Dietas líquidas são uma boa idéia para perda de peso?
Contente
- Tipos de Dietas Líquidas
- Substitutos de Refeição
- Dietas e desintoxicantes de desintoxicação
- Dietas líquidas medicamente prescritas
- Dietas líquidas são frequentemente muito baixas em calorias
- Às vezes são prescritos antes ou depois de certas cirurgias
- Substituir algumas refeições por líquidos pode ajudar na perda de peso
- Algumas dietas líquidas provavelmente não são boas estratégias de perda de peso
- Dietas líquidas não são para todos
- Segurança e efeitos colaterais de dietas líquidas
- A linha inferior
Perder peso é um objetivo muito comum.
Seja para saúde ou aparência, muitos estão procurando o programa ideal para perda de peso.
Uma categoria de dietas para perda de peso enfatiza o consumo de líquidos, em vez de alimentos sólidos.
Alguns programas simplesmente substituem certas refeições por líquidos, enquanto outros substituem todos os alimentos sólidos por líquidos.
Este artigo discute vários tipos de dietas líquidas e se elas são recomendadas para perda de peso.
Tipos de Dietas Líquidas
Dietas líquidas são programas de nutrição que exigem que você obtenha parte, a maioria ou todas as suas calorias diárias de líquidos, em vez de alimentos sólidos.
Embora existam muitas dietas líquidas, a maioria pode ser agrupada em uma das seguintes categorias.
Substitutos de Refeição
Algumas dietas líquidas envolvem shakes de substituição de refeição, que são consumidos no lugar de alimentos sólidos. Várias empresas vendem esses shakes para fins de perda de peso.
Os shakes de substituição de refeições geralmente têm menos calorias do que as refeições típicas. Eles podem substituir uma ou várias refeições por dia (1).
Eles são projetados para conter todos os nutrientes que seu corpo precisa para funcionar, incluindo macronutrientes (proteínas, carboidratos e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais) (2).
Alguns programas de perda de peso usam esses shakes para explicar toda a sua ingestão calórica por vários meses (3).
Dietas e desintoxicantes de desintoxicação
Outras dietas líquidas incluem dietas de desintoxicação ou limpam, que exigem o consumo de certos sucos ou bebidas que supostamente removem substâncias tóxicas do seu corpo (4).
Exemplos dessas dietas incluem o Master Cleanse, jejum de água a longo prazo e vários programas de sucos.
Ao contrário dos shakes de substituição de refeição, esses programas normalmente contam com alguns ingredientes naturais, como sucos de certas frutas e legumes e outros ingredientes botânicos.
Por esse motivo, essas dietas podem não conter todos os nutrientes que seu corpo precisa.
Dietas líquidas medicamente prescritas
Dietas líquidas claras e líquidas integrais são exemplos de dietas prescritas clinicamente por razões de saúde específicas.
Como o nome indica, dietas líquidas claras apenas permitem o consumo de líquidos claros, como água, suco de maçã, chá, certas bebidas esportivas e caldos (5).
Essas dietas podem ser prescritas antes ou após certas cirurgias ou se você tiver problemas digestivos.
Dietas líquidas completas são prescritas por razões semelhantes, mas são menos restritivas que as dietas líquidas claras.
Eles permitem a maioria das bebidas, bem como alimentos que se tornam líquidos à temperatura ambiente, como picolés, gelatina, pudim, xaropes e xaropes (6).
Resumo Dietas líquidas substituem alguns ou todos os alimentos por bebidas. Existem vários tipos, incluindo programas de substituição de refeições, limpeza e dietas líquidas medicamente prescritas.
Dietas líquidas são frequentemente muito baixas em calorias
Dietas líquidas geralmente contêm menos calorias do que dietas que consistem em alimentos sólidos.
Para uma dieta líquida de reposição de refeições, o número total de calorias diárias pode variar de 500 a 1.500 (7, 8).
No entanto, essas dietas costumam ser apenas uma fase de um programa geral de perda de peso.
