Por que o cabelo cresce nas articulações e como removê-lo
Contente
- Por que o cabelo aparece nas articulações
- Os pelos dos dedos são dominantes ou recessivos?
- Remoção do cabelo da junta
- Barbear
- Depilatories
- Depilação
- Depilação à laser
- Profissionais da depilação a laser
- Contras de depilação a laser
- Eletrólise
- Rosqueamento
- Como tratar um pêlo de junta encravado
- Como parar o crescimento do cabelo da junta
- Leve embora
Suas sobrancelhas estão lá para impedir que o suor escorra em seus olhos. Os pêlos do nariz dificultam a invasão dos germes pelas vias aéreas. E o cabelo na sua cabeça mantém você quente. Mas que finalidade biológica os cabelos de suas articulações poderiam servir?
Os antropólogos estudaram o que é conhecido como pêlos falangeanos há mais de um século e, até o momento, nenhuma razão clara para sua existência foi encontrada.
O que sabemos é que o cabelo na parte superior dos dedos é uma característica genética. Ele aparece com mais frequência no seu quarto dedo e não nos polegares. É mais comum entre pessoas caucasianas.
Por que o cabelo aparece nas articulações
Os pesquisadores acreditam que o aparecimento de pêlos nos dedos pode ser o resultado da exposição pré-natal a andrógenos - um hormônio frequentemente associado a traços masculinos, embora todos os possuam.
Mulheres com cabelos na falange média geralmente apresentam efeitos colaterais negativos, como mudanças de humor e períodos dolorosos, quando tomam pílulas anticoncepcionais.
Os pelos dos dedos são dominantes ou recessivos?
Há algum debate sobre quais genes carregam o código para os cabelos da falange média, mas os geneticistas geralmente concordam que é uma característica dominante.
Remoção do cabelo da junta
Não há benefícios para a saúde em se livrar dos pêlos dos nós dos dedos. É simplesmente uma questão de preferência estética. Se você decidir remover o cabelo dos dedos, aqui estão algumas opções a considerar.
Barbear
Uma das maneiras mais rápidas de se livrar dos pêlos dos dedos é raspá-los usando uma navalha e uma pequena quantidade de creme ou gel de barbear.
O lado positivo é que a área que você está raspando é relativamente pequena, por isso será rápida. A desvantagem é que, a menos que você seja ambidestro, raspará os dedos da mão dominante usando a mão não dominante, o que pode levar a cortes ou cortes. E há o fato inevitável de que o barbear leva à barba por fazer.
Outra dificuldade potencial é a possibilidade de pêlos encravados, que é o que acontece quando os pêlos se curvam de volta ao folículo após o barbear. Eles ficam presos sob a pele e podem ficar doloridos ou infectados.
Se você notar o que parece uma espinha no seu dedo um dia depois de fazer a barba, pode ser um cabelo encravado. Para reduzir as chances de obter um pêlo encravado, use uma lâmina simples ou dupla e faça a barba na direção do crescimento do cabelo.
Depilatories
Se você deseja que seus dedos permaneçam sem pelos por mais tempo, tente um depilatório barato. Esses cremes ou géis precisam permanecer na pele por vários minutos, dependendo da marca e da força.
Após o tempo recomendado de tratamento, limpe o excesso de creme e lave qualquer resíduo. Os resultados devem durar uma semana ou mais, dependendo da densidade do seu cabelo e do seu ciclo de crescimento.
Os depilatórios funcionam dissolvendo quimicamente os cabelos, para que possam irritar a pele sensível. Se você notar coceira, queimação ou erupção cutânea, pode estar tendo uma reação alérgica.
Depilação
Encerar é outro método duradouro de depilação. Você pode depilar os dedos profissionalmente em um spa ou salão de beleza ou optar por um kit de remoção de cera em casa de uma farmácia.
A pele dos dedos pode ser sensível e sensível, por isso a Academia Americana de Dermatologia recomenda que você tome as seguintes medidas para proteger a pele durante a depilação:
- Pare de usar qualquer produto que contenha retinóides pelo menos 5 dias antes da depilação.
- Lave e seque as mãos antes de aplicar a cera.
- Siga as instruções da embalagem e teste a temperatura da cera antes de aplicá-la. A cera deve estar quente o suficiente para se espalhar facilmente, mas não quente o suficiente para queimar a pele.
