Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 21 Marchar 2021
Data De Atualização: 13 Fevereiro 2025
Anonim
A Verdade Sobre Filtro Solar - Dr Lucas Fustinoni
Vídeo: A Verdade Sobre Filtro Solar - Dr Lucas Fustinoni

Contente

Durante o verão, a única pergunta mais importante do que "Qual é o caminho para a praia?" é "Alguém trouxe protetor solar?" Câncer de pele não é brincadeira: as taxas de melanoma têm aumentado nos últimos 30 anos, e a Clínica Mayo relatou recentemente que dois tipos de câncer de pele aumentaram 145% e 263% de cair o queixo de 2000 a 2010.

Embora saibamos que o protetor solar ajuda a proteger contra o câncer de pele, você pode estar protegendo a sua pele muito menos do que pensa ao escolher inadvertidamente a fórmula errada. O Grupo de Trabalho Ambiental (EWG) lançou recentemente seu guia anual de protetor solar de 2017, avaliando cerca de 1.500 produtos anunciados como proteção solar para segurança e eficácia. Eles descobriram que 73 por cento dos produtos não funcionavam muito bem ou não continham ingredientes importantes, incluindo produtos químicos ligados a distúrbios hormonais e irritação da pele.


Seus pesquisadores ressaltam que, embora a maioria das pessoas se concentre em um alto FPS, o que elas realmente deveriam estar observando são os ingredientes da garrafa. As marcas com menor probabilidade de ter compostos potencialmente prejudiciais ou irritantes normalmente se enquadram em uma categoria chamada de filtros solares à base de minerais ou "naturais".

Aparentemente, muitos de vocês já estão curiosos sobre a categoria: uma pesquisa da Consumer Reports de 2016 descobriu que quase metade das 1.000 pessoas pesquisadas disseram que procuram um produto "natural" ao comprar protetor solar. Mas será que os filtros solares naturais realmente correspondem à proteção fornecida pelas fórmulas químicas?

Surpreendentemente, dois dermatologistas confirmam que de fato podem. Aqui está o que você precisa saber.

O que há em uma fórmula mineral?

A diferença entre os filtros solares tradicionais de base química e a variedade mineral se resume ao tipo de ingrediente ativo. Os cremes à base de minerais usam bloqueadores físicos - óxido de zinco e / ou dióxido de titânio - que formam uma barreira real na pele e refletem os raios ultravioleta. Os outros usam bloqueadores químicos - normalmente alguma combinação de oxibenzona, avobenzona, octisalato, octocrileno, homosalato e / ou octinoxato - que absorvem a radiação UV para dissipá-la. (Nós sabemos, é um bocado!)


Existem também dois tipos de radiação UV: UVB, que é responsável pelas queimaduras reais, e raios UVA, que penetram mais profundamente. Bloqueadores físicos baseados em minerais protegem contra ambos. Mas, como os bloqueadores químicos absorvem os raios, isso permite que os UVA alcancem as camadas mais profundas da pele e causem danos, explica Jeanette Jacknin, M.D., dermatologista holística baseada em San Diego e autora de Remédio inteligente para sua pele.

O problema com bloqueadores químicos

A outra grande preocupação com os bloqueadores químicos é a ideia de que eles interrompem a produção de hormônios. Isso é algo que os estudos com animais e células confirmaram, mas precisamos de mais pesquisas em humanos para nos dizer como funciona especificamente para o filtro solar (quanto do produto químico é absorvido, com que rapidez é excretado, etc.), diz Apple Bodemer, MD, professor de dermatologia da Universidade de Wisconsin.

Mas os estudos sobre esses produtos químicos, em geral, são alarmantes para um produto que devemos espalhar todos os dias. Um produto químico em particular, a oxibenzona, foi associado a um maior risco de endometriose em mulheres, pior qualidade do esperma em homens, alergias da pele, distúrbios hormonais e danos celulares - e a oxibenzona é adicionada a quase 65 por cento dos filtros solares não minerais em banco de dados de protetor solar 2017 do EWG, Dr. Jacknin aponta. E um novo estudo da Rússia publicado na revista Chemosphere descobriram que, embora um filtro solar comum, a avobenzona, seja geralmente seguro por conta própria, quando as moléculas interagem com a água clorada e a radiação ultravioleta, ela se decompõe em compostos chamados fenóis e acetil benzenos, que são conhecidos por serem incrivelmente tóxicos.


Outro produto químico preocupante: o palmitato de retinila, que pode desencadear o desenvolvimento de tumores e lesões cutâneas quando usado na pele ao sol, acrescenta. Mesmo em uma página menos alarmista, a oxibenzona e outros produtos químicos tendem a causar problemas com reações e irritações na pele, enquanto a maioria dos minerais não, diz a Dra. Bodemer - embora ela acrescente que isso é principalmente um problema para adultos com pele sensível e crianças .

Então, todos os cremes à base de minerais são melhores?

Os cremes à base de minerais são mais naturais, mas mesmo seus ingredientes mais limpos passam por um processo químico durante a formulação, esclarece o Dr. Bodemer. E muitos filtros solares à base de minerais também contêm bloqueadores químicos. “Não é incomum encontrar uma combinação de bloqueadores físicos e químicos”, acrescenta ela.