Por exemplo, um estudo de perda de peso em 24 pessoas obesas envolveu um período de 30 dias em que os participantes consumiram 700 calorias por dia com substitutos de refeição, mas sem alimentos sólidos (9).
Nos 150 dias seguintes, os alimentos sólidos foram gradualmente reintroduzidos. A ingestão calórica diária aumentou gradualmente de 700 para 1.200 calorias.
Este programa foi eficaz para perda de peso e redução de gordura corporal de 33% para 26%.
Em estudos sobre dietas líquidas para reposição de refeições, é comum o uso desse padrão de reintrodução de alimentos sólidos após uma dieta líquida ter sido seguida por um a três meses (3, 9).
Pesquisas demonstraram que dietas de baixa caloria (1.200–1.500 calorias por dia) e muito baixa caloria (500 calorias por dia) usando substitutos líquidos de refeições podem ser eficazes para perda de peso.
Embora dietas com baixas calorias possam levar a uma maior perda de peso, elas também podem levar a maiores riscos, como o aumento do risco de cálculos biliares em alguns indivíduos (7).
É importante observar que as pessoas que participam de estudos sobre dietas líquidas de baixa caloria geralmente são monitoradas de perto pelo pessoal médico.
Além disso, muitos desses programas não devem ser seguidos a longo prazo.
Certas dietas líquidas não permitem alimentos sólidos e, portanto, podem não conter todos os nutrientes benéficos encontrados em alimentos integrais, como frutas e legumes (10).
No entanto, substituir apenas uma ou duas refeições por dia por um shake de substituição de refeição de baixa caloria pode ser uma estratégia prática a longo prazo como complemento para a ingestão de alimentos saudáveis e sólidos.
Resumo Algumas dietas líquidas consistem em substitutos de refeições pré-embalados, que fornecem de 500 a 1.500 calorias por dia. Essas dietas costumam ser apenas uma fase de um programa geral de perda de peso que reintroduz gradualmente alimentos sólidos.Às vezes são prescritos antes ou depois de certas cirurgias
Embora dietas líquidas sejam frequentemente associadas a programas de perda de peso, há outras razões pelas quais você pode seguir uma.
Por exemplo, líquidos claros são geralmente fáceis de digerir e não deixam muito material não digerido no intestino (11).
Como resultado, seu médico pode prescrever uma dieta líquida clara antes de certas cirurgias, como colonoscopias e cirurgia bariátrica.
Eles também podem ser prescritos após certas cirurgias, como remoção da vesícula biliar e cirurgia bariátrica (12).
Além disso, dietas líquidas são recomendadas para quem tem problemas digestivos, incluindo diarréia e vômito.
No entanto, algumas evidências sugerem que dietas sólidas para alimentos que deixam materiais mínimos não digeridos podem ser superiores às dietas líquidas (13).
Resumo Dietas líquidas são usadas para mais do que apenas a perda de peso. Seu médico pode prescrever uma dieta líquida antes ou depois de certos procedimentos cirúrgicos ou se você tiver problemas digestivos específicos.Substituir algumas refeições por líquidos pode ajudar na perda de peso
Muitos estudos foram realizados em programas que substituem algumas ou todas as refeições por substitutos líquidos (2, 3, 14).
Um estudo de oito anos, incluindo mais de 8.000 pessoas obesas, analisou se os substitutos de refeições líquidas promoveram perda de peso e manutenção de peso (3).
O programa consistiu em um período de 12 semanas, durante o qual os participantes consumiram apenas 800 calorias por dia de substitutos líquidos de refeições.
Após o período de perda de peso, os participantes receberam um programa de manutenção de peso que reintroduziu gradualmente os alimentos sólidos.
Após um ano, as mulheres perderam 19 libras (19,6 kg) em média, enquanto os homens perderam 26 libras (26 kg).
Embora esses resultados sejam impressionantes, é importante lembrar que os participantes concluíram um programa muito intensivo sob supervisão médica.
Outro estudo, incluindo mais de 9.000 adultos com sobrepeso e obesos, examinou os efeitos de uma fórmula líquida de 500 calorias na perda de peso (14).
