Os tipos mais comuns de couve e como cozinhar com eles

Contente
- Kale Curly
- Couve vermelha (ou russa vermelha)
- Couve Lacinato (ou Toscana ou Dinossauro)
- Redbor Kale
- Kale bebê
- Revisão para
Couve pode ser o vegetal mais quente, pois, bem, sempre. Quer você dê crédito aos memes "Keep Calm and Kale On" em toda a internet ou ao lendário moletom KALE de Beyoncé, uma coisa é certa: este verde frondoso agora é um ícone cultural.
Mas se você vai ostentar uma camiseta atrevida "Don't Kale my vibe", você precisa entender os fatos sobre a couve, incluindo que existem vários tipos de couve. Sim com certeza. (Aqui estão outras coisas surpreendentes que você pode não saber sobre a couve.)
Embora todas as couves sejam repletas de vitaminas e minerais (como vitamina K e ferro), conhecer suas variedades de couve pode tornar a adição desses vegetais à sua dieta ainda mais fácil. Veja aqui os tipos mais comuns de couve e como eles podem melhorar sua vida.

Kale Curly
Ideal para: batatas fritas e culinária geral
Couve encaracolada é a mais comum - você provavelmente a viu como decoração em seu prato em um restaurante, em saladas e salteada. Mas mesmo que seja #básico, a couve crespa ainda merece reconhecimento.
"Esta couve, como a maioria das couves, é rica em potássio, vitamina B6 e muitos outros antioxidantes, tem um sabor muito apimentado e é ligeiramente amargo / picante", diz a nutricionista Mariana Daniela Torchia, Ph.D. Como todas as outras couves, também é rica em vitaminas K, C e B, bem como em fibras e antioxidantes. (Tem até mais vitamina C do que uma laranja!)
É a típica couve que você encontra no supermercado, embalada em sacos ou caixas ou em cachos na seção de hortifrutigranjeiros. É verde escuro com bordas onduladas em cada folha e tem hastes superduras (que geralmente você deseja remover antes de cozinhar ou comer). Por ser um pouco mais resistente do que as outras couves, você precisará massagear com um pouco de substância cítrica ou ácida para quebrá-la se for comer crua, como em uma salada.
Como esse tipo de couve é menos enrugado do que as outras e como as pontas crespas ficam crocantes no forno, você pode fazer ótimos chips de couve com esse tipo, diz ela. (Experimente esta receita fácil de chips de couve, se ainda não o fez.)

Couve vermelha (ou russa vermelha)
Ideal para: Smoothies e saladas
Couve vermelha ou couve russa vermelha tem um sabor muito semelhante à couve encaracolada, mas - você adivinhou! - muitas vezes tem hastes em tons de vermelho. As folhas são mais planas do que as da couve crespa (lembrando folhas de rúcula) e podem ser verdes ou verde-acinzentadas. A couve vermelha é frequentemente considerada a couve mais doce, o que a torna perfeita para comer crua.
Use em sucos, smoothies e saladas - basta massagear e amolecer as folhas com as mãos para quebrar a fibra e facilitar a digestão, diz Torchia. Além disso, corte os caules grossos do fundo, uma vez que são muito duros e amargos, diz ela. (Embora seja totalmente seguro comer, se você quiser; apenas corte em pedaços pequenos e cozinhe.)

Couve Lacinato (ou Toscana ou Dinossauro)
Ideal para: saladas e culinária
Esta couve é super escura na cor, um pouco mais fina em textura e aparência, e tem rugas (mas não cachos). “Ótimo cozido e cru para saladas, mas tem folhas mais finas, por isso é mais fácil de comer do que outros tipos de couve, que são mais duros”, diz ela. Será um pouco mais rico em sabor e mais mastigável do que outras couves.
Para comê-lo, retire os caules e massageie as folhas (isso é sempre uma boa ideia porque dá início ao processo de quebra da fibra), diz ela. “Para uma salada, experimente cortá-la em tiras finas e adicionar um óleo favorito com flocos de pimenta e alho prensado”, diz ela. Opcional: acrescente um pouco de vinagre balsâmico, já que o ácido do vinagre ajuda a amolecer a folha da couve, explica. (Para uma receita completa, experimente esta salada de couve com molho de açafrão.)
Tem um sabor parecido com o do tanino, mas diminui depois de cozido - então, se ficar muito intenso em uma salada, você pode cozinhá-lo para um sabor mais doce e suave, diz ela.

Redbor Kale
Ideal para: sopas ou refogados
A couve Redbor é uma referência: tem uma cor roxa profunda e folhas super-encaracoladas. Mas nada de comer couve vermelha crua, a menos que você queira uma dor de estômago. “Você gostaria de cozinhar este aqui, pois é denso e precisa ser amaciado em sopas ou fervido em caldo para ficar com um sabor excelente”, diz ela.
Simplesmente coloque em uma sopa (como esta sopa de desintoxicação de couve) e cozinhe para amolecer ou refogue um acompanhamento rápido: adicione 2 colheres de sopa de azeite de oliva, duas colheres de vinagre de maçã, 1/8 colher de chá de sal e massageie as folhas até murcharem um pouco. Adicione um pouco de pimenta e alho em pó para dar gosto, salteie e pronto.
Esta couve também contém um antioxidante chamado ácido alfa-lipóico (ALA), que pode ajudar a reduzir o açúcar no sangue em pessoas com diabetes e melhorar a saúde do coração, diz Torchia. Bônus: Ele também é um ótimo enfeite para pizzas e pão sírio, já que sua cor o torna um excelente enfeite para Instagram. (Veja também: Por que você deve comer alimentos coloridos)

Kale bebê
Ideal para: saladas ou smoothies
A couve-bebê é uma das couves mais fáceis de encontrar na loja (geralmente em caixas ou sacolas pré-embaladas, perto das verduras) e também, sem dúvida, a mais fácil de usar. É semelhante à couve encaracolada em termos de aparência e sabor, mas suas folhas são muito menores e mais finas na textura - então você não precisa massagear como faria com a couve encaracolada, diz Torchia.
Como a couve-bebê é tão macia, é ótima para comer crua. Você pode usá-lo para smoothies e saladas ou como guarnição. Se você decidir cozinhá-lo, ele não precisará de tanto tempo quanto as outras couves - e você pode querer reconsiderar cozinhá-lo, já que ele vai cozinhar, como outras verduras infantis. (Considere adicionar couve bebê a uma dessas 10 receitas de smoothie verde ou a este coquetel de couve e gim.)