Doença de Lyme disseminada precoce
Contente
- Sintomas da doença de Lyme disseminada precoce
- Causas da doença de Lyme disseminada precoce
- Fatores de risco para doença de Lyme disseminada precoce
- Diagnóstico da doença de Lyme disseminada precoce
- Complicações da doença de Lyme disseminada precoce
- Tratamento da doença de Lyme disseminada precoce
- Perspectiva para doença de Lyme disseminada precoce
- Dicas para prevenir a doença de Lyme
- Dicas para evitar contrair a doença de Lyme
- Dicas para prevenir o progresso da doença de Lyme
O que é doença de Lyme de disseminação precoce?
A doença de Lyme disseminada precocemente é a fase da doença de Lyme em que a bactéria que causa essa condição se espalhou por todo o corpo. Esse estágio pode ocorrer dias, semanas ou até meses após a picada de um carrapato infectado. A doença de Lyme é uma infecção bacteriana causada por uma picada de um carrapato de perna preta. A doença de Lyme disseminada precocemente está associada ao segundo estágio da doença. Existem três estágios da doença de Lyme:
- O estágio 1 é a doença de Lyme localizada. Isso ocorre alguns dias após a picada do carrapato e pode causar vermelhidão no local da picada, juntamente com febre, calafrios, dores musculares e irritação na pele.
- O estágio 2 é a doença de Lyme disseminada no início. Isso ocorre semanas após a picada de um carrapato. A infecção não tratada começa a se espalhar para outras partes do corpo, produzindo uma variedade de novos sintomas.
- O estágio 3 é a doença de Lyme com disseminação tardia. Isso ocorre meses a anos após a picada inicial do carrapato, quando a bactéria se espalhou para o resto do corpo. Muitas pessoas neste estágio da doença apresentam ciclos de artrite e dores nas articulações, juntamente com sintomas neurológicos, como dor aguda, dormência nas extremidades e problemas de memória de curto prazo.
Sintomas da doença de Lyme disseminada precoce
O início da doença de Lyme disseminada precoce pode começar dias, semanas ou até meses depois de ser picado por um carrapato infectado. Os sintomas refletem o fato de que a infecção começou a se espalhar do local da picada do carrapato para outras partes do corpo.
Nesse estágio, a infecção causa sintomas específicos que podem ser intermitentes. Eles são:
- eritema migrante, que é uma erupção cutânea que ocorre em outras áreas além do local da picada
- Paralisia de Bell, que é paralisia ou fraqueza dos músculos em um ou ambos os lados do rosto
- meningite, que é a inflamação da medula espinhal
- rigidez do pescoço, fortes dores de cabeça ou febre por meningite
- forte dor muscular ou dormência nos braços ou pernas
- dor ou inchaço nos joelhos, ombros, cotovelos e outras grandes articulações
- complicações cardíacas, incluindo palpitações e tonturas
Causas da doença de Lyme disseminada precoce
A doença de Lyme é uma infecção bacteriana. É causado pela bactéria Borrelia burgdorferi. Você pode ser infectado quando um carrapato que carrega a bactéria o pica. Normalmente, os carrapatos de pernas pretas e os carrapatos dos cervos transmitem a doença. Esses carrapatos coletam as bactérias quando picam ratos ou cervos doentes.
Você pode ser infectado quando esses minúsculos carrapatos se fixam em várias partes do seu corpo. Eles são aproximadamente do tamanho de uma semente de papoula e favorecem áreas escondidas, como virilha, axilas e couro cabeludo. Freqüentemente, eles podem permanecer não detectados nesses locais.
A maioria das pessoas que desenvolve a doença de Lyme relata que nunca viu um carrapato em seu corpo. O carrapato transmite bactérias após ficar preso por cerca de 36 a 48 horas.
A doença de Lyme disseminada no início é o segundo estágio da infecção. Ocorre poucas semanas após a picada de um carrapato, após a infecção inicial não ser tratada.
Fatores de risco para doença de Lyme disseminada precoce
Você corre o risco de desenvolver a doença de Lyme disseminada no início se tiver sido picado por um carrapato infectado e permanecer sem tratamento durante o estágio inicial da doença de Lyme.
O risco de contrair a doença de Lyme é maior se você mora em uma das áreas onde a maioria das infecções por doença de Lyme são relatadas. Eles são:
- qualquer um dos estados do nordeste do Maine à Virgínia
- os estados do centro-norte, com a maior incidência em Wisconsin e Minnesota
- a costa oeste, principalmente no norte da Califórnia
Certas situações também podem aumentar o risco de entrar em contato com um carrapato infectado:
- jardinagem, caça, caminhadas ou outras atividades externas em áreas onde a doença de Lyme é uma ameaça potencial
- caminhar ou caminhar em grama alta ou áreas arborizadas
- ter animais de estimação que podem carregar carrapatos em sua casa
Diagnóstico da doença de Lyme disseminada precoce
Para diagnosticar a doença de Lyme, o médico solicitará um exame de sangue que verifica os títulos ou o nível de anticorpos da bactéria que causa a doença. O ensaio de imunoabsorção enzimática (ELISA) é o teste mais comum para a doença de Lyme. O teste de Western blot, outro teste de anticorpos, pode ser usado para confirmar os resultados do ELISA. Esses testes podem ser feitos simultaneamente.
