Como apertar a pele frouxa após perder peso
Contente
- O que causa a pele solta após a perda de peso?
- Fatores que influenciam a perda de elasticidade da pele
- Problemas Relacionados ao Excesso de Pele Solta
- Remédios naturais para esticar a pele solta
- Realizar treinamento de resistência
- Tome colágeno
- Consumir certos nutrientes e manter-se hidratado
- Use Cremes Firmeza
- Tratamentos médicos para esticar a pele solta
- Cirurgia de contorno corporal
- Procedimentos Médicos Alternativos
- Mensagem para levar para casa
Perder muito peso é uma conquista impressionante que reduz significativamente o risco de doenças.
No entanto, as pessoas que conseguem grande perda de peso geralmente ficam com muita pele solta, o que pode afetar negativamente a aparência e a qualidade de vida.
Este artigo analisa o que causa a pele solta após a perda de peso. Ele também fornece informações sobre soluções naturais e médicas que podem ajudar a apertar e se livrar da pele solta.
O que causa a pele solta após a perda de peso?
A pele é o maior órgão do corpo e forma uma barreira protetora contra o meio ambiente.
A camada mais interna da pele consiste em proteínas, incluindo colágeno e elastina. O colágeno, que constitui 80% da estrutura da pele, fornece firmeza e força. A elastina fornece elasticidade e ajuda a manter a pele firme.
Durante o ganho de peso, a pele se expande para abrir espaço para um maior crescimento no abdômen e em outras partes do corpo. A gravidez é um exemplo dessa expansão.
A expansão da pele durante a gravidez ocorre ao longo de alguns meses, e a pele expandida normalmente se retrai vários meses após o nascimento do bebê.
Em contraste, a maioria das pessoas com sobrepeso e obesas carregam peso extra por anos, geralmente começando na infância ou adolescência.
Quando a pele foi significativamente esticada e permanece assim por um longo período, as fibras de colágeno e elastina são danificadas. Como resultado, eles perdem parte de sua capacidade de retração ().
Conseqüentemente, quando alguém perde muito peso, o excesso de pele fica pendurado no corpo. Em geral, quanto maior for a perda de peso, mais pronunciado será o efeito de pele solta.
Além disso, os pesquisadores relatam que os pacientes submetidos à cirurgia para perda de peso formam menos colágeno novo e a composição é inferior em comparação com o colágeno na pele jovem e saudável (,,).
Conclusão:A pele esticada durante um ganho de peso significativo frequentemente perde sua capacidade de retração após a perda de peso devido a danos ao colágeno, elastina e outros componentes responsáveis pela elasticidade.
Fatores que influenciam a perda de elasticidade da pele
Vários fatores contribuem para a pele solta após a perda de peso:
- Tempo com excesso de peso: Em geral, quanto mais tempo alguém estiver com sobrepeso ou obesidade, mais solta sua pele ficará após a perda de peso devido à perda de elastina e colágeno.
- Quantidade de peso perdido: A perda de peso de 100 libras (46 kg) ou mais normalmente resulta em uma maior quantidade de pele pendurada do que uma perda de peso mais modesta.
- Era: A pele mais velha tem menos colágeno do que a pele mais jovem e tende a ser mais solta após a perda de peso ().
- Genética: Os genes podem afetar a forma como sua pele responde ao ganho e perda de peso.
- Exposição ao sol: Foi demonstrado que a exposição crônica ao sol reduz a produção de colágeno e elastina da pele, o que pode contribuir para a pele solta (,).
- Fumar: Fumar leva a uma redução na produção de colágeno e danos ao colágeno existente, resultando em pele flácida e flácida ().
Vários fatores afetam a perda de elasticidade da pele durante as mudanças de peso, incluindo idade, genética e o tempo que a pessoa carrega com excesso de peso.
Problemas Relacionados ao Excesso de Pele Solta
A pele flácida devido à grande perda de peso pode causar desafios físicos e emocionais:
- Desconforto físico: O excesso de pele pode ser desconfortável e interferir na atividade normal. Um estudo com 360 adultos descobriu que esse problema ocorria com mais frequência em pessoas que haviam perdido 110 libras (50 kg) ou mais ().
- Diminuição da atividade física: Em um estudo com 26 mulheres, 76% relataram que a pele solta limitava a mobilidade para exercícios. Além do mais, 45% disseram que pararam de se exercitar completamente porque sua pele esvoaçante fazia com que as pessoas olhassem ().
- Irritação e colapso da pele: Um estudo descobriu que de 124 pessoas que solicitaram cirurgia plástica para esticar a pele após a cirurgia para perda de peso, 44% relataram dores na pele, úlceras ou infecções devido à pele solta ().
- Imagem corporal deficiente: A pele flácida devido à perda de peso pode ter efeitos negativos na imagem corporal e no humor (,).
Vários problemas podem ocorrer devido à pele solta, incluindo desconforto físico, mobilidade limitada, lesões cutâneas e imagem corporal deficiente.
Remédios naturais para esticar a pele solta
Os seguintes remédios naturais podem melhorar a resistência e a elasticidade da pele até certo ponto em pessoas que perderam peso de pequena a moderada.
Realizar treinamento de resistência
Fazer exercícios regulares de treinamento de força é uma das maneiras mais eficazes de construir massa muscular em adultos jovens e idosos (,).
