Autor: Janice Evans
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 1 Novembro 2024
Anonim
Biópsia de linfonodo - Bem Estar
Biópsia de linfonodo - Bem Estar

Contente

O que é uma biópsia de linfonodo?

A biópsia do linfonodo é um teste que verifica se há doenças nos linfonodos. Os gânglios linfáticos são pequenos órgãos ovais localizados em diferentes partes do corpo. Eles são encontrados perto de órgãos internos, como estômago, intestinos e pulmões, e são mais comumente encontrados nas axilas, virilha e pescoço.

Os gânglios linfáticos fazem parte do seu sistema imunológico e ajudam o seu corpo a reconhecer e combater infecções. Um linfonodo pode inchar em resposta a uma infecção em algum lugar do corpo. Os gânglios linfáticos inchados podem aparecer como um caroço sob a pele.

Seu médico pode encontrar nódulos linfáticos inchados ou aumentados durante um exame de rotina. Os gânglios linfáticos inchados que resultam de pequenas infecções ou picadas de insetos geralmente não requerem cuidados médicos. No entanto, para descartar outros problemas, seu médico pode monitorar e verificar seus gânglios linfáticos inchados.

Se os seus gânglios linfáticos continuarem inchados ou aumentarem ainda mais, o médico pode solicitar uma biópsia dos nódulos linfáticos. Este teste ajudará o médico a detectar sinais de infecção crônica, distúrbio imunológico ou câncer.


Quais são os tipos de biópsia de linfonodo?

A biópsia do linfonodo pode ser realizada em um hospital, no consultório do seu médico ou em outras instalações médicas. É normalmente um procedimento ambulatorial, o que significa que você não precisa passar a noite na instalação.

Com uma biópsia de linfonodo, seu médico pode remover todo o linfonodo ou colher uma amostra de tecido do linfonodo inchado. Assim que o médico remove o nódulo ou a amostra, eles os enviam para um patologista em um laboratório, que examina o nódulo linfático ou a amostra de tecido em um microscópio.

Existem três maneiras de realizar uma biópsia de linfonodo.

Biópsia por agulha

Uma biópsia por agulha remove uma pequena amostra de células do seu linfonodo.

Este procedimento leva cerca de 10 a 15 minutos. Enquanto você está deitado em uma mesa de exame, seu médico limpará o local da biópsia e aplicará medicamentos para anestesiar a área. Seu médico inserirá uma agulha fina em seu nódulo linfático e removerá uma amostra de células. Eles então removerão a agulha e colocarão um curativo no local.


Biópsia aberta

Uma biópsia aberta remove uma parte do seu linfonodo ou todo o linfonodo.

Seu médico pode realizar esse procedimento com anestesia local, usando um medicamento anestésico aplicado no local da biópsia. Você também pode solicitar anestesia geral que o fará dormir durante o procedimento.

Todo o procedimento leva entre 30 e 45 minutos. Seu médico irá:

  • faça um pequeno corte
  • remover o linfonodo ou porção do linfonodo
  • costurar o local da biópsia fechado
  • aplique uma bandagem

A dor geralmente é leve após uma biópsia aberta, e seu médico pode sugerir analgésicos de venda livre. Demora cerca de 10 a 14 dias para a incisão cicatrizar. Você deve evitar atividades extenuantes e exercícios enquanto a incisão cicatriza.

Biópsia sentinela

Se você tem câncer, o médico pode realizar uma biópsia sentinela para determinar onde o câncer pode se espalhar.

Com esse procedimento, o médico injetará uma tinta azul, também chamada de traçador, em seu corpo próximo ao local do câncer. O corante viaja para os nódulos sentinela, que são os primeiros nódulos linfáticos para os quais um tumor é drenado.


Seu médico removerá esse linfonodo e o enviará a um laboratório para verificar se há células cancerosas. Seu médico fará recomendações de tratamento com base nos resultados do laboratório.

Quais são os riscos associados a uma biópsia de linfonodo?

