O que você deve saber sobre dor lombar
Contente
- Visão geral
- Quais são as causas da dor lombar?
- Deformação
- Lesão no disco
- Ciática
- Estenose espinal
- Curvaturas anormais da coluna
- Outras condições
- Como é diagnosticada a dor lombar?
- Quais são as opções de tratamento para lombalgia?
- Assistência domiciliar
- Tratamento médico
- Cirurgia
- Como posso evitar dores lombares?
Visão geral
Dor lombar é uma causa comum para visitas ao médico.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame (NINDS), a dor lombar é a causa mais comum de incapacidade relacionada ao trabalho. Pelo menos 80% dos americanos sentirão lombalgia durante a vida.
A maioria das dores lombares é o resultado de uma lesão, como entorse ou distensão muscular devido a movimentos bruscos ou falta de mecânica corporal ao levantar objetos pesados.
A dor lombar também pode ser o resultado de certas doenças, como:
- câncer da medula espinhal
- um disco rompido ou hérnia
- ciática
- artrite
- infecções renais
- infecções da coluna vertebral
A dor nas costas aguda pode durar de alguns dias a algumas semanas, enquanto a dor crônica nas costas é uma dor que dura mais de três meses.
É mais provável que a dor lombar ocorra em indivíduos entre as idades de 30 e 50 anos. Isso ocorre em parte devido às alterações que ocorrem no corpo com o envelhecimento. À medida que envelhecemos, há uma redução no conteúdo de fluido entre as vértebras na coluna vertebral.
Isso significa que os discos na coluna vertebral experimentam irritação mais facilmente. Você também perde algum tônus muscular, o que torna as costas mais propensas a lesões. É por isso que fortalecer os músculos das costas e usar boas mecânicas corporais são úteis na prevenção da dor lombar.
Quais são as causas da dor lombar?
Deformação
Os músculos e ligamentos nas costas podem se esticar ou rasgar devido ao excesso de atividade. Os sintomas incluem dor e rigidez na região lombar, além de espasmos musculares. O descanso e a fisioterapia são remédios para esses sintomas.
Lesão no disco
Os discos na parte de trás estão sujeitos a lesões. Esse risco aumenta com a idade. A parte externa do disco pode rasgar ou hérnia.
Um hérnia de disco, também conhecido como disco escorregado ou rompido, ocorre quando a cartilagem ao redor do disco empurra a medula espinhal ou as raízes nervosas. A almofada que fica entre as vértebras espinhais se estende para fora de sua posição normal.
Isso pode resultar na compressão da raiz nervosa à medida que sai da medula espinhal e através dos ossos vertebrais. As lesões no disco geralmente ocorrem repentinamente após levantar algo ou torcer as costas. Ao contrário de uma tensão nas costas, a dor de uma lesão no disco geralmente dura mais de 72 horas.
Ciática
Ciática pode ocorrer com um hérnia de disco se o disco pressionar o nervo ciático. O nervo ciático conecta a coluna vertebral às pernas. Como resultado, a ciática pode causar dor nas pernas e pés. Essa dor geralmente parece ardência ou alfinetes e agulhas.
Estenose espinal
Estenose espinhal é quando a coluna vertebral se estreita, pressionando a medula espinhal e os nervos espinhais.
A estenose espinal é mais comum devido à degeneração dos discos entre as vértebras. O resultado é a compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal por esporões ósseos ou tecidos moles, como discos.
A pressão sobre os nervos espinhais causa sintomas como:
- dormência
- cólicas
- fraqueza
Você pode sentir esses sintomas em qualquer parte do corpo. Muitas pessoas com estenose espinhal percebem que seus sintomas pioram quando estão em pé ou andando.
Curvaturas anormais da coluna
Escoliose, cifose e lordose são condições que causam curvaturas anormais na coluna vertebral.
Estas são condições congênitas que geralmente são diagnosticadas pela primeira vez durante a infância ou adolescência. A curvatura anormal causa dor e má postura porque exerce pressão sobre:
- músculos
- tendões
- ligamentos
- vértebras
Outras condições
Existem várias outras condições que causam dores nas costas. Essas condições incluem:
- Artrite é uma inflamação das articulações.
- Fibromialgia é dor e sensibilidade a longo prazo nas articulações, músculos e tendões.
- Espondilite é a inflamação das articulações entre os ossos da coluna vertebral.
- Espondilose é um distúrbio degenerativo que pode causar perda da estrutura e função normais da coluna. Embora o envelhecimento seja a principal causa da doença, a localização e a taxa de degeneração são específicas para o indivíduo.
Condições de saúde adicionais que podem causar dor lombar incluem:
Problemas renais e da bexiga
- gravidez
- endometriose
- cistos ovarianos
- miomas uterinos
- Câncer
Como é diagnosticada a dor lombar?
Provavelmente, seu médico começará solicitando um histórico médico completo e realizando um exame físico completo para determinar onde você está sentindo a dor. Um exame físico também pode determinar se a dor está afetando sua amplitude de movimento.
O seu médico também pode verificar seus reflexos e suas respostas a certas sensações. Isso determina se sua dor lombar está afetando seus nervos.
A menos que você tenha sintomas preocupantes ou debilitantes ou perda neurológica, seu médico provavelmente irá monitorar sua condição por algumas semanas antes de enviá-lo para o teste. Isso ocorre porque a maioria das dores lombares se resolve usando tratamentos simples de autocuidado.