Além de ajudar a queimar mais calorias, um aumento na massa muscular também pode ajudar a melhorar a aparência da pele solta.
Tome colágeno
O hidrolisado de colágeno é muito semelhante à gelatina. É uma forma processada do colágeno encontrado no tecido conjuntivo dos animais.
Embora não tenha sido testado em pessoas com pele flácida relacionada à grande perda de peso, estudos sugerem que o hidrolisado de colágeno pode ter um efeito protetor sobre o colágeno da pele (, 17,).
Em um estudo controlado, a força do colágeno aumentou significativamente após quatro semanas de suplementação com peptídeos de colágeno, e esse efeito permaneceu durante o estudo de 12 semanas ().
O colágeno hidrolisado também é conhecido como colágeno hidrolisado. Ele vem em pó e pode ser comprado em lojas de produtos naturais ou online.
Outra fonte popular de colágeno é o caldo de osso, que também oferece outros benefícios à saúde.
Consumir certos nutrientes e manter-se hidratado
Certos nutrientes são importantes para a produção de colágeno e outros componentes de uma pele saudável:
- Proteína: Proteína adequada é vital para uma pele saudável, e os aminoácidos lisina e prolina desempenham um papel direto na produção de colágeno.
- Vitamina C: A vitamina C é necessária para a síntese de colágeno e também ajuda a proteger a pele dos danos do sol ().
- Ácidos gordurosos de omega-3: Um pequeno estudo descobriu que os ácidos graxos ômega-3 em peixes gordurosos podem ajudar a aumentar a elasticidade da pele ().
- Água: Ficar bem hidratado pode melhorar a aparência da sua pele. Um estudo descobriu que mulheres que aumentaram sua ingestão diária de água tiveram melhorias significativas na hidratação e função da pele ().
Use Cremes Firmeza
Muitos cremes “firmadores” contêm colágeno e elastina.
Embora esses cremes possam aumentar temporariamente a rigidez da pele, as moléculas de colágeno e elastina são muito grandes para serem absorvidas pela pele. Em geral, o colágeno deve ser criado de dentro para fora.
Conclusão:Alguns remédios naturais ajudam a apertar a pele frouxa após a gravidez ou perda de peso pequena a moderada.
Tratamentos médicos para esticar a pele solta
Tratamentos médicos ou cirúrgicos geralmente são necessários para esticar a pele solta após uma grande perda de peso.
Cirurgia de contorno corporal
Aqueles que perderam uma quantidade significativa de peso por meio de cirurgia bariátrica ou outros métodos de perda de peso, muitas vezes solicitam cirurgia para remover o excesso de pele ().
Na cirurgia de contorno corporal, uma grande incisão é feita e o excesso de pele e gordura são removidos. A incisão é suturada com pontos finos para minimizar a cicatriz.
Cirurgias específicas de contorno corporal incluem:
- Abdominoplastia (abdominoplastia): Remoção de pele do abdômen.
- Elevação da parte inferior do corpo: Remoção da pele da barriga, nádegas, quadris e coxas.
- Elevação da parte superior do corpo: Remoção da pele dos seios e costas.
- Levantamento medial da coxa: Remoção de pele da parte interna e externa das coxas.
- Braquioplastia (elevação do braço): Remoção de pele da parte superior do braço.
Geralmente, várias cirurgias são realizadas em diferentes partes do corpo no período de um a dois anos após uma grande perda de peso.
As cirurgias de contorno corporal geralmente requerem uma internação hospitalar de um a quatro dias. O tempo de recuperação em casa é normalmente de duas a quatro semanas. Também podem ocorrer algumas complicações da cirurgia, como sangramento e infecções.
Dito isso, a maioria dos estudos descobriu que a cirurgia de contorno corporal melhora a qualidade de vida em pessoas anteriormente obesas. No entanto, um estudo relatou que alguns escores de qualidade de vida diminuíram naqueles que realizaram o procedimento (,,,).
Procedimentos Médicos Alternativos
Embora a cirurgia de contorno corporal seja de longe o procedimento mais comum para remover pele solta, também existem opções menos invasivas com menor risco de complicações:
- VelaShape: Este sistema usa uma combinação de luz infravermelha, radiofrequência e massagem para reduzir a pele solta. Em um estudo, isso levou à perda significativa da pele da barriga e do braço em adultos com excesso de peso (,).
- Ultra-som: Um estudo controlado de tratamento com ultrassom em pessoas que fizeram cirurgia bariátrica não encontrou nenhuma melhora objetiva na pele flácida. No entanto, as pessoas relataram alívio da dor e outros sintomas após o tratamento ().
Parece que, embora haja menos riscos com esses procedimentos alternativos, os resultados podem não ser tão dramáticos quanto com a cirurgia de contorno corporal.
Conclusão:A cirurgia de contorno corporal é o procedimento mais comum e eficaz para remover a pele solta que ocorre após uma grande perda de peso. Alguns procedimentos alternativos também estão disponíveis, mas não tão eficazes.
Mensagem para levar para casa
O excesso de pele solta após a perda de peso pode ser angustiante.
Para pessoas que perderam pequenas a moderadas quantidades de peso, a pele provavelmente se retrairá sozinha eventualmente e pode ser ajudada por remédios naturais.
No entanto, os indivíduos que obtiveram grande perda de peso podem precisar de cirurgia de contorno corporal ou outros procedimentos médicos para apertar ou eliminar a pele solta.