O que significa incluir "X" em palavras como Womxn, Folx e Latinx

Contente
- Por que usar o X
- Então, o que Latinx, Womxn e Folx significam?
- Latinx
- Womxn
- Folx
- Como e quando devo usá-lo?
- É assim que posso ser um bom aliado?
- Revisão para

Quando você está fora das identidades de heterossexual, branco e cisgênero, a ideia de definir sua identidade pode parecer estranha. Isso porque essas identidades são vistas como padrão; qualquer pessoa fora dessas identidades é vista como "outra". Como alguém de fora desse reino, levei quase vinte anos para entender minha identidade - e que ela continuará a evoluir.
Crescendo, eu sabia que não era nem negra nem branca; Eu não era "espanhola", como minha mãe nos chamava, pois eram pessoas de ascendência porto-riquenha e cubana. Eu não era hetero e minha bissexualidade foi desafiada na adolescência. Mas assim que descobri o termo Afro-Latina, o mundo pareceu se alinhar e fazer mais sentido para mim.
Foi relativamente fácil a esse respeito. Esse não é o caso de todos. A linguagem é usada como uma ferramenta para se comunicar e definir; ajuda você a descobrir quem você é e lhe dá uma perspectiva do mundo ao seu redor. Embora os rótulos possam ser um tanto excludentes, quando você finalmente encontra um rótulo com o qual se identifica, ele pode ajudá-lo a encontrar sua comunidade, aumentar um sentimento de pertencimento e sentir-se fortalecido, Della V. Mosley, Ph.D., professora assistente de psicologia em a Universidade da Flórida disse anteriormente Forma. Para mim, quando descobri o rótulo certo, me senti vista. Eu encontrei meu lugar em o mundo maior.
Essa busca coletiva de pertencimento e inclusão - para nós mesmos e para os outros - é o motivo pelo qual a linguagem amadurece. É por isso que temos o "x".
O debate sobre o "x" em termos como "Latinx", "folx" e "womxn" é abundante e pode deixá-lo com muitas perguntas: "O" x "é realmente mais inclusivo? Como você pronunciar essas palavras? Por que ele está lá? Todos nós temos que começar a usar esses termos? " Respire fundo. Vamos conversar a respeito disso.
Por que usar o X
Simplificando, "incluir a letra 'x' na grafia desses termos tradicionais visa refletir as caixas fluidas da identidade de gênero e significar a inclusão de todos os grupos, incluindo pessoas trans e pessoas de cor", diz Erika De La Cruz , Apresentador de TV e autor de Passionistas: dicas, contos e tweetables de mulheres em busca de seus sonhos. Womxn, folx e Latinx são usados para reconhecer as deficiências da linguagem binária de gênero (ou seja, limitada a homens ou mulheres).
Mas o gênero é apenas uma peça do quebra-cabeça; a colonização também desempenha um grande papel. A colonização ocidental historicamente suprimiu culturas que eram diferentes. Agora, algumas pessoas procuram alterar o idioma (inglês e outros) para abordar esse fato e homenagear essas culturas.
No geral, a pesquisa em torno do uso de "x" na linguagem mostra que geralmente há cinco razões pelas quais ele é usado, diz Norma Mendoza-Denton, Ph.D., especialista em linguística e professora de antropologia da UCLA.
- Para evitar ter que atribuir gênero em uma palavra.
- Para representar pessoas trans e não conformes de gênero.
- Como uma variável (como na álgebra), age como um termo de preenchimento para cada pessoa. Por exemplo, no uso de "xe" ou "xem" em neopronomes, uma categoria de novos pronomes que podem ser usados para qualquer pessoa, independentemente do sexo.
- Para muitas comunidades colonizadas - sejam Latinx, Negros ou outros grupos indígenas - o "x" também representa tudo o que foi tirado delas pelos colonizadores. Por exemplo, as comunidades no México se autodenominam Chicano / Xicano / a / x em oposição a "Mexicana" porque sinaliza a identificação com raízes indígenas mais do que como os colonizadores espanhóis as denominaram. Esse sentimento se estende aos negros americanos também: Malcolm X mudou seu sobrenome de "Little" (o nome do proprietário de escravos de seus ancestrais) para "x" em 1952 para reconhecer a história de violência anti-negra embutida em seu sobrenome, de acordo com a Sociedade de História Intelectual Afro-americana.
- O "x" também entra em jogo especificamente nas línguas indígenas que sempre tiveram ou perderam o terceiro gênero. Por exemplo, a comunidade em Juchitan, México, está reivindicando e celebrando seu terceiro gênero "muxe".
Todas essas razões referem-se ao desejo de escapar da linguagem binária e também da colonização. Ao recuperar a linguagem, é mais fácil pavimentar o caminho para um sistema mais inclusivo.
Então, o que Latinx, Womxn e Folx significam?
Embora essas três palavras, especificamente, estejam chamando muita atenção e sendo usadas com mais frequência, elas não são as únicas palavras que usam o "x" - e muitas outras podem evoluir à medida que isso se torna uma prática mais comum.
Latinx
O espanhol e outras línguas românicas são binárias por natureza; por exemplo, em espanhol, o masculino el / un / o é frequentemente usado como padrão para todos os gêneros, onde o feminino ella / una / a é só usado para se dirigir a mulheres e femmes. Muitos adjetivos geralmente terminam em -o ou -a para denotar o gênero da pessoa que estão se referindo.
