O poderoso mito dos ácaros de papel
Contente
- A mitologia dos ácaros de papel
- Os muitos tipos de ácaros
- Sinais de uma mordida de ácaro
- Como tratar uma picada de ácaro
- Como se livrar dos ácaros
- Como evitar que os ácaros entrem em sua casa
- Principais conclusões
Aviso: este artigo pode fazer você sentir Pruriginoso. Isso porque ele cobre informações sobre muitos insetos que causam coceira, especialmente ácaros. Os ácaros são pequenos organismos parecidos com insetos que crescem em muitas coisas - mas não geralmente em papel, ao contrário da crença popular.
Este artigo vai falar sobre ácaros de papel e por que eles não existem, bem como sobre os ácaros que existem. Você também aprenderá sobre os bichos rastejantes que pode ver em seus produtos de papel (chamados de "booklice") e como se livrar deles.
A mitologia dos ácaros de papel
O monstro de Loch Ness, o Yeti, o ... ácaro de papel? Todos os três são criaturas míticas. O boato de que existem ácaros de papel começou com pessoas que trabalham em escritórios com muito papel. Eles relataram ter maiores taxas de coceira. Eles presumiram que os ácaros (pequenos insetos microscópicos) deviam ser os culpados.
Embora tenha sido assim que o mito começou, os pesquisadores não confirmaram a existência de ácaros de papel (e eles têm microscópios de alta potência que devem ser capazes de detectá-los). É por isso que os adicionamos à lista de criaturas míticas.
Como nosso próprio episódio de “Mythbusters”, estamos aqui para dizer que os ácaros de papel não existem. Existem, no entanto, outros ácaros que podem viver em sua casa, sua pele e em seus produtos de papel. Um exemplo são os “piolhos”, que são um tipo de inseto conhecido por se desenvolver em mofo e fungos - especialmente aqueles que crescem em livros mofados.
Booklice são visíveis a olho, enquanto muitos ácaros não são. Embora esses insetos não sejam exatamente agradáveis de ver, a boa notícia é que eles não tentarão viver em seu cabelo como os outros piolhos fazem. Em vez disso, eles preferem comer seus livros, papel de parede e outros produtos de papel em sua casa (como caixas de cereais de papelão).
Os muitos tipos de ácaros
Embora os pesquisadores tenham descrito mais de 48.000 espécies diferentes de ácaros, isso representa apenas 5 a 10 por cento do número total de espécies de ácaros - então pode haver mais de um milhão de espécies diferentes. Alguns ácaros e pragas comuns em sua casa incluem o seguinte:
- Chiggers. As larvas de ácaros são um tipo de ácaro que normalmente vive no solo ou em plantas. Eles não sugam o sangue de uma pessoa, mas eles (prepare-se para isso) comem a pele que liquefazem com sua saliva. Picadas de larvas de ácaro podem causar vermelhidão na pele, coceira e até mesmo sensação de dureza ao toque. Eles são muito pequenos e podem parecer apenas uma partícula de poeira em sua pele.
- Trevo ácaros. Os ácaros do trevo são vermelhos, verdes ou marrons que adoram aparecer no outono e deixar um rastro vermelho nas áreas que infestam, incluindo tapetes e cortinas.
- Demodex folliculorum. O nome desses ácaros pode revelar onde eles vivem: nos pelos do corpo, incluindo os cílios de algumas pessoas. Enquanto D. folliculorum ácaros geralmente não causam problemas, quantidades excessivas podem se acumular em algumas pessoas e causar problemas como coceira na pele, sensibilidade da pele e vermelhidão.
- Ácaros. Alerta grosseiro: os ácaros vivem de células mortas da pele presentes em seu colchão, travesseiros e carpetes. Infelizmente, as fezes que eles produzem após se alimentar das células da pele podem causar reações alérgicas como espirros e problemas respiratórios em adultos.
- Ácaros de roedores / pássaros. Esses ácaros podem picar um ser humano se perderem seu hospedeiro rato ou pássaro. A picada pode causar uma pequena erupção na pele que irrita a pele e causa coceira.
