Por que meu recém-nascido tem secreção ocular?
Contente
- visão global
- Obstrução do ducto nasolacrimal
- Sintomas de obstrução do ducto nasolacrimal
- Como tratar a obstrução do ducto nasolacrimal
- Outras causas de infecção ocular
visão global
Espiando por cima do berço onde meu filho recém-nascido estava dormindo ao lado da nossa cama, me preparei para o ataque de amor de mãe choroso que geralmente tomava conta de mim quando eu olhava para seu rosto adormecido pacífico.
Mas, em vez de ser saudado com uma imagem de sua adorabilidade, fiquei horrorizada quando vi que um de seus olhos estava completamente fechado com uma secreção espessa e amarelada. Ah não! Eu pensei. O que eu fiz? Ele tinha pinkeye? Algo errado?
Como eu descobriria em breve, há muitos motivos diferentes para que seu recém-nascido possa ter corrimento ocular, desde sintomas totalmente normais até os mais preocupantes de uma infecção que precisa ser tratada.
Obstrução do ducto nasolacrimal
Quando meu filho acordou com o olho fechado, fiquei imediatamente preocupada com ele. Felizmente para nós, meu tio é um optometrista que também foi gentil o suficiente para me deixar enviar uma mensagem de texto com fotos do olho do meu filho para o seu celular para que ele pudesse me informar se eu precisasse arrastar meu corpo dolorido pós-parto para o escritório ele avaliou.
E, como se viu, ele não precisou sair de casa. Nosso filho tinha uma condição muito comum chamada obstrução do ducto nasolacrimal, ou em outras palavras, bloqueio do canal lacrimal.
Basicamente, algo bloqueia o canal lacrimal. Portanto, em vez de enxaguar o olho como o sistema de drenagem lacrimal deveria fazer, as lágrimas - e, portanto, as bactérias resultantes das quais essas lágrimas normalmente eliminam - voltam e causam a drenagem.
A obstrução do ducto nasolacrimal ocorre em mais de 5% dos recém-nascidos. E a razão pela qual a condição ocorre com tanta frequência em recém-nascidos realmente faz muito sentido, porque está relacionada a algo que acontece no nascimento.
A causa mais comum é a falha de uma membrana no final do canal lacrimal. Outras causas da doença podem ser de um defeito de nascença, como pálpebra ausente, sistema estreito ou estenótico ou osso nasal que obstrui o canal lacrimal. Portanto, mesmo que seu bebê tenha a condição inofensiva, se parecer ser um problema recorrente, você precisará avaliá-lo com seu médico para garantir que não haja uma anormalidade causando o bloqueio.
Sintomas de obstrução do ducto nasolacrimal
Como você pode saber se seu bebê apresentou obstrução do ducto nasolacrimal? Alguns dos sintomas incluem:
- ocorre nos primeiros dias ou semanas após o nascimento
- pálpebras vermelhas ou inchadas
- pálpebras que podem ficar grudadas
- secreção verde amarelada ou lacrimejamento
Um dos sinais reveladores de que a secreção ocular do seu recém-nascido provém de um canal lacrimal entupido e não de uma infecção ocular é se apenas um olho for afetado. No caso de uma infecção, como o olho rosa, a parte branca do globo ocular ficará irritada e ambos os olhos têm maior probabilidade de serem afetados à medida que a bactéria se espalha.
Como tratar a obstrução do ducto nasolacrimal
Na maioria dos casos, a obstrução do ducto nasolacrimal é autolimitada e se curará sozinha, sem qualquer medicação ou tratamento. Na verdade, 90 por cento de todos os casos curam espontaneamente no primeiro ano de vida.
Tivemos apenas um infeliz incidente quando a pinkeye realmente passou por toda a nossa família depois que minha filha mais velha começou a pré-escola (obrigado, germes de criança). Além disso, meu filho, e dois anos depois, meu próximo bebê, teve episódios intermitentes de dutos entupidos.
Em todas as situações, seguimos as recomendações do nosso pediatra para limpar o olho afetado com uma toalha quente (sem sabão, é claro!), Enxugando a secreção e aplicando pressão suavemente para ajudar a desobstruir o duto.
Existe uma técnica para desalojar o entupimento do duto, chamada de massagem do duto lacrimal. Essencialmente, significa aplicar uma pressão suave diretamente sob a parte interna do olho e mover para fora em direção à orelha. Mas tome cuidado, porque a pele de um recém-nascido é muito frágil, então não faça isso mais do que algumas vezes ao dia e use um pano macio. Descobri que panos de musselina ou panos para arrotar eram a opção mais delicada para a pele do meu bebê.
Outras causas de infecção ocular
Claro, nem todos os casos de secreção ocular em recém-nascidos são resultado de um simples duto entupido. Pode haver infecções oculares graves que podem ser transmitidas ao bebê durante o parto.
Isso é especialmente verdadeiro se seu bebê não recebeu a pomada antibiótica eritromicina após o nascimento. Faça com que seu bebê seja avaliado por um profissional para garantir que ele não precise de medicação especial.
No caso de pinkeye (conjuntivite), o branco do olho e a pálpebra inferior ficarão vermelhos e irritados e o olho produzirá secreção. Pinkeye pode ser o resultado de uma infecção bacteriana, que requer colírios antibióticos especiais, um vírus que desaparece por conta própria ou até alergias. Não execute nenhum remédio caseiro sem antes falar com seu médico.