Tiras de teste de ovulação: elas podem ajudá-lo a engravidar?
Contente
- O que são tiras de teste de ovulação?
- Como você usa as tiras de teste de ovulação?
- Cronometrando seu ciclo
- Lendo o teste
- Que tipo de tiras de teste de ovulação são melhores?
- Compre tiras de teste de ovulação online
- Para quem trabalham as tiras de teste de ovulação?
- Leve embora
Incluímos produtos que consideramos úteis para nossos leitores. Se você comprar os links desta página, podemos receber uma pequena comissão. Aqui está o nosso processo.
Ver um bebê faz você se iluminar? É difícil passar por um carrinho sem espiar para dentro para ver o pequeno? Se você está pronto para expandir sua família e deseja engravidar, pode parecer que não há um mês a perder!
Mesmo que você tenha decidido começar a tentar, todo mês que passa sem um teste positivo de gravidez pode parecer uma eternidade, já que você se pergunta se e quando sua família se expandirá.
Se você deseja maximizar a probabilidade de engravidar, pode estar disposto a tentar qualquer coisa! Bem, começar com as tiras de teste de ovulação pode ajudá-lo a controlar sua fertilidade.
O que são tiras de teste de ovulação?
As tiras de teste de ovulação têm design semelhante aos testes de gravidez encontrados em muitas lojas de conveniência e supermercados. Mas, em vez de indicar quando está grávida, as tiras de teste de ovulação indicam sua janela fértil para que você saiba quando é mais provável que a relação sexual resulte em uma gravidez.
Assim como a loja comprou testes de gravidez que detectam os níveis de gonadotrofina coriônica humana (hCG) na urina, as tiras de teste de ovulação detectam o hormônio luteinizante (LH) na urina para informar quando você tem mais chances de engravidar. Como isso é possível? Tudo graças a uma onda de LH ...
O hormônio luteinizante é secretado em níveis baixos durante todo o ciclo menstrual. No entanto, quando um folículo em desenvolvimento atinge um certo tamanho, os níveis aumentam e um aumento no LH faz com que a ovulação ocorra 24 a 36 horas depois. (Se você está se perguntando sobre a linha do tempo envolvida, esse aumento geralmente ocorre no ponto médio do seu ciclo.)
Então, o que tudo isso significa? Se você está tentando engravidar, a ovulação é importante, pois significa o culminar da janela fértil. Depois que um óvulo é liberado do ovário, ele só é viável por 24 horas.
Sua melhor chance de engravidar envolve ter relações sexuais desprotegidas de 5 dias antes a 1 dia após a ovulação. Isso significa que, quando você vê o pico de LH, você já está no meio da sua janela fértil.
Simplificando, uma onda de LH indica que é hora de ter relações sexuais desprotegidas, se você quiser engravidar. Uma boa regra prática para a concepção é fazer sexo 2 a 3 vezes nas 24 a 48 horas após o aumento do LH.
É importante observar que o uso de tiras de teste de ovulação não garante que você engravide. Por um lado, eles não funcionam para todos. Existem casos (alguns dos quais são descritos abaixo) em que o corpo tem um nível elevado de LH devido a outros motivos, e um aumento de LH não indica ovulação.
Além disso, as tiras de teste de ovulação não testam a viabilidade de óvulos ou espermatozóides e não afetam a fertilização. Como tal, não há garantia de que, se você fizer sexo durante um surto de LH, conceberá um bebê saudável.
Se você tiver dúvidas sobre a ovulação ou outros fatores que possam afetar sua capacidade de conceber, fale com seu médico sobre outras opções de teste.
Como você usa as tiras de teste de ovulação?
As várias marcas de tiras de teste de ovulação vêm com direções ligeiramente diferentes, por isso é importante verificar as instruções do seu kit em particular!
Em geral, convém usar as tiras de teste de ovulação todos os dias no mesmo horário por vários dias, até obter um resultado positivo. O processo é tipicamente muito simples, que envolve mergulhar as tiras de teste na urina e aguardar a leitura dos resultados.
Cronometrando seu ciclo
Saber em quais dias usar as tiras de teste de ovulação pode ser complicado. Devido ao custo das tiras de teste, a maioria das pessoas não deseja testar todos os dias do mês, por isso é útil restringir-se a uma janela de alguns dias para testar.
Se você estiver usando tiras de teste e quiser pular a matemática, uma opção é usar um aplicativo de calculadora de ovulação. Basta inserir algumas informações sobre a duração média do período e as datas do seu último ciclo e pronto, você terá uma data de ovulação estimada.
