Mieloma múltiplo: dor óssea e lesões
Contente
- Causas da dor óssea do mieloma múltiplo
- Tratamentos para dores e lesões ósseas
- Tratamentos médicos
- Tratamentos naturais
- Suplementos naturais
- Efeitos de longo prazo do mieloma múltiplo
visão global
O mieloma múltiplo é um tipo de câncer do sangue. Ele se forma nas células plasmáticas, que são produzidas na medula óssea, e faz com que as células cancerosas se multipliquem rapidamente. Essas células cancerosas acabam por expulsar e destruir plasma e células sanguíneas saudáveis na medula óssea.
As células plasmáticas são responsáveis pela produção de anticorpos. As células do mieloma podem causar a produção de anticorpos anormais, o que pode tornar o fluxo sanguíneo lento. Essa condição também é caracterizada pela existência de múltiplos tumores.
Ocorre mais frequentemente na medula óssea com maior atividade, o que pode incluir a medula óssea, como:
- costelas
- ancas
- ombros
- coluna
- ossos pélvicos
Causas da dor óssea do mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo pode causar pontos moles no osso chamados lesões osteolíticas, que aparecem como orifícios em um raio-X. Essas lesões osteolíticas são dolorosas e podem aumentar o risco de rupturas ou fraturas dolorosas.
O mieloma também pode causar danos aos nervos ou dor quando um tumor pressiona um nervo. Os tumores também podem comprimir a medula espinhal, o que pode causar dores nas costas e fraqueza muscular.
De acordo com a Multiple Myeloma Research Foundation, aproximadamente 85 por cento dos pacientes diagnosticados com mieloma múltiplo apresentam algum grau de perda óssea e a dor associada a ela.
Tratamentos para dores e lesões ósseas
O mieloma múltiplo pode ser doloroso. Embora o tratamento do mieloma em si seja a primeira prioridade, estão disponíveis várias opções de tratamento que se concentram exclusivamente no alívio da dor. Opções de tratamento médico e natural estão disponíveis para tratar dores e lesões ósseas.
Fale sempre com o seu médico antes de iniciar um novo tratamento. Os tratamentos da dor podem ajudar na dor óssea, mas não impedem o mieloma de crescer por conta própria.
Tratamentos médicos
As opções de tratamento médico incluem o seguinte:
- “Analgésicos”É um termo genérico para diferentes analgésicos. Os analgésicos mais comumente usados para tratar a dor óssea são opióides e narcóticos, como morfina ou codeína.
- Bisfosfonatos são medicamentos prescritos que podem impedir que as células ósseas se quebrem e danifiquem o osso. Você pode tomá-los por via oral ou recebê-los através de uma veia (por via intravenosa).
- Anticonvulsivantes e antidepressivos às vezes são usados para tratar a dor decorrente de lesões nervosas Isso às vezes pode interromper ou retardar os sinais de dor que são enviados ao cérebro pela célula nervosa.
- Cirurgia é mais frequentemente usado para tratar fraturas.Seu médico pode recomendar cirurgia para inserir hastes ou placas na fratura para suportar ossos frágeis e enfraquecidos.
- Radioterapia é freqüentemente usado para tentar reduzir os tumores. Isso pode ajudar a aliviar os nervos comprimidos ou a medula espinhal comprimida.
Você deve evitar medicamentos de venda livre (OTC), pois eles podem interagir com seus outros medicamentos para a dor ou tratamentos de câncer. Consulte seu médico antes de tomar qualquer medicamento OTC.
Tratamentos naturais
Os tratamentos naturais são usados com mais frequência junto com intervenções médicas, como medicamentos e cirurgia. Os tratamentos naturais podem fornecer forte alívio da dor e incluem:
- fisioterapia, que pode incluir construção de força geral ou pode ser usado para expandir a amplitude de movimento ou força de uma área do corpo após lesão óssea ou cirurgia
- terapia de exercício, que pode promover ossos saudáveis e reduzir a dor futura
- massagem terapêutica, que pode aliviar dores musculares, articulares e ósseas
- acupuntura, que é um tratamento seguro para promover a saúde dos nervos e ajuda no alívio da dor óssea
Suplementos naturais
Alguns suplementos naturais podem ajudar a sua saúde geral e tornar-se parte de seu regime de dor. Mas eles podem, como medicamentos OTC, interagir com outros medicamentos que você já está tomando.
Nunca tome novos suplementos sem primeiro falar com seu médico.
Os suplementos naturais podem incluir óleo de peixe e magnésio:
- As cápsulas e o líquido de óleo de peixe contêm uma abundância de ácidos graxos ômega-3, que podem melhorar a saúde dos nervos periféricos e reduzir a inflamação e os danos aos nervos dolorosos.
- O magnésio pode:
- melhorar a saúde dos nervos
- fortalecer ossos
- prevenir dor óssea futura
- regular os níveis de cálcio para prevenir a hipercalcemia
Embora algumas pessoas tomem suplementos de cálcio na tentativa de fortalecer os ossos, isso pode ser perigoso. Com o cálcio dos ossos quebrados já inundando a corrente sanguínea, a adição de suplementos de cálcio pode resultar em hipercalcemia (ter muito cálcio no sangue).
Não tome este suplemento sem que seu médico o aconselhe a fazê-lo.
Efeitos de longo prazo do mieloma múltiplo
O mieloma múltiplo é uma doença grave por si só, mas tanto o câncer quanto a lesão óssea resultante podem levar a vários efeitos graves a longo prazo. O mais óbvio desses efeitos de longo prazo é a fraqueza óssea crônica e a dor.
As lesões e pontos moles no osso que ocorrem devido ao mieloma são difíceis de tratar e podem causar fraturas contínuas, mesmo que o próprio mieloma tenha entrado em remissão.
Se os tumores pressionam os nervos ou causam compressão da medula espinhal, você pode sofrer danos ao sistema nervoso a longo prazo. Uma vez que alguns tratamentos para mieloma também podem causar danos aos nervos, muitas pessoas desenvolvem formigamento ou dor nas áreas afetadas.
Os tratamentos estão disponíveis para oferecer algum alívio, como pregabalina (Lyrica) ou duloxetina (Cymbalta). Você também pode usar meias largas e chinelos acolchoados e caminhar regularmente para ajudar a aliviar a dor.