Como lidar com Ommetaphobia, ou um medo dos olhos
Contente
- Na vida real
- Sintomas
- Causas
- Tratamentos
- Como lidar
- Pratique a atenção plena
- Considere exercício diário
- Chegar aos entes queridos
- Quando falar com um médico
- A linha inferior
Ommetafobia descreve um medo extremo dos olhos. Como outras fobias, esse tipo de medo pode ser forte o suficiente para interferir com sua rotina diária e atividades sociais, além de ser considerado irracional por causa da falta de qualquer perigo "real".
Mas não importa o quão "irracional" possa ser, a ommetafobia é muito real para aqueles que lutam com ela. Para lidar com a ommetafobia, você deve primeiro identificar a causa subjacente. Estratégias de enfrentamento combinadas com terapias e possíveis medicamentos também podem ajudar.
Na vida real
Uma fobia sobre os olhos provavelmente está ligada a uma experiência passada negativa que envolveu os olhos de alguma forma. Assim, certas situações que envolvem os olhos podem muito bem desencadear esse tipo de fobia.
Alguns exemplos reais de gatilhos incluem:
- Falar em público, onde você espera olhar para as outras pessoas para estabelecer uma conexão.
- Socializar com outras pessoas que podem olhar nos seus olhos quando estão falando com você.
- Submetido a um exame oftalmológico com um oftalmologista ou oftalmologista.
- Ter que colocar lentes de contato em seus olhos.
- Colocar colírio nos olhos para o tratamento de olho seco ou olho-de-rosa.
- Vendo máscaras oculares usadas em spas ou em aviões.
- Colocar areia, xampu ou outras substâncias em seus olhos.
- Ver olhos falsos, como aqueles usados nas decorações de Halloween.
Para algumas pessoas, essa fobia pode ser tão grave que o simples pensamento dos olhos pode ser extremamente provocador de ansiedade.
Sintomas
Fobias, como medos extremos nos olhos, apresentam principalmente sintomas quando você se depara com seu gatilho. Você pode entrar em pânico e sentir como se estivesse "perdendo o controle". Os sintomas podem aparecer das seguintes maneiras:
- suando
- aumento da frequência cardíaca
- tontura
- respiração rápida ou falta de ar
- tremendo
- náusea
- boca seca
- tensão muscular
- sentimentos de paralisia, nos quais você não pode se mexer ou falar
Os sintomas da ommetafobia podem durar vários minutos, mesmo depois de você ter sido removido da situação desencadeante.
Outro traço comum observado nas fobias é a prática de evitar. No caso da fobia ocular, isso significa que você evita o contato visual e qualquer outra situação em que você é forçado a olhar para os olhos, tocar nos seus ou tocar neles.
Embora possa ajudá-lo a se sentir menos medroso e ansioso a curto prazo, a prevenção pode piorar sua fobia a longo prazo.
Causas
A fobia é uma versão extrema do medo. Embora os pesquisadores continuem estudando o medo em humanos, acredita-se que medos extremos sejam causados por uma combinação de gatilhos e respostas comportamentais.
Em outras palavras, você pode ter medo de situações que envolvam olhos, mas a maneira como você reage a esse tipo de fobia pode ajudar ou piorar sua resposta geral.
Ommetafobia pode estar relacionada a três principais causas possíveis. A primeira é uma experiência negativa que desencadeou seu medo dos olhos. Isso pode estar relacionado a uma lesão ocular ou desconforto, ou talvez ver algo negativo acontecer aos olhos de outra pessoa.
Tais experiências negativas também podem estar relacionadas a uma fobia de mutilação. Como o nome sugere, esse tipo de fobia é classificado como um forte medo de mutilação ou lesão. Para algumas pessoas, a ommetafobia pode se manifestar como um medo irreal de que seus olhos correm o risco de serem feridos.
Outra causa possível é evitar olhos relacionados a fobias situacionais ou sociais, também chamadas de ansiedade social.
Quando você tem um forte medo de situações sociais, fazer contato visual com outras pessoas pode desencadear ainda mais seus sintomas. As fobias sociais podem estar relacionadas a gatilhos anteriores, mas também podem ser causadas por distúrbios hereditários de ansiedade.