- Coloque a tira de pano sobre a área encerada, pressionando firmemente para fixá-la à cera.
- Segure a pele firmemente com o dedo encerado e remova a tira de pano puxando na direção oposta ao crescimento do cabelo. Se restar algum resíduo de cera, remova-o com um pano úmido e quente depois que a vermelhidão no dedo diminuir.
- Use ibuprofeno ou uma bolsa de gelo se sentir dor depois. Se a dor durar mais de 2 dias, é hora de consultar um médico.
Depilação à laser
Se o cabelo dos dedos estiver escuro e a pele mais clara, a depilação a laser pode ser uma boa opção. Os tratamentos para depilação a laser geralmente custam US $ 75 ou mais por sessão, e pode levar várias sessões para garantir que o cabelo esteja completamente danificado.
Profissionais da depilação a laser
- Várias sessões devem mantê-lo sem cabelos por meses ou até anos.
Contras de depilação a laser
- O custo pode aumentar rapidamente.
- Não é um procedimento sem dor. A depilação a laser pode parecer como se alguém estivesse colocando um elástico contra a pele.
Eletrólise
A eletrólise é um meio bastante caro, mas altamente eficaz de depilação. Usando um dispositivo depilador, um dermatologista explode o folículo com frequências de rádio de ondas curtas para fazer com que os pêlos existentes caiam e impeçam os novos de voltarem a crescer.
A Food and Drug Administration (FDA) declarou esse método de depilação permanente, embora possa levar várias sessões para ter efeito total.
Embora a eletrólise seja considerada segura, há algum risco envolvido. Infecções e cicatrizes podem ocorrer, por isso, trabalhe com um dermatologista, siga as instruções de cuidados posteriores e consulte um médico se ocorrer algum sinal de infecção após o procedimento.
Rosqueamento
Converse com um especialista em cuidados com a pele sobre a possibilidade de enfiar o cabelo nas articulações dos dedos. Essa técnica é mais frequentemente usada para remover pêlos faciais.
Envolve enrolar um fio fino e enrolado pelos cabelos e puxá-los pelas raízes. É rápido, preciso e geralmente barato.
Embora o rosqueamento esteja em uso há séculos e seja geralmente seguro, algumas pessoas experimentaram reações adversas, incluindo foliculite, infecções por estafilococos e hiperpigmentação após o procedimento. Os pesquisadores descobriram que essas reações são raras.
Como tratar um pêlo de junta encravado
Pêlos encravados podem ser dolorosos. Faça várias etapas em casa para ajudar a resolver os pêlos encravados:
- Pare de usar qualquer produto para remoção de pêlos enquanto os pêlos encravados estiverem cicatrizando.
- Lave cuidadosamente a área com água e sabão ou massageie-a com uma escova de cerdas macias. Você está tentando afrouxar a ponta do cabelo.
- Se você puder ver a parte enrolada do cabelo, insira uma agulha estéril na alça e levante a ponta solta.
Se o tratamento em casa não funcionar, consulte um médico ou dermatologista. Um médico pode prescrever um creme retinóide para se livrar das células da superfície da pele, para que o cabelo preso possa emergir. Eles também podem prescrever cremes esteróides ou antibióticos se a área estiver inflamada ou infectada.
Como parar o crescimento do cabelo da junta
O crescimento do cabelo é natural. Alguns métodos de remoção, como eletrólise e depilação a laser, danificam o folículo piloso para que os cabelos não voltem a crescer com tanta frequência. Para muitas pessoas, tratamentos repetidos de eletrólise acabam impedindo que o cabelo volte.
Se esses métodos não lhe interessam, ou se você está preocupado com o fato de o crescimento do cabelo nos dedos estar relacionado a outro problema de saúde, converse com um médico.
Leve embora
O cabelo nas articulações dos dedos é completamente natural. Se você tem, depende de seus genes. Não há motivos médicos para remover os pêlos da falange média, mas se você preferir dedos sem pêlos, pode fazer a barba, usar um depilatório ou encerá-lo.
Se você deseja que o efeito dure mais, tente a depilação a laser ou eletrólise. Como você o remove, observe os sinais de irritação ou infecção posteriormente. Consulte o seu médico se sintomas de infecção como vermelhidão, inchaço ou dor durarem mais de 2 dias.