A fórmula líquida foi a única fonte de calorias por 6 a 10 semanas, seguida por um período de manutenção de 9 meses para perda de peso.
Após um ano, os que usaram a fórmula líquida perderam 11,4 kg, mais do que aqueles que ingeriram alimentos sólidos. No entanto, isso provavelmente ocorreu porque eles ingeriram menos calorias do que o grupo de alimentos sólidos.
Pesquisas que compararam diretamente dietas de baixa caloria, consistindo em alimentos ou líquidos, descobriram que ambas são igualmente eficazes quando contêm o mesmo número de calorias (15).
Resumo Substituir algumas ou todas as refeições por substitutos líquidos pode promover a perda de peso. No entanto, isso ocorre devido a uma ingestão reduzida de calorias. As dietas à base de alimentos e à base de líquidos são igualmente eficazes quando contêm o mesmo número de calorias.Algumas dietas líquidas provavelmente não são boas estratégias de perda de peso
Dietas líquidas que permitem apenas beber certos sucos, chás ou outras bebidas não são boas estratégias de perda de peso a longo prazo.
Alimentos sólidos contêm muitos nutrientes necessários. Portanto, não é recomendável manter uma dieta que consiste apenas em líquidos a longo prazo.
Mesmo em estudos que mostram resultados impressionantes da substituição de refeições líquidas, os alimentos sólidos foram reintroduzidos após várias semanas ou meses (3, 14).
Dietas líquidas medicamente prescritas, como dieta líquida clara ou dieta líquida total, não devem ser seguidas a longo prazo.
Da mesma forma, os programas de limpeza e desintoxicação podem envolver períodos durante os quais apenas certas misturas de suco são consumidas por dias ou semanas.
Por exemplo, o Master Cleanse consiste em 3 a 10 dias em consumir apenas uma bebida especial feita de suco de limão, xarope de bordo, pimenta caiena e água (4).
Beber esta bebida no lugar de comer reduzirá sua ingestão de calorias, mas de 3 a 10 dias de baixa ingestão de calorias fará muito pouco em termos de perda de peso a longo prazo se você simplesmente retornar à sua dieta normal depois.
Dietas de curto prazo e com baixas calorias podem fazer com que você perca peso rapidamente, devido à perda de carboidratos e água, que normalmente são armazenados no fígado e nos músculos (16).
Além disso, o Master Cleanse e programas similares recomendam o uso de laxantes, o que poderia contribuir ainda mais para a perda temporária de peso (4).
Assim, grande parte do peso que você perde durante essas dietas líquidas de curto prazo pode não ser devido à perda de gordura (17).
Depois de retomar uma dieta normal, você provavelmente recuperará muito ou todo o peso que perdeu à medida que as reservas de carboidratos e água forem reabastecidas (18).
Dietas intensivas a curto prazo geralmente não levam a uma perda de peso duradoura, porque não fazem nada para mudar seus hábitos alimentares permanentes (19).
Por esses motivos, dietas excessivamente restritivas que não permitem alimentos sólidos geralmente não são recomendadas.
Um objetivo mais apropriado é incorporar estratégias simples que você possa usar todos os dias por um longo período de tempo, em vez de soluções rápidas de curto prazo que não cumpram suas promessas (19).
Resumo Dietas que contêm apenas sucos ou bebidas especiais não são boas estratégias a longo prazo. Esses programas podem levar a uma rápida perda de peso, mas provavelmente não levarão a uma perda de gordura duradoura. Focar mudanças sustentáveis e de longo prazo na dieta é uma estratégia melhor.Dietas líquidas não são para todos
Embora seja possível obter sucesso com algumas dietas líquidas, como aquelas que usam substitutos de refeição, esses programas não são ideais para todos.
Algumas pessoas podem achar que substituir alguns alimentos sólidos por substitutos líquidos de refeições é uma maneira prática de reduzir a ingestão de calorias (2).
No entanto, outros acham esse padrão de alimentação desafiador.
