Dietas com baixo teor de carboidratos podem ser a melhor maneira rápida e saudável de perder peso
Contente
No momento, existem tantos tipos de dieta que pode ser muito difícil descobrir qual é a certa para você. Dietas com baixo teor de carboidratos, como Paleo, Atkins e South Beach, preenchem você com gordura e proteína saudáveis, mas podem deixar algumas pessoas cansadas, pois os carboidratos são, na verdade, a primeira fonte de energia do seu corpo. As dietas com baixo teor de gordura tornaram-se mais controversas nos últimos anos, uma vez que produtos com baixo teor de gordura ou sem gordura geralmente contêm muito açúcar e outros ingredientes prejudiciais à saúde para torná-los mais saborosos - afinal, a gordura tem sabor. Além disso, a pesquisa mostra que as gorduras saudáveis como o ômega-3 são uma parte crucial de qualquer dieta. Estudos também sugerem que comer produtos com baixo teor de gordura pode fazer você desejar mais carboidratos, o que pode, por sua vez, neutralizar todas as calorias da gordura que você está tentando economizar.
Apesar dessas limitações, limitar a ingestão total de gordura ou carboidratos conforme necessário para equilibrar sua dieta terá seus benefícios. Por exemplo, um estudo descobriu que quem faz dieta com baixo teor de carboidratos tem quase duas vezes mais probabilidade de reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame do que quem segue uma dieta com baixo teor de gordura. E agora um novo estudo publicado no Journal of the American Osteopathic Association está dando aos hábitos alimentares de baixo teor de carboidratos a vantagem novamente. Os pesquisadores descobriram que, ao longo de seis meses, aqueles que seguiram uma dieta com baixo teor de carboidratos perderam entre dois e meio e quase quatro quilos a mais do que aqueles que seguiram uma dieta com baixo teor de gordura. Se você colocar isso em perspectiva, para as pessoas que estão tentando perder peso de maneira saudável para um casamento ou outro evento importante, perder 3,5 quilos a mais pode fazer uma grande diferença.
Existem, no entanto, algumas limitações significativas para o estudo. Em primeiro lugar, os autores apontam que suas pesquisas não mostram o modelo de peso perdido, ou seja, se a perda de peso foi causada por água, músculo ou gordura. Perder gordura é provavelmente o objetivo da maioria das pessoas, ao passo que perder água (incrível se você quer apenas desinfetar) significa virtualmente nada para a perda de peso a longo prazo, já que você recupera isso muito rapidamente. Finalmente, perder músculo provavelmente não é o que você quer, porque lá se vai sua massa muscular, que pode realmente acelerar o metabolismo. Se as pessoas que fazem dietas com baixo teor de carboidratos estão perdendo uma taxa maior de massa muscular ou água do que aquelas com dietas com pouca gordura, essas descobertas não significam tanto.
"Como um médico osteopata, digo aos pacientes que não existe uma abordagem única para a saúde", disse Tiffany Lowe-Payne, D.O., representante da American Osteopathic Association, em um comunicado à imprensa. “Fatores como a genética e o histórico pessoal do paciente devem ser considerados, junto com os programas de dieta que eles tentaram antes e, o mais importante, sua capacidade de segui-los”.
Portanto, em última análise, se você está tentando perder peso rapidamente sem sucumbir a modismos, batidos ou pílulas que a) nunca funcionam ou b) o deixam fraco e com fome, uma dieta baixa em carboidratos pode produzir melhores resultados. Se você está procurando seguir um plano de longo prazo, no entanto, uma análise mais aprofundada de sua ingestão alimentar geral é provavelmente necessária se você quiser perder peso e mantê-lo fora.