Infecção óssea (osteomielite)
Contente
- O que causa a osteomielite?
- Quais são os sintomas?
- Como a osteomielite é diagnosticada?
- Quais são os tratamentos para a osteomielite?
- Quem corre risco de osteomielite?
- Você pode prevenir a osteomielite?
- Qual é a perspectiva de longo prazo?
O que é uma infecção óssea (osteomielite)?
Uma infecção óssea, também chamada de osteomielite, pode ocorrer quando bactérias ou fungos invadem um osso.
Em crianças, as infecções ósseas ocorrem mais comumente nos ossos longos dos braços e pernas. Em adultos, geralmente aparecem nos quadris, coluna e pés.
As infecções ósseas podem acontecer repentinamente ou desenvolver-se por um longo período de tempo. Se não forem tratadas adequadamente, as infecções ósseas podem deixar um osso permanentemente danificado.
O que causa a osteomielite?
Muitos organismos, mais comumente Staphylococcus aureus, viajam pela corrente sanguínea e podem causar uma infecção óssea. Uma infecção pode começar em uma área do corpo e se espalhar para os ossos através da corrente sanguínea.
Os organismos que invadem uma lesão grave, corte profundo ou ferida também podem causar infecções nos ossos próximos. As bactérias podem entrar em seu sistema em um local cirúrgico, como o local de uma substituição do quadril ou reparo de fratura óssea. Quando o osso se quebra, as bactérias podem invadir o osso, causando osteomielite.
A causa mais comum de infecções ósseas é S. aureus bactérias. Essas bactérias comumente aparecem na pele, mas nem sempre causam problemas de saúde. No entanto, a bactéria pode dominar um sistema imunológico que está enfraquecido por doenças e enfermidades. Essas bactérias também podem causar infecções em áreas feridas.
Quais são os sintomas?
Normalmente, o primeiro sintoma que surge é a dor no local da infecção. Outros sintomas comuns são:
- febre e calafrios
- vermelhidão na área infectada
- irritabilidade ou mal-estar geral
- drenagem da área
- inchaço na área afetada
- rigidez ou incapacidade de usar um membro afetado
Como a osteomielite é diagnosticada?
Seu médico pode usar vários métodos para diagnosticar sua condição se você apresentar algum sintoma de infecção óssea. Eles farão um exame físico para verificar se há inchaço, dor e descoloração. Seu médico pode solicitar exames laboratoriais e de diagnóstico para determinar a localização exata e a extensão da infecção.
É provável que seu médico peça um exame de sangue para verificar os organismos que estão causando a infecção. Outros testes para verificar a existência de bactérias são esfregaços de garganta, culturas de urina e análises de fezes. A cultura de fezes é um exemplo de análise de fezes.
Outro teste possível é uma cintilografia óssea, que revela a atividade celular e metabólica dos ossos. Ele usa um tipo de substância radioativa para destacar o tecido ósseo. Se a cintilografia óssea não fornecer informações suficientes, você pode precisar de uma ressonância magnética. Em alguns casos, uma biópsia óssea pode ser necessária.
No entanto, um simples raio-X ósseo pode ser suficiente para o seu médico determinar o tratamento certo para você.
Quais são os tratamentos para a osteomielite?
Existem várias opções que seu médico pode usar para tratar sua infecção óssea.
Os antibióticos podem ser tudo o que é necessário para curar sua infecção óssea. O seu médico pode administrar os antibióticos por via intravenosa ou diretamente nas veias, se a infecção for grave. Pode ser necessário tomar antibióticos por até seis semanas.
Às vezes, as infecções ósseas requerem cirurgia. Se você fizer uma cirurgia, o cirurgião removerá o osso infectado e o tecido morto e drenará quaisquer abcessos ou bolsas de pus.
Se você tem uma prótese que está causando a infecção, seu médico pode remover e substituí-la por uma nova. Seu médico também removerá qualquer tecido morto próximo ou ao redor da área infectada.
Quem corre risco de osteomielite?
Existem algumas condições e circunstâncias que podem aumentar suas chances de osteomielite, como:
- distúrbios diabéticos que afetam o suprimento de sangue aos ossos
- uso de drogas intravenosas
- hemodiálise, que é um tratamento usado para doenças renais
- trauma ao tecido ao redor do osso
- articulações artificiais ou hardware que foi infectado
- anemia falciforme
- doença arterial periférica (PAD)
- fumar
Você pode prevenir a osteomielite?
Lave e limpe cuidadosamente quaisquer cortes ou feridas abertas na pele. Se uma ferida / corte não parecer estar cicatrizando com o tratamento caseiro, entre em contato com seu médico imediatamente para que seja examinado. Limpe e seque os locais de amputação antes de colocar sua prótese. Além disso, use calçados e equipamentos de proteção adequados para evitar lesões ao pular, correr ou participar de esportes.
Qual é a perspectiva de longo prazo?
A maioria dos casos de osteomielite é tratável. As infecções crônicas do osso, entretanto, podem levar mais tempo para serem tratadas e cicatrizadas, especialmente se necessitarem de cirurgia. O tratamento deve ser agressivo, pois às vezes pode ser necessária uma amputação. A perspectiva para essa condição é boa se a infecção for tratada precocemente.