Dito isso, como sabemos tão pouco sobre o que os bloqueadores químicos realmente fazem em nossos corpos, os dois especialistas concordam que sua melhor aposta é usar filtros solares minerais com bloqueadores físicos, especialmente se você tiver pele sensível.

A proteção superior tem um preço superficial, porém: "Uma grande desvantagem é que muitos filtros solares naturais com altas concentrações de zinco e dióxido de titânio são muito brancos e não são cosmeticamente agradáveis", diz o Dr. Jacknin. (Pense em surfistas com a faixa branca no nariz.)

Felizmente, a maioria dos fabricantes neutralizou isso desenvolvendo fórmulas com nanopartículas, que ajudam o dióxido de titânio branco a parecer mais transparente e realmente oferecem melhor proteção FPS - mas ao custo de pior proteção UVA, diz Dr. Jacknin. Idealmente, a fórmula tem um equilíbrio de partículas maiores de óxido de zinco para maior proteção UVA e partículas menores de dióxido de titânio para que o produto continue transparente.

O que procurar

Embora os filtros solares minerais sejam normalmente melhores para a sua pele, Como as muito melhor realmente depende do que mais está dentro. Assim como acontece com as embalagens de alimentos, a palavra "natural" no rótulo realmente não tem peso. "Todos os filtros solares contêm produtos químicos, sejam eles considerados naturais ou não. O quão naturais eles são realmente depende da marca", diz o Dr. Bodemer.

Procure filtros solares com ingredientes ativos óxido de zinco e dióxido de titânio.Você provavelmente encontrará a melhor seleção em uma loja ao ar livre ou em uma loja de alimentos saudáveis, mas mesmo marcas onipresentes como Neutrogena e Aveeno têm fórmulas à base de minerais. Se você não conseguir encontrar esses produtos na prateleira, o melhor é evitar aqueles com produtos químicos que a ciência diz serem os mais prejudiciais: oxibenzona, avobenzona e palmitato de retinila. (Dica profissional: se você tem pele sensível, procure por garrafas rotuladas para crianças, compartilha o Dr. Bodemer.) Quanto aos ingredientes inativos, o Dr. Bodemer recomenda procurar garrafas rotuladas "esportivas" ou "resistentes à água" em vez de uma base específica , pois eles vão durar mais tempo com o suor e a água. E enquanto a maioria de nós é ensinado a procurar pelo FPS, até mesmo o FDA chama o alto FPS de "intrinsecamente enganoso". O EWG aponta que é muito mais eficaz aplicar um protetor solar com FPS baixo corretamente do que um protetor solar mais alto sem muita convicção. O Dr. Bodemer confirma: Todo protetor solar vai perder o efeito, então não importa o FPS ou os ingredientes ativos, você precisa reaplicar pelo menos a cada duas horas. (Para sua informação, aqui estão algumas opções de protetor solar que resistiram ao nosso teste de suor.)

E embora possa ser mais incômodo de colocar, é melhor você ficar com a loção - essas nanopartículas que minimizam o aspecto calcário são geralmente seguras, mas podem causar danos aos pulmões se você inalá-las com uma fórmula em spray, acrescenta o Dr. Jacknin. Outra aplicação importante para sua informação: como o protetor solar mineral protege ao formar uma barreira, você deseja ensaboar até 15 a 20 minutos antes de sair - antes de começar a se mover e suar - para garantir que terá uma película uniforme em sua pele assim que chegar ao sol , Diz o Dr. Bodemer. (Para o tipo químico, coloque-o em 20 a 30 minutos antes da exposição ao sol para que tenha tempo de absorção.)

O EWG avalia cada marca de protetor solar quanto à eficácia e segurança, portanto, verifique seu banco de dados para ver onde está sua fórmula favorita. Algumas de nossas marcas favoritas que atendem às diretrizes desses dermos e do EWG: Beyond Coastal Active Sunscreen, Badger Tinted Sunscreen e Neutrogena Sheer Zinc Dry-Touch Sunscreen.

Lembre-se, porém, que em um piscar de olhos, algum tipo de protetor solar é melhor do que não protetor solar. "Sabemos que a radiação ultravioleta é um carcinógeno humano - ela definitivamente causa câncer de pele não melanoma, e queimaduras, em particular, estão fortemente associadas ao melanoma. Sair ao sol tem uma probabilidade muito maior de causar câncer do que colocar protetor solar na pele, "Dr. Bodemer acrescenta.

Revisão para

Propaganda

Nós Aconselhamos

Teste de anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos (ANCA)

Teste de anticorpos citoplasmáticos antineutrófilos (ANCA)

E te te te procura anticorpo citopla mático antineutrófilo (ANCA) em eu angue. O anticorpo ão proteína que o i tema imunológico produz para combater ub tância e tranha , ...
Envenenamento por ácido clorídrico

Envenenamento por ácido clorídrico

O ácido clorídrico é um líquido límpido e veneno o. É um produto químico cáu tico e altamente corro ivo, o que ignifica que cau a imediatamente dano grave ao te...