Tratamentos
Certos tipos de medicamentos podem ajudar algumas pessoas que sofrem de fobias, principalmente se forem determinados distúrbios de ansiedade. O seu médico pode prescrever antidepressivos ou medicamentos anti-ansiedade se seus sintomas forem particularmente graves.
Enquanto os medicamentos psiquiátricos não curam diretamente a fobia ocular, eles pode ajudá-lo a gerenciar seus sintomas, caso surjam gatilhos oculares. A melhor maneira de tratar uma fobia é com técnicas terapêuticas.
Primeiro, é importante determinar a causa subjacente da sua ommetafobia. Um profissional de saúde mental pode ajudá-lo a determinar se é hereditário ou familiar, relacionado à fobia social ou talvez relacionado a uma experiência negativa do passado.
A partir daí, um terapeuta licenciado pode ajudar a determinar a melhor maneira de tratar sua fobia. Um método eficaz é a terapia de exposição, na qual você é apresentado gradualmente a seus medos até que eles não o incomodem. A terapia de conversação também pode ajudá-lo a solidificar ainda mais as técnicas para enfrentar seus medos sem ceder à evitação.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é outra abordagem baseada em psicoterapia que inclui terapia de exposição. Além de aprender a evitar a prevenção, a CBT também ensina técnicas para ajudar a ganhar controle, vendo seus medos de uma maneira diferente.
Por exemplo, você e seu terapeuta podem explorar a probabilidade de lesão ocular com base nas situações que você evita por causa da ommetafobia.
Como lidar
Embora os tratamentos profissionais possam ajudar a tratar a ommetafobia, essas abordagens foram projetadas para ajudá-lo a longo prazo. É importante ser paciente e consistente com seu tratamento, para que você tenha melhores chances de superar sua fobia.
Enquanto isso, considere as seguintes técnicas de enfrentamento para ajudar a complementar seu tratamento:
Pratique a atenção plena
Meditação, ioga e outras práticas baseadas na atenção plena são outras opções que podem ajudar a complementar as técnicas de terapia profissional. Tais práticas podem ajudar a aumentar a conscientização sobre seus sentimentos, bem como as reações físicas diretamente relacionadas à sua fobia.
Mesmo alguns minutos por dia podem ajudá-lo a encontrar alívio dos seus sintomas, enquanto instila uma sensação de calma.
Considere exercício diário
Embora malhar sozinho não atenda diretamente ao seu medo dos olhos, o exercício regular pode ajudar no controle da ansiedade. Por sua vez, isso pode ajudá-lo a lidar melhor com sua fobia e reduzir a gravidade dos sintomas.
A chave é encontrar uma atividade que você goste e fazer questão de praticá-la regularmente. Se você é novo no exercício, pergunte ao seu médico sobre as atividades que você pode gerenciar com segurança.
Chegar aos entes queridos
Lidar com suas fobias pode ser uma experiência assustadora, e você precisará de todo o apoio e amor que puder para ajudá-lo a lidar. Considere pedir a um amigo ou membro da família para acompanhá-lo a situações que você normalmente evitaria devido a seus medos. Ter esse apoio pode ajudar a aliviar sua mente.
Quando falar com um médico
Casos leves de ommetafobia podem ser tratados com exposição gradual. No entanto, muitas fobias desse tipo são mais complexas que isso.
Se o medo dos olhos estiver interferindo na sua capacidade de trabalhar, executar tarefas ou socializar, talvez seja hora de obter um encaminhamento para um profissional de saúde mental do seu médico.
Você também pode procurar um psicoterapeuta credível em sua área. A American Psychological Association é um lugar por onde começar. Aqui, você pode refinar ainda mais seus resultados com base na especialidade.
A linha inferior
Ommetafobia pode não ser tão amplamente conhecida como outros tipos de fobias. No entanto, seus efeitos podem ser muito significativos para quem luta com ele.
Evitar os olhos só o levará tão longe. A única maneira de abordar completamente e começar a superar essa fobia é uma combinação de terapia e habilidades de enfrentamento que podem ajudar a reduzir sua ansiedade.
Se você suspeitar que você ou um ente querido esteja lutando contra a ommetafobia, converse com um profissional de saúde mental sobre maneiras de começar o tratamento.
Como outras fobias, a ommetafobia pode trazer solidão e redução da qualidade de vida das pessoas afetadas. É importante lidar com esses medos mais cedo ou mais tarde para melhorar seu bem-estar geral.