Os anticorpos para B. burgdorferi pode levar de duas a seis semanas após a infecção para aparecer no sangue. Como resultado, as pessoas testadas nas primeiras semanas de infecção podem apresentar resultado negativo para a doença de Lyme. Nesse caso, seu médico pode escolher monitorar seus sintomas e testar novamente em uma data posterior para confirmar o diagnóstico.
Se você estiver em uma área onde a doença de Lyme é comum, seu médico pode diagnosticar a doença de Lyme no estágio 1 com base em seus sintomas e na experiência clínica.
Se o seu médico suspeitar que você tem a doença de Lyme disseminada precocemente e a infecção se espalhar por todo o seu corpo, pode ser necessário testar as áreas potencialmente afetadas. Esses testes podem incluir:
- um eletrocardiograma ou ecocardiograma para examinar a função cardíaca
- uma punção lombar para examinar seu líquido cefalorraquidiano
- uma ressonância magnética do cérebro para procurar sinais de condições neurológicas
Complicações da doença de Lyme disseminada precoce
Se você não receber tratamento no estágio de disseminação precoce, as complicações da doença de Lyme podem incluir danos às articulações, coração e sistema nervoso. No entanto, se a doença de Lyme for diagnosticada nesta fase, os sintomas ainda podem ser tratados com sucesso.
Se a doença progredir do estágio disseminado inicial para o estágio disseminado tardio, ou estágio 3, sem tratamento, pode levar a complicações em longo prazo. Isso pode incluir:
- Artrite de Lyme, que causa inflamação das articulações
- irregularidades do ritmo cardíaco
- danos cerebrais e do sistema nervoso
- diminuição da memória de curto prazo
- Dificuldade de concentração
- dor
- dormência
- distúrbios do sono
- deterioração da visão
Tratamento da doença de Lyme disseminada precoce
Quando a doença de Lyme é diagnosticada no estágio inicial localizado ou no estágio inicial disseminado, o tratamento padrão é um curso de antibióticos orais de 14 a 21 dias. A doxiciclina, a amoxicilina e a cefuroxima são os medicamentos mais comumente usados. Outros antibióticos ou tratamento intravenoso podem ser necessários, dependendo de sua condição e dos sintomas adicionais.
Você pode esperar uma recuperação rápida e completa se receber antibióticos em um dos estágios iniciais da doença de Lyme.
Perspectiva para doença de Lyme disseminada precoce
Se você for diagnosticado e tratado com antibióticos neste estágio, pode esperar a cura da doença de Lyme. Sem tratamento, complicações podem ocorrer, mas permanecem tratáveis.
Em casos raros, os sintomas da doença de Lyme podem continuar após o tratamento com antibióticos. Isso é chamado de síndrome da doença de Lyme pós-tratamento ou PTLDS. Algumas pessoas que foram tratadas para a doença de Lyme relatam dores musculares e articulares, problemas de sono ou fadiga após o término do tratamento. Embora a causa seja desconhecida, os pesquisadores acreditam que pode ser devido a uma resposta auto-imune na qual o sistema imunológico ataca tecidos saudáveis ou pode estar ligada a uma infecção contínua com a bactéria que causa a doença de Lyme.
Dicas para prevenir a doença de Lyme
Dicas para evitar contrair a doença de Lyme
Ao tomar precauções específicas, você pode evitar o contato direto com carrapatos infectados. Essas práticas podem reduzir sua probabilidade de contrair a doença de Lyme e fazê-la progredir para o estágio inicial de disseminação:
- Use repelente de insetos em suas roupas e em toda a pele exposta ao caminhar em áreas arborizadas ou gramadas onde os carrapatos se desenvolvem.
- Ande no centro das trilhas para evitar grama alta durante a caminhada.
- Depois de caminhar ou caminhar, troque de roupa e faça uma verificação completa para carrapatos, focalizando a virilha, o couro cabeludo e as axilas.
- Verifique se há carrapatos em seus animais de estimação.
- Trate roupas e calçados com permetrina, que é um repelente de insetos que permanece ativo por meio de várias lavagens.
Contacte o seu médico se um carrapato o picar. Você deve ser observado por 30 dias para detectar sinais da doença de Lyme.
Dicas para prevenir o progresso da doença de Lyme
Aprenda os sinais do início da doença de Lyme para que possa procurar tratamento imediatamente se estiver infectado. Se você receber tratamento oportuno, poderá evitar as complicações potenciais da doença de Lyme disseminada no início e nos estágios posteriores.
Os sintomas da doença de Lyme inicial podem ocorrer de três a 30 dias após a picada de um carrapato infectado. Olhe para:
- uma erupção cutânea vermelha em expansão no local da picada do carrapato
- fadiga
- arrepios
- uma sensação geral de doença
- coceira por todo o corpo
- uma dor de cabeça
- sentindo zonzo
- sentindo tonto
- dor muscular
- dor nas articulações
- rigidez do pescoço
- gânglios linfáticos inchados