Certos sintomas requerem mais testes, incluindo:
- falta de controle intestinal
- fraqueza
- febre
- perda de peso
Da mesma forma, se sua dor lombar continuar após o tratamento em casa, seu médico poderá solicitar exames adicionais.
Procure atendimento médico imediatamente se sentir algum destes sintomas, além de lombalgia.
Testes de imagem, como raios-X, tomografia computadorizada, ultrassonografia e ressonância magnética, podem ser necessários para que seu médico possa verificar:
- problemas ósseos
- problemas de disco
- problemas com os ligamentos e tendões nas costas
Se o seu médico suspeitar de um problema com a força dos ossos nas suas costas, ele poderá solicitar um exame ósseo ou um teste de densidade óssea. A eletromiografia (EMG) ou os testes de condução nervosa podem ajudar a identificar problemas nos nervos.
Quais são as opções de tratamento para lombalgia?
Assistência domiciliar
Os métodos de autocuidado são úteis nas primeiras 72 horas após o início da dor. Se a dor não melhorar após 72 horas de tratamento em casa, você deve ligar para o seu médico.
Interrompa suas atividades físicas normais por alguns dias e aplique gelo na região lombar. Os médicos geralmente recomendam o uso de gelo nas primeiras 48 a 72 horas e depois o aquecimento.
Gelo e calor alternativos para relaxar os músculos. O protocolo RICE - repouso, gelo, compressão e elevação - é recomendado nas primeiras 48 horas.
Tome remédios para dor sem receita, como ibuprofeno (Advil, Motrin IB) ou acetaminofeno (Tylenol), para aliviar a dor.
Às vezes, deitar de costas causa mais desconforto. Nesse caso, tente deitar de lado, com os joelhos dobrados e um travesseiro entre as pernas. Se você puder descansar confortavelmente de costas, coloque um travesseiro ou uma toalha enrolada embaixo das coxas para reduzir a pressão na região lombar.
Um banho quente ou uma massagem geralmente relaxam os músculos rígidos e atados nas costas.
Tratamento médico
A dor lombar pode ocorrer com várias condições diferentes, incluindo:
- tensão e fraqueza muscular
- nervos comprimidos
- desalinhamento da medula espinhal
Existem vários tratamentos médicos possíveis, incluindo:
- medicações
- aparelhos médicos
- fisioterapia
O seu médico determinará a dosagem e a aplicação apropriadas de drogas e medicamentos com base nos seus sintomas.
Alguns medicamentos que seu médico pode prescrever incluem:
- relaxantes musculares
- anti-inflamatórios não esteróides (AINEs)
- estupefacientes, como codeína, para alívio da dor
- esteróides para reduzir a inflamação
- injeções de corticosteróides
O seu médico também pode prescrever fisioterapia, incluindo:
- massagem
- alongamento
- exercícios de fortalecimento
- manipulação das costas e da coluna vertebral
Cirurgia
Para casos graves, a cirurgia pode ser necessária. A cirurgia geralmente é apenas uma opção quando todos os outros tratamentos falham. No entanto, se houver perda do controle intestinal ou da bexiga ou perda neurológica progressiva, a cirurgia se torna uma opção de emergência.
Uma discectomia alivia a pressão de uma raiz nervosa pressionada por um disco protuberante ou esporão ósseo. O cirurgião removerá um pequeno pedaço da lâmina, uma parte óssea do canal medular.
A foraminotomia é um procedimento cirúrgico que abre o forame, o orifício ósseo no canal vertebral onde a raiz nervosa sai.
A terapia eletrotérmica intradiscal (IDET) envolve a inserção de uma agulha através de um cateter no disco e o aquecimento por 20 minutos. Isso torna a parede do disco mais espessa e reduz a protuberância e a irritação do nervo do disco interno.
Uma nucleoplastia usa um dispositivo tipo varinha inserido através de uma agulha no disco. Em seguida, ele pode remover o material do disco interno. O dispositivo usa ondas de rádio para aquecer e encolher o tecido.
Lesões ou ablação por radiofrequência é uma maneira de usar ondas de rádio para interromper a maneira como os nervos se comunicam. Um cirurgião insere uma agulha especial nos nervos e a aquece, o que destrói os nervos.
A fusão da coluna vertebral fortalece a coluna e reduz o movimento doloroso. O procedimento remove discos entre duas ou mais vértebras. O cirurgião funde as vértebras próximas umas das outras com enxertos ósseos ou parafusos de metal especiais.
Uma laminectomia medular, também conhecida como descompressão medular, remove a lâmina para aumentar o tamanho do canal medular. Isso alivia a pressão na medula espinhal e nos nervos.
Como posso evitar dores lombares?
Existem muitas maneiras de prevenir a dor lombar. A prática de técnicas de prevenção também pode ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas se você tiver uma lesão lombar.
A prevenção envolve:
- exercitar os músculos do abdômen e costas
- perder peso se você estiver acima do peso
- levantando os itens corretamente dobrando os joelhos e levantando com as pernas
- mantendo uma postura adequada
Você também pode querer:
- dormir em uma superfície firme
- sente-se em cadeiras de apoio que estão na altura correta
- evitar sapatos de salto alto
- parar de fumar, se você fuma
A nicotina causa degeneração dos discos da coluna vertebral e também reduz o fluxo sanguíneo.
Converse com seu médico sobre sua dor lombar. Eles podem diagnosticar a causa e ajudar a criar um plano de tratamento que funcione melhor para você.