Existem riscos envolvidos em qualquer tipo de procedimento cirúrgico. A maioria dos riscos dos três tipos de biópsia de linfonodo é semelhante. Os riscos notáveis ​​incluem:

  • sensibilidade ao redor do local da biópsia
  • infecção
  • sangrando
  • dormência causada por dano acidental do nervo

A infecção é relativamente rara e pode ser tratada com antibióticos. Pode ocorrer dormência se a biópsia for feita perto dos nervos. Qualquer dormência geralmente desaparece em alguns meses.

Se você remover todo o seu linfonodo - isso é chamado de linfadenectomia - você pode ter outros efeitos colaterais. Um efeito possível é uma condição chamada linfedema. Isso pode causar inchaço na área afetada. Seu médico pode lhe dizer mais.

Como me preparo para uma biópsia de linfonodo?

Antes de agendar sua biópsia de linfonodo, informe seu médico sobre quaisquer medicamentos que você está tomando. Isso inclui medicamentos sem prescrição, como aspirina, outros anticoagulantes e suplementos. Informe também o seu médico se estiver grávida e informe-o sobre qualquer alergia a medicamentos, alergia ao látex ou distúrbios hemorrágicos que você tenha.

Pare de tomar anticoagulantes prescritos e não prescritos pelo menos cinco dias antes do procedimento agendado. Além disso, não coma ou beba por várias horas antes da biópsia programada. Seu médico lhe dará instruções mais específicas sobre como se preparar.

Qual é o processo de recuperação após uma biópsia de linfonodo?

A dor e a sensibilidade podem durar alguns dias após a biópsia. Ao chegar em casa, mantenha o local da biópsia limpo e seco o tempo todo. Seu médico pode pedir-lhe para evitar chuveiros ou banhos por alguns dias após a cirurgia.

Você também deve prestar muita atenção ao local da biópsia e à sua condição física após o procedimento. Ligue para seu médico se você mostrar sinais de uma infecção ou complicações, incluindo:

  • febre
  • arrepios
  • inchaço
  • dor intensa
  • sangramento ou secreção do local da biópsia

o que os resultados significam?

Em média, os resultados dos testes ficam prontos em 5 a 7 dias. Seu médico pode ligar para você com os resultados, ou você pode precisar agendar uma consulta de acompanhamento.

Resultados possíveis

Com uma biópsia de linfonodo, seu médico provavelmente está procurando sinais de infecção, distúrbio imunológico ou câncer. Os resultados da biópsia podem mostrar que você não tem nenhuma dessas condições ou podem indicar que você pode ter uma delas.

Se as células cancerosas forem detectadas na biópsia, pode ser um sinal de uma das seguintes condições:

  • Linfoma de Hodgkin
  • linfoma não-Hodgkin
  • câncer de mama
  • câncer de pulmão
  • câncer oral
  • leucemia

Se a biópsia descartar o câncer, seu médico pode solicitar exames adicionais para determinar a causa de seus gânglios linfáticos aumentados.

Resultados anormais de uma biópsia de linfonodo também podem significar que você tem uma infecção ou distúrbio do sistema imunológico, como:

  • HIV ou outra doença sexualmente transmissível, como sífilis ou clamídia
  • artrite reumatoide
  • tuberculose
  • febre de arranhadura de gato
  • mononucleose
  • um dente infectado
  • uma infecção de pele
  • lúpus eritematoso sistêmico (LES) ou lúpus

Converse com seu medico

A biópsia de linfonodo é um procedimento relativamente pequeno que pode ajudar seu médico a determinar a causa de seus gânglios linfáticos inchados. Fale com o seu médico se tiver dúvidas sobre o que esperar da biópsia do linfonodo ou dos resultados da biópsia. Peça também informações sobre quaisquer exames médicos adicionais que seu médico possa sugerir.

Posts Interessantes

Câncer de próstata: causas e fatores de risco

Câncer de próstata: causas e fatores de risco

A prótata é uma pequena glândula localizada abaixo da bexiga no homen e faz parte do itema reprodutor. Algun homen deenvolvem câncer de prótata, geralmente mai tarde na vida. ...
Azeitonas 101: Fatos nutricionais e benefícios para a saúde

Azeitonas 101: Fatos nutricionais e benefícios para a saúde

Azeitona ão pequeno fruto que crecem na oliveira (Olea europaea).Ele pertencem a um grupo de fruta chamada drupa, ou fruta de caroço, e etão relacionada à manga, cereja, pêego...