Kwashiorkor e Marasmus: Qual é a diferença?
Contente
visão global
Seu corpo precisa de calorias, proteínas e nutrientes gerais gerais para funcionar. Sem nutrição adequada, seus músculos enfraquecem, seus ossos se tornam frágeis e seu pensamento fica nebuloso.
Calorias são unidades de energia de que seu corpo precisa para funcionar. Seu corpo também precisa de uma grande quantidade de proteínas. Sem proteína suficiente, você pode não ser capaz de curar facilmente feridas ou ferimentos.
Quando você não consome nutrientes suficientes, seu corpo fica desnutrido. Um tipo de desnutrição é a desnutrição protéico-energética.
A desnutrição protéico-energética é às vezes chamada de desnutrição protéico-energética. Você tem isso se o seu corpo tiver uma deficiência grave de calorias ou proteínas. Isso pode ocorrer se você não consumir a quantidade de calorias e proteínas de que seu corpo precisa para funcionar.
A desnutrição protéico-energética não ocorre devido a doenças de curto prazo. É mais provável devido à desnutrição por um longo período.
Dois tipos principais de subnutrição são o marasmo e o kwashiorkor. Continue lendo para aprender mais sobre essas condições.
Sintomas
A desnutrição pode ocorrer por vários motivos. Os recursos alimentares podem estar indisponíveis ou você pode ter uma condição que torne difícil comer, absorver nutrição ou preparar alimentos. Beber muito álcool também pode levar à desnutrição.
Os sintomas de subnutrição incluem:
- fadiga
- dificuldade em se manter aquecido
- uma temperatura corporal mais baixa
- diarréia
- apetite reduzido
- uma falta de emoção
- irritabilidade
- fraqueza
- respiração mais lenta
- dormência ou formigamento nas mãos e pés
- pele seca
- perda de cabelo
- contusões
Marasmo
O marasmo ocorre com mais frequência em crianças pequenas e bebês. Isso leva à desidratação e perda de peso. A fome é uma forma desse distúrbio. Os sintomas do marasmo incluem:
- perda de peso
- desidratação
- diarréia crônica
- encolhimento do estômago
O risco de marasmo é maior se você mora em uma área rural onde é difícil conseguir alimentos ou em uma área com escassez de alimentos. Bebês, incluindo bebês que não são amamentados, crianças pequenas ou adultos mais velhos também têm um risco maior de marasmo.
Causas de marasmo e kwashiorkor
A principal causa de ambas as condições é a falta de acesso aos alimentos. Algumas coisas que podem afetar o acesso de uma pessoa aos alimentos incluem:
- fome
- incapacidade do cuidador de obter alimentos devido à falta de transporte ou incapacidade física
- vivendo na pobreza
Outras coisas que podem levar a essas condições incluem:
- tendo um transtorno alimentar
- falta de educação sobre as necessidades dietéticas
- tomar medicamentos que interferem na absorção de nutrientes
- ter uma condição médica que aumenta a necessidade de calorias do seu corpo
Diagnóstico
O seu médico irá primeiro observar os sintomas físicos. Eles também farão perguntas sobre seu acesso aos alimentos, qualquer histórico de distúrbios alimentares e medicamentos que você está tomando. Eles também podem perguntar sobre seu estado mental ou humor atual.
Eles podem fazer um teste cutâneo para determinar se o seu sistema imunológico está funcionando corretamente. Eles podem colher uma amostra de fezes para descartar outros problemas relacionados à diarreia, se a diarreia for um sintoma. Seu médico também pode testar sua urina ou sangue para ajudar a identificar uma deficiência nutricional.
Tratamento
Ambas as condições são tratáveis aumentando lentamente a ingestão de calorias por meio de várias refeições pequenas. Seu médico pode adicionar suplementos de proteína líquida se você tiver problemas para digerir os alimentos.
Os médicos geralmente recomendam suplementos multivitamínicos e podem prescrever medicamentos para melhorar o apetite. Se os sintomas forem graves, a hospitalização pode ser necessária.
Outlook
Buscar ajuda o mais rápido possível é importante para a recuperação e a sobrevivência a longo prazo. Crianças que desenvolvem kwashiorkor podem não atingir seu potencial máximo para altura. Se uma criança não recebe tratamento desde o início, ela pode desenvolver deficiências mentais e físicas permanentes. Ambas as condições podem levar à morte se não forem tratadas.