O plano de refeição mono é uma dieta da moda que você não deve seguir
Contente
Claro, você pode dizer que poderia sobreviver apenas com pizza - ou, em momentos mais saudáveis, jurar que poderia sobreviver com sua fruta favorita. Mas e se isso fosse tudo que você pudesse comer em todas as refeições, todos os dias? Essa é a ideia por trás da dieta mono. E não estamos falando sobre devorar uma banana porque você perdeu o almoço. Estamos falando em engolir cerca de 15 bananas em cada refeição.
As dietas mono não são novidade: há a dieta da maçã, a dieta do chocolate boa demais para ser verdade e até a dieta do leite (que na verdade foi desenvolvida por dois médicos). No reino um pouco menos hardcore, existem fruitarians, ou pessoas que limitam seu combustível ao grupo alimentar de frutas (fruitarianismo é a dieta que notoriamente mandou Ashton Kutcher para o hospital em 2013). Hoje, a hashtag #monomeal no Instagram - destacando as belas fotos das pessoas de um prato carregado com um único tipo de comida - tem mais de 24.000 uploads. (Mas é tão ruim quanto as 8 piores dietas para perda de peso da história?)
O mais famoso dos devotos da mono dieta, no entanto, é Freelee the Banana Girl, uma australiana que mistura regularmente de 10 a 15 bananas em um smoothie de café da manhã - em seguida, repete isso para o almoço e jantar, engolindo cerca de 50 bananas por dia (incluindo alguns inteiros aqueles que ela come para se alimentar entre as refeições). Freelee tem explodido a internet há um ou dois anos, conquistando muitos seguidores nas redes sociais e até escrevendo um livro, 30 bananas por dia.
Por que diabos você quer comer 50 bananas em um dia? Os defensores argumentam que comer um único tipo de alimento não só pode ajudar a perder peso e resolver problemas digestivos como o inchaço, mas também elimina as suposições de uma alimentação saudável e simplifica suas refeições.
Mas, embora a barriga lisa e as pseudo-credenciais de Freelee, a Banana Girl, possam ser tentadoras, nenhum acompanhamento nas redes sociais corresponde a um grau real de nutrição. "Eu nunca recomendaria uma dieta mono e não acho que nenhum nutricionista iria sugerir que você apenas coma frutas por um longo período de tempo", diz a nutricionista holística Laura Lagano, RD Um dia ou fim de semana para reduzir sua dieta a alguns alimentos básicos nutritivos podem certamente ajudar as pessoas que ficam sobrecarregadas com as decisões alimentares.Mas se limitar a apenas alguns alimentos - quanto mais uma única fonte - por mais tempo priva seu corpo de nutrientes essenciais, diz ela.
"Precisamos comer uma variedade de alimentos porque cada um fornece diferentes nutrientes essenciais para o funcionamento de nossos corpos", diz Manuel Villacorta, R.D., autor de Reinicialização de corpo inteiro: a dieta peruana de superalimentos para desintoxicar, energizar e turbinar a perda de gordura. "Comer 50 bananas por dia é uma loucura - criaria uma enorme deficiência de nutrientes." (E o mesmo acontece com estes 7 ingredientes que estão roubando seus nutrientes.)
Os discípulos de mono dieta geralmente se permitem trocar seus alimentos de escolha - às vezes. Freelee, por exemplo, se volta para uma única fruta que está à venda naquele dia, e ela come uma cabeça de alface algumas vezes por semana - e ela recomenda 2.500 calorias por dia para suas "garotas bananeiras", incluindo uma quantidade minúscula de adicional fontes como água de coco, batatas ou outras frutas e vegetais. Uma banana, aliás, tem 105 calorias. Isso significa que ela própria está consumindo mais de 5.000 calorias.
Mas suas diretrizes sobre a origem das calorias sugerem 90% de carboidratos e no máximo 5% de gordura e proteína por dia. A maioria dos outros monomeais, como os dos fruitarianos, caem em uma esfera semelhante. O problema? A gordura - que nenhuma fruta tem em quantidade suficiente - é essencial para o funcionamento neurológico, diz Lagano. E muitas vitaminas, como E, D e K, são solúveis em gordura, então seu corpo não consegue nem mesmo digerir os grandes nutrientes com os quais você está tentando carregá-lo, explica Villacorta. Quanto à proteína, a quantidade de frutas não é suficiente para sustentar uma pessoa sedentária, muito menos os níveis necessários ao corpo de uma pessoa ativa - uma categoria que supomos que as pessoas que usam essa dieta extrema para serem "saudáveis" se enquadram, acrescenta. . (Você também precisa desses 7 nutrientes que ajudam a aumentar o tônus muscular.)
E esses são apenas os macronutrientes. O motivo pelo qual os nutricionistas recomendam comer um arco-íris de cores é porque existem diferentes micronutrientes, como fitonutrientes, antioxidantes e vitaminas, em cada tipo de alimento. Se você está comendo apenas laranjas ou bananas, seu corpo não está acumulando o licopeno nos tomates e pimentões vermelhos ou o beta-caroteno na cenoura e na batata-doce, sem mencionar inúmeros outros nutrientes essenciais.
Além de todos os danos fisiológicos que os monomeais causam à saúde, pode ser psicologicamente prejudicial. "Limitar a comida a uma única fonte soa como comer perturbador", diz Lagano, referindo-se a um transtorno alimentar. Na verdade, Freelee diz em seu site que ela tem um histórico de bulimia, anorexia e dietas extremas (que sua dieta de banana supostamente curou, pois as monomocas jogam o controle de porções pela janela). Essa ideia de qualificar mono dietas como um transtorno alimentar, que é repetida pela maioria dos nutricionistas, é ainda mais assustadora considerando o fato de que Freelee tem mais de 230.000 seguidores no Instagram. Mas os seguidores não são tudo: a dieta mono também pode limitar a sua socialização - grande parte da nossa vida social gira em torno da comida e interagir com os amigos também é um dos fatores mais cruciais para a sua saúde, acrescenta Lagano. (Parece familiar? Confira estes outros 9 sinais de que você está fazendo uma dieta da moda.)
Assim como com todas as dietas da moda, os monomeais não o ajudarão a perder peso ou "redefinir" sua psique sem causar sérios danos à sua saúde. Mas existem maneiras de conseguir ambos: Cortar alimentos processados e incorporar mais smoothies de todas as cores pode ajudar seu corpo a se recuperar, diz Villacorta. Opte por algo como The Clean Green Food & Drink Cleanse, que se concentra em smoothies robustos e alimentos limpos. Você só vai ter que engolir duas bananas por dia, no máximo - nós juramos.