Assim, as pessoas que se identificam fora do binário de gênero podem se encontrar em conflito ou com gênero incorreto com palavras do cotidiano, como adjetivos, nessas línguas - ou, especialmente, no rótulo de Latino / a para descrever uma pessoa de origem ou descendência latino-americana. Outros idiomas, como alemão e inglês, têm termos neutros, por isso conseguimos usar "they" em inglês como uma solução alternativa para pronomes de gênero.
Womxn
Então, por que mudar o "a" na palavra mulher? O termo "mulher" é freqüentemente usado para remover o "homem" da mulher. Isso descentraliza a ideia de que as mulheres vêm dos homens. Também enfatiza a intenção de incluir mulheres / femmes trans e não binárias, reconhecendo que nem todas as mulheres têm vaginas e nem todas as pessoas com vaginas são mulheres.
A palavra womxn é freqüentemente usada para romper com as suposições coloniais em torno do gênero também. Por exemplo, as sociedades indígenas e africanas muitas vezes não vêem os papéis e os gêneros de gênero da mesma forma que as sociedades europeias. Muitas tribos africanas e indígenas eram matrilineares e / ou matrilocais, o que significa que a estrutura em torno das unidades familiares era baseada na linhagem da mãe em oposição à do pai. Indivíduos com dois espíritos (um terceiro gênero distinto) eram freqüentemente reconhecidos nas tribos nativas americanas, embora cada tribo possa ter sua própria terminologia ou identificação para o termo. Quando colonizadores europeus tomaram terras indígenas à força e escravizaram africanos, eles também reprimiram e criminalizaram muitos modos de vida culturais. A sociedade patriarcal de supremacia branca em que vivemos hoje foi imposta a muitas pessoas, e é por isso que mudar a linguagem que agora usamos é uma forma de reclamação.
Folx
Embora a palavra gente já seja neutra em relação ao gênero, o termo "folx" é usado para exibir especificamente a inclusão de gente queer, transgênero e agênero. Embora o "pessoal" original não exclua ninguém inerentemente, usar o "x" pode indicar que você está ciente de pessoas que podem se identificar fora do binário.
Como e quando devo usá-lo?
Depende da situação. Para estar seguro, é aconselhável usar o "x" ao se referir a comunidades maiores para garantir que você está incluindotodos. Se você está em espaços radicais, feministas ou queer (seja online ou IRL), é uma boa ideia usar o termo "mulher" ou "folx" para significar que você respeita o espaço. "Queering" seu idioma, por assim dizer, é uma ótima maneira de ser inclusivo.
Se você se identifica como latina ou mulher, você deveria mudar a forma como você se identifica? “Esta é uma pergunta comum e, francamente, uma preocupação para aqueles que amam suas identidades 'como são'”, diz De La Cruz. "Acredito que precisamos reconhecer que cada pessoa em nossa cultura passou por sua própria jornada para aceitar a si mesma."
Ou seja, é 100% bom ser verdadeiro com quem você é, mesmo que seja um rótulo dentro do binário. Por exemplo, ainda me considero afro-latina porque é assim que me identifico. No entanto, se estou me dirigindo a toda a comunidade Latinx, direi "Latinx".
Como você pronuncia palavras com um "x"? Womxn é pronunciado como "mulher" ou "mulheres" dependendo do contexto; folx é plural, pronunciado como "folks"; Latinx é pronunciado "La-teen-x" ou "Lah-tin-x", de acordo com Medoza-Denton.
É assim que posso ser um bom aliado?
Existem coisas simples que você pode fazer para ser um aliado melhor, mas apenas fazer essas coisas não o tornará automaticamente um aliado. Ser um aliado significa fazer um esforço consistente para ajudar o movimento de erradicação da marginalização. (Relacionado: LGBTQ + Glossário de definições de gênero e sexualidade que os aliados devem saber)
Adicione seus pronomes às suas páginas de mídia social e às suas assinaturas de e-mail - mesmo que você não se identifique como trans ou não conforme com o gênero. Isso ajuda a normalizar a solicitação de pronomes na interação diária. Adicione "eles" ao seu vocabulário para fazer referência a pessoas que não confirmaram seus pronomes. (Ou, em caso de dúvida, pergunte às pessoas o que elas preferem! Lembre-se de que não existe uma maneira de "parecer" trans, não compatível com o gênero ou não binário. Todos são diferentes.) Se você está preocupado com a correção gramatical o uso de "eles" é, deixe-me apresentar o Guia de Estilo da APA.
E, para ser franco, a linguagem "correta" é uma farsa. Quando diferentes grupos de pessoas em diferentes lugares falam um idioma de maneira diferente, como você pode considerar uma versão "certa" ou "correta"? Reforçar essa ideia é restritivo para aqueles que vivem fora das margens do "inglês adequado", como falantes de inglês vernáculo afro-americano (AAVE) ou vernáculos alternativos. Mendoza-Denton diz isso da melhor maneira: "A linguagem sempre e sempre continuará a evoluir! Não se preocupe, a Geração C, 30 anos no futuro, usará alguns novos termos que ainda não foram inventados e que nos surpreenderão! "