Se você achar que substituir líquidos em calorias mais baixas por alimentos sólidos permite que você coma menos calorias enquanto continua satisfeito, pode ser uma estratégia que vale a pena perder peso.
No entanto, se você sentir mais fome ao consumir substitutos líquidos de refeições, em vez de um lanche ou refeição pequena, essa estratégia pode não ser boa para você (20).
Por exemplo, você pode considerar trocar seu almoço normal por um substituto líquido de refeição.
Se você costuma almoçar ou sobras de alta caloria no jantar da noite anterior, pode reduzir substancialmente a ingestão de calorias usando um substituto de refeição.
No entanto, se você costuma comer um almoço leve e saudável, não poderá obter nenhum benefício ao mudar para um substituto líquido da refeição.
Vários grupos de pessoas não devem considerar uma dieta líquida, como mulheres grávidas ou amamentando, crianças e adolescentes e pessoas com baixo peso (21, 22).
Sem mencionar, há considerações financeiras. Shakes de substituição de refeições comerciais geralmente podem ser mais caros que os alimentos sólidos tradicionais.
Resumo Algumas pessoas acham que enfatizar líquidos é uma maneira fácil de reduzir a ingestão de calorias, enquanto outras acham difícil. Primeiro, considere se a substituição de alimentos por líquidos ajudará a reduzir suas calorias e se é uma estratégia de dieta sustentável para você.Segurança e efeitos colaterais de dietas líquidas
A segurança das dietas líquidas depende do tipo de dieta e da duração do programa.
Dietas que substituem uma ou várias refeições por dia com shakes de reposição são geralmente consideradas seguras a longo prazo (3, 14).
A maioria dos shakes de substituição de refeição é projetada para conter os nutrientes necessários ao corpo humano, incluindo carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.
No entanto, substituir apenas algumas refeições por líquidos garante que você também obtenha nutrientes de alimentos sólidos.
Um efeito colateral de uma dieta líquida é a constipação, que pode ser devida ao baixo teor de fibras da maioria dos líquidos (23).
Além disso, dietas com baixas calorias (500 calorias por dia) podem levar a um risco maior de cálculos biliares do que dietas com baixas calorias (1.200–1.500 calorias por dia) (7).
No entanto, há uma baixa incidência de efeitos colaterais em geral com programas de perda de peso que incluem líquidos de reposição de refeições com baixas calorias (3, 8, 9, 14).
Enquanto isso, dietas líquidas medicamente prescritas são consideradas seguras para uso a curto prazo, mas geralmente são solicitadas por um médico (5, 6).
Se este tipo de dieta não lhe foi prescrito por um profissional médico, provavelmente não é necessário.
Seguir uma dieta líquida a longo prazo pode aumentar o risco de deficiências nutricionais, principalmente se você estiver consumindo apenas sucos ou outras bebidas que não contêm todos os nutrientes essenciais (4).
No geral, é provavelmente uma boa idéia incluir alguns alimentos sólidos e saudáveis em sua dieta, mesmo se você estiver pensando em enfatizar líquidos.
Resumo A segurança das dietas líquidas depende da dieta específica e por quanto tempo você a segue. Substituir shakes de substituição de refeição balanceados por alguns alimentos sólidos provavelmente é seguro a longo prazo. No entanto, não é recomendado consumir líquidos sozinho a longo prazo.A linha inferior
Dietas líquidas substituem algumas ou todas as refeições por líquidos.
Eles geralmente são de baixa caloria e podem ser usados para perda de peso.
Alguns usam shakes de substituição de refeição nutricionalmente equilibrados, enquanto outros apenas permitem sucos ou bebidas com baixo teor de nutrientes.
Substitutos de refeições líquidas podem ajudar na perda de peso, mas geralmente são apenas uma parte de um programa que incorpora alimentos sólidos.
Além disso, eles só são recomendados para perda de peso se forem uma estratégia viável para você.
Não existe um programa de dieta "tamanho único". Escolher algo que se adapte às suas preferências aumentará suas chances de sucesso a longo prazo na perda de peso.