A medicação para asma ajuda a diminuir a inflamação nas vias aéreas do seu filho. Seu filho provavelmente terá dois tipos de medicamentos - um para controle da asma a longo prazo e outro para alívio rápido dos sintomas da asma.
Objeto estranho inalado ou engolido
Não é incomum as crianças colocarem coisas na boca, incluindo botões, miçangas e outros objetos pequenos. Se inalarem profundamente, o objeto pode se alojar nas vias aéreas. Ou eles podem engolir o objeto, fazendo com que ele fique preso no esôfago.
Se seu filho engoliu ou inalou algo, a tosse pode ser um sinal de que seu corpo está tentando desalojar o objeto. Você também pode ouvir ruídos sibilantes ou sufocantes.
Se você acredita que seu filho inalou ou engoliu um objeto estranho, procure tratamento imediato.
Pode ser necessária uma broncoscopia para encontrar e remover o objeto.
Depois que o objeto for removido, você precisará monitorá-lo quanto a sinais de infecção ou irritação adicional.
Alergias
As alergias acontecem quando o sistema imunológico confunde algo inofensivo para um invasor estrangeiro e reage exageradamente.
O que causa uma reação alérgica é chamado alérgeno. Existem muitos alérgenos diferentes, incluindo pólen, pêlos de animais e alimentos ou medicamentos específicos.
Uma substância chamada histamina é liberada durante uma reação alérgica e pode causar sintomas respiratórios.
Tosse rouca e seca pode ser um sintoma de alergia, principalmente se começar em uma determinada época do ano ou ocorrer após a exposição a algo específico.
Outros sintomas de alergia incluem:
- espirros
- Olhos lacrimejantes pruriginosos
- nariz a pingar
- erupção cutânea
A melhor maneira de gerenciar alergias é evitar coisas que desencadeiam os sintomas do seu filho. Você também pode tentar remédios para alergias de venda livre (OTC), mas certifique-se de seguir as instruções do produto e garantir que seja apropriado para a idade e o tamanho do seu filho.
Se seu filho parece ter alergias com freqüência, convém consultar um especialista em alergia. Eles podem ajudá-lo a reduzir possíveis alérgenos e recomendar um plano de manejo a longo prazo.
Irritantes
A exposição a vários irritantes ambientais pode causar inflamação na garganta que leva a tosse seca.
Irritantes comuns que podem causar tosse incluem:
- fumaça de cigarro
- escapamento DO carro
- poluição do ar
- poeira
- mofo
- ar muito frio ou seco
Se seu filho for freqüentemente exposto a um irritante, a tosse seca pode se tornar crônica. Seu filho pode ser mais suscetível à irritação se também tiver alergias ou asma.
As tosses causadas pela exposição a substâncias irritantes geralmente se resolvem sozinhas depois que o irritante é removido.
Tosse somática
Tosse somática é um termo que os médicos usam para se referir a uma tosse que não tem uma causa clara e não responde ao tratamento. Essas tosses geralmente são causadas por algum tipo de problema ou sofrimento psicológico subjacente.
Essas tosses geralmente duram mais de seis meses e atrapalham as atividades do dia-a-dia.
Se o profissional de saúde do seu filho descartou todas as possíveis causas de tosse seca, ele pode diagnosticá-lo como tosse somática. Você provavelmente será encaminhado a um psicólogo infantil ou psiquiatra. Além disso, a hipnoterapia também pode ser útil no tratamento da doença.
Dicas para alívio
Pode levar algum tempo para descobrir a causa de uma tosse seca em crianças.
Essas dicas podem ajudar a fornecer algum alívio nesse meio tempo:
- Inspire ar quente e úmido. Ligue o chuveiro no banheiro e feche a porta, deixando a sala com vapor. Sente-se com seu filho por cerca de 20 minutos, enquanto inalam a névoa quente.
- Use um umidificador. Se o ar da sua casa estiver seco, ele também pode secar as vias aéreas do seu filho. Tente usar um umidificador para adicionar umidade ao ar. Compre umidificadores online.
- Beba líquidos quentes. Se a garganta do seu filho estiver com dor de tosse, os líquidos quentes podem ser calmantes. Se seu filho tiver pelo menos um ano de idade, você pode adicionar um pouco de mel para obter mais alívio.
- Use medicamentos OTC com cautela. Dê apenas medicamentos para a tosse sem receita médica a crianças com mais de 6 anos de idade e siga cuidadosamente as instruções de dosagem na embalagem. Crianças com menos de 6 anos de idade não devem tomar remédio para tosse sem receita médica, a menos que seja recomendado pelo seu médico. Se um medicamento para tosse sem receita médica não parece aliviar temporariamente a criança, não há benefício em continuar usando. Estes medicamentos não curam a tosse ou ajudam a desaparecer mais rapidamente.