Simplesmente comece a usar as tiras alguns dias antes da data estimada da ovulação para garantir que você não perca o pico de LH se tiver um ciclo mais curto do que o normal. Com alguma sorte, você verá um teste de gravidez positivo em algumas semanas.
Curioso sobre a matemática e quer tentar descobrir sozinho? Bem, em um ciclo de 28 dias, a ovulação geralmente ocorre cerca de 14 dias após o primeiro dia do seu último período, e seu aumento de LH geralmente ocorre 1 ou 2 dias antes disso. Nesse caso, você começará a testar por volta do dia 10.
Se o seu ciclo for mais curto ou mais longo, você precisará ajustar o ponto médio. Você deve começar a testar pelo menos 3 a 4 dias antes da data estimada da ovulação para detectar o aumento.
Lendo o teste
Se você estiver usando tiras de teste básicas, verá duas linhas. Uma linha é a linha de controle. Isso é apenas para informar que o teste está funcionando corretamente. A outra linha é a linha de teste. Você pode dizer que o LH está aumentando quando esta segunda linha é tão escura ou mais escura que a linha de controle.
Se você estiver usando um teste de ovulação com display digital, um design aparecerá na tela indicando se você entrou na sua janela fértil.
Quando seu teste parecer positivo, você saberá que seu aumento de LH está ocorrendo e que sua janela fértil é das próximas 24 a 48 horas.
Lembre-se de que você pode obter um resultado positivo em seu teste por vários dias; portanto, se seu primeiro dia de teste for positivo, no próximo mês, você poderá testar um ou dois dias antes para garantir o início do seu pico de LH. Como mencionado anteriormente, sua janela fértil começa alguns dias antes da oscilação; portanto, saber quando isso acontece pode ajudar a determinar o tempo.
Que tipo de tiras de teste de ovulação são melhores?
Existem muitos tipos diferentes de tiras de teste de ovulação - e uma variedade de preços para acompanhá-las!
As opções mais caras oferecem um display digital e algumas detectam estrogênio e LH. Isso permite que eles detectem dias mais férteis do que alguns dos testes básicos.
Você gastará mais dinheiro com essas informações e com facilidade de legibilidade, mas as informações extras podem valer a pena se você estiver com dificuldades para conceber. Você também precisará iniciar os testes em um horário diferente com essas opções de exibição digital. Leia as instruções com atenção!
No outro extremo do espectro de custos, você pode comprar tiras de teste de ovulação a granel on-line, com instruções de uso limitadas. Se essas tiras de teste funcionarão para você depende do seu conforto em lê-las.
Ao contrário dos testes de gravidez, que mostram uma linha ou não, você precisa comparar a cor da linha de teste com a linha de controle em uma tira de teste básica de ovulação. Para facilitar isso, algumas marcas oferecem um aplicativo para acompanhar seus testes e comparar as linhas ao longo do tempo.
Compre tiras de teste de ovulação online
- Teste de ovulação digital fácil fácil Clearblue
- Kit de previsão de tiras de teste de ovulação Pregmate
- Kit e aplicativo Easy @ Home Combo
Para quem trabalham as tiras de teste de ovulação?
As tiras de teste de ovulação não são adequadas para todos, por isso é importante saber que você pode não querer usá-las se:
- Você tem ciclos extremamente irregulares (pode ser frustrante tentar descobrir quando usá-los e os custos podem aumentar).
- Você tem síndrome dos ovários policísticos (SOP) (muitas mulheres com SOP têm níveis constantemente elevados de LH, de modo que os testes de ovulação registram falso positivo).
- Você está entrando na menopausa (como a SOP, isso pode levar a níveis consistentemente elevados de LH.)
Leve embora
Quando a febre do bebê chegar, pode ser difícil esperar! Se você não quer perder tempo engravidando, a tecnologia médica atual certamente pode aumentar a probabilidade de seu desejo se tornar realidade. Antes de pular para procedimentos mais invasivos, no entanto, você pode tentar experimentar as tiras de teste de ovulação.
As tiras de teste de ovulação não garantem uma gravidez, mas podem ajudar você a saber quais são seus dias férteis. Se você não é um bom candidato para tiras de ovulação ou precisa de assistência adicional, converse com seu médico. Eles podem usar exames de sangue para determinar seu período fértil, ou talvez até fazer um ultra-som transvaginal para verificar seu útero e ovários.
Além disso, não tenha medo de conversar com seu provedor se achar que não é capaz de conceber após 6 meses de tentativas (se você tiver 35 anos ou mais) ou por mais de um ano (se tiver menores de 35 anos). O seu médico pode oferecer mais assistência ou direcioná-lo para um especialista em fertilidade.