O que causa o nevoeiro cerebral na menopausa e como é tratado?
Contente
- O que a pesquisa diz?
- Procurando ajuda
- Tratamento
- Prevenção
- Coma uma dieta bem balanceada
- Descanse o suficiente
- Exercite seu corpo
- Exercite sua mente
- Leve embora
O que é a névoa do cérebro da menopausa?
Se você é uma mulher na casa dos 40 ou 50 anos, pode estar passando pela menopausa ou pelo fim de seus ciclos menstruais. A idade média para passar por essa mudança nos Estados Unidos é 51.
Os sintomas são diferentes para cada mulher e incluem desde suores noturnos a ganho de peso e cabelo ralo. Muitas mulheres se sentem esquecidas ou têm uma “névoa cerebral” geral que dificulta a concentração.
Os problemas de memória fazem parte da menopausa? Sim. E essa “névoa cerebral” é mais comum do que você imagina.
O que a pesquisa diz?
Em um estudo, os pesquisadores compartilham que cerca de 60 por cento das mulheres de meia-idade relatam dificuldade de concentração e outros problemas com a cognição. Esses problemas aumentam em mulheres na perimenopausa.
A perimenopausa é a fase imediatamente anterior à interrupção total do ciclo menstrual. As mulheres no estudo notaram mudanças sutis na memória, mas os pesquisadores também acreditam que um “afeto negativo” pode ter tornado esses sentimentos mais pronunciados.
Os pesquisadores explicam que as mulheres na menopausa geralmente podem sentir um humor mais negativo, e esse humor pode estar relacionado a problemas de memória. Não só isso, mas a “névoa do cérebro” também pode estar ligada a problemas de sono e sintomas vasculares associados à menopausa, como ondas de calor.
Outro também enfoca a ideia de que as mulheres nos estágios iniciais da menopausa podem ter problemas mais perceptíveis com a cognição. Especificamente, as mulheres no primeiro ano de seu último período menstrual tiveram a pontuação mais baixa nos testes que avaliam:
- aprendizagem verbal
- memória
- função motora
- atenção
- tarefas de memória de trabalho
A memória das mulheres melhorou com o tempo, o que é o oposto do que os pesquisadores haviam inicialmente hipotetizado.
O que está causando esse pensamento nebuloso? Os cientistas acreditam que tem algo a ver com as alterações hormonais. Estrogênio, progesterona, hormônio folículo estimulante e hormônio luteinizante são todos responsáveis por diferentes processos no corpo, incluindo a cognição. A perimenopausa dura em média 4 anos, durante os quais seus níveis hormonais podem oscilar muito e causar uma série de sintomas conforme o corpo e a mente se adaptam.
Procurando ajuda
Problemas de memória durante a menopausa podem ser completamente normais. Você pode esquecer onde colocou seu celular ou ter problemas para lembrar o nome de um conhecido. Se seus problemas cognitivos estão começando a afetar negativamente sua vida diária, no entanto, pode ser hora de consultar seu médico.
A demência também pode causar pensamentos turvos. A doença de Alzheimer é a causa mais comum de demência. Começa com dificuldade em lembrar coisas e dificuldade em organizar pensamentos. Ao contrário da "névoa do cérebro" associada à menopausa, porém, o Alzheimer é uma doença progressiva e piora com o tempo.
Outros sintomas da doença de Alzheimer incluem:
- repetir perguntas ou declarações indefinidamente
- se perder, mesmo em lugares familiares
- dificuldade em encontrar as palavras certas para identificar diferentes objetos
- dificuldade em realizar tarefas diárias
- dificuldade em tomar decisões
- mudanças de humor, personalidade ou comportamento
Tratamento
Em muitas mulheres, a “névoa do cérebro” da menopausa pode ser leve e desaparecer por conta própria com o tempo. Problemas de memória mais graves podem fazer com que você negligencie sua higiene pessoal, esqueça o nome de objetos familiares ou tenha dificuldade em seguir as instruções.
Depois que seu médico descartar outros problemas, como demência, você pode explorar a terapia hormonal da menopausa (THM). Este tratamento envolve a ingestão de estrogênio em baixas doses ou uma combinação de estrogênio e progesterona. Esses hormônios podem ajudar com os muitos sintomas que você experimenta durante a menopausa, não apenas a perda de memória.
O uso prolongado de estrogênio pode aumentar o risco de câncer de mama, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde. Converse com seu médico sobre os benefícios e os riscos desse tipo de tratamento.
Prevenção
Você pode não ser capaz de prevenir a “névoa do cérebro” associada à menopausa. Ainda assim, existem algumas mudanças no estilo de vida que você pode fazer que podem aliviar seus sintomas e melhorar sua memória em geral.
Coma uma dieta bem balanceada
Uma dieta rica em lipoproteína de baixa densidade (LDL), colesterol e gordura pode ser ruim para o coração e o cérebro. Em vez disso, tente encher-se de alimentos integrais e gorduras saudáveis.
A dieta mediterrânea, por exemplo, pode ajudar na saúde do cérebro porque é rica em ácidos graxos ômega-3 e outras gorduras insaturadas.
Boas opções de comida incluem:
- frutas e vegetais frescos
- grãos inteiros
- peixe
- feijão e nozes
- azeite
Descanse o suficiente
A qualidade do seu sono pode piorar a “névoa do cérebro”. Com os problemas de sono no topo da lista de sintomas associados à menopausa, descansar o suficiente pode ser uma tarefa difícil. Na verdade, cerca de 61% das mulheres na pós-menopausa relatam problemas de insônia.
O que você pode fazer:
- Evite comer grandes refeições antes de dormir. E evite alimentos picantes ou ácidos. Eles podem causar ondas de calor.
- Pule estimulantes como cafeína e nicotina antes de dormir. O álcool também pode perturbar seu sono.
- Vestido para o sucesso. Não use roupas pesadas ou empilhe muitos cobertores na cama. Abaixar o termostato ou usar um ventilador pode ajudar a mantê-lo refrigerado.
- Trabalhe o relaxamento. O estresse pode tornar a soneca ainda mais difícil. Experimente respiração profunda, ioga ou massagem.
Exercite seu corpo
Praticar atividade física regular é recomendado para todas as pessoas, incluindo mulheres na menopausa. Os pesquisadores acreditam que o exercício pode até ajudar com sintomas como problemas de memória.
O que você pode fazer:
- Tente fazer 30 minutos de exercícios cardiovasculares pelo menos cinco dias por semana, num total de 150 minutos. As atividades que você pode experimentar incluem caminhada, corrida, ciclismo e hidroginástica.
- Incorpore o treinamento de força em sua rotina também. Tente levantar pesos livres ou usar aparelhos de musculação em sua academia pelo menos duas vezes por semana. Você deve ter como objetivo fazer oito exercícios com 8 a 12 repetições.
Exercite sua mente
Seu cérebro precisa de exercícios regulares conforme você envelhece. Experimente fazer palavras cruzadas ou começar um novo hobby, como tocar piano. Sair socialmente também pode ajudar. Mesmo manter uma lista das coisas que você precisa fazer durante o dia pode ajudá-lo a organizar sua mente quando estiver se sentindo nebuloso.
Leve embora
Memória e outros problemas de cognição associados à menopausa com o tempo. Alimente-se bem, durma bem, faça exercícios e mantenha a mente ativa para ajudar com os sintomas enquanto isso.
Se sua “névoa cerebral” piorar, marque uma consulta com seu médico para descartar outros problemas de saúde ou para perguntar sobre tratamentos hormonais para a menopausa.