Novo aplicativo para smartphone pode medir com precisão a contagem de esperma (sim, você leu certo)
Contente
Antes, um homem precisava ir a um consultório médico ou a uma clínica de fertilidade para que seu esperma fosse contado e analisado. Mas isso está prestes a mudar, graças a uma equipe de pesquisa liderada por Hadi Shafiee, Ph.D., professor assistente da Harvard Medical School, que desenvolveu uma ferramenta de diagnóstico de fertilidade que usa um smartphone e um aplicativo.
Para usar a ferramenta, um homem carrega uma quantidade de amostra de sêmen em um microchip descartável. (É preciso amar um bom momento higiênico.) Em seguida, ele coloca o microchip no acessório do telefone celular por meio de uma ranhura, que basicamente transforma a câmera do telefone em um microscópio. (Relacionado: O que ginecologistas desejam que as mulheres saibam sobre sua fertilidade)
Quando ele executa o aplicativo, ele dá um verdadeiro filme da amostra de sêmen (porque é uma câmera de vídeo, o microscópio registra tudo) e o esperma nadando dentro dela. O aplicativo oferece informações sobre a contagem e a motilidade dos espermatozoides, ambos indicadores de fertilidade. Porque sim, tudo isso parece tão incrivelmente simples, a equipe de Harvard comparou os resultados de mais de 350 amostras de sêmen de homens inférteis e férteis com o aplicativo e o equipamento de laboratório médico disponível. A pesquisa, que publicaram em Ciência, Medicina Translacional, encontrou uma precisão loucamente impressionante de 98 por cento com o dispositivo smartphone, que Shafiee confirmou que os participantes do teste eram capazes de usar confortavelmente em casa sem problemas.
O anexo do telefone celular é projetado para uso com dispositivos Android, mas Shafiee e sua equipe já estão trabalhando em uma versão para iPhone. E porque custa ao laboratório apenas US $ 5 para fabricar cada unidade, esta forma de baixo custo de medir a infertilidade pode ser um grande impulso quando se trata de saúde pública acessível para todos. (Um estudo recente também confirmou o acesso a testes de gravidez de baixo custo é fundamental para ajudar a minimizar a exposição fetal ao álcool.) No entanto, o dispositivo ainda precisa ser aprovado pelo FDA, o que significa que você não os verá nas prateleiras das lojas ainda. Se você está preocupado com a fertilidade, procure o conselho de um especialista médico - algo que sempre deve ser seu primeiro passo.