- Sarna. Os ácaros da sarna são transferidos por contato pessoa a pessoa ou por contato pessoa a animal (como um cachorro). Esses ácaros se enterram na pele, criando áreas de túnel na pele. Eles podem causar irritação cutânea severa e coceira. Um dos sinais indicadores de infecções de sarna é que a coceira piora à noite.
- Ácaros com coceira de palha. Esses ácaros vivem na palha, grama, folhas e sementes. Quando você entra em contato com eles, eles podem fazer picadas microscópicas que causam coceira e vermelhidão na pele. Embora esses ácaros não vivam em humanos, eles podem deixar uma marca se o morderem.
- Carrapatos. Os carrapatos são “primos” do ácaro e podem viver na sua pele ou na pelagem do seu animal. Eles vivem do seu sangue e podem transmitir doenças, como a doença de Lyme.
Ter ácaros não significa que sua casa ou que você não está limpo. Os ácaros estão literalmente em toda parte. Se você acha que tem uma infestação, se sentirá muito melhor tomando medidas para se livrar deles.
Sinais de uma mordida de ácaro
Geralmente você encontra ácaros no tronco e nos braços. Se você tiver picadas ou vermelhidão sem causa conhecida para a picada (como ver um mosquito em seu braço), um ácaro pode ser o culpado.
Por serem tão pequenos, é difícil saber se um ácaro é o autor do crime sem ir ao dermatologista. Às vezes, um dermatologista pode apenas ver uma mordida e saber que é um determinado ácaro (este costuma ser o caso da sarna). Outras vezes, eles podem ter que pegar uma amostra de pele raspada ou olhar ao microscópio para ácaros.
Saber que tipo de ácaro é, ajuda você a tratá-lo, eliminá-lo em sua casa e preveni-lo sempre que possível.
Como tratar uma picada de ácaro
Se você identificar que tem uma picada de ácaro, algumas das etapas para reduzir a vermelhidão e coceira podem incluir:
- Lave a área afetada com água e sabão. Mantenha-o limpo e seco.
- Aplique um creme de hidrocortisona anti-coceira na área afetada. Resista à vontade de coçar - isso só vai piorar a área.
- Tome um anti-histamínico oral, como difenidramina (Benadryl). Este medicamento pode ajudar a reduzir as sensações de coceira.
- Consulte seu dermatologista se você acha que tem sarna. Seu dermatologista irá prescrever medicamentos tópicos para matar a sarna e reduzir os sintomas.
Se você estiver preocupado com a aparência de uma picada de ácaro infectada (quente ao toque ou com vazamento de pus), consulte seu médico. Você pode precisar de antibióticos para tratar a área.
Como se livrar dos ácaros
Se você tiver uma infestação de ácaros ou piolhos em sua casa, não entre em pânico. Existem várias coisas que você pode fazer para se livrar deles. Esses incluem:
- Remova e jogue fora todos os itens infestados. Se você tem um item que não quer jogar fora, coloque-o em um saco plástico no freezer. Deixe o item lá por pelo menos 2 dias - isso matará a maioria das pragas. Aspire o item e jogue fora o saco de vácuo depois de remover o item do freezer.
- Use um desumidificador em sua casa. Isso ajuda a reduzir o excesso de umidade em que as pragas adoram viver.
- Chame um especialista em remoção de mofo profissional ou mate o mofo você mesmo usando produtos de limpeza doméstica, como alvejante ou vinagre. Certifique-se de usar uma máscara protetora para não inalar o mofo, bolor ou produtos químicos de limpeza.
- Tome medidas para reduzir a água parada, especialmente em seu porão ou banheiro - as pragas adoram viver lá.
- Limpe todas as áreas previamente infectadas com aspiração e outros métodos de limpeza para evitar que voltem.
Você também pode ligar para uma empresa profissional de pragas. Se você tiver um item valioso que foi infestado por piolhos ou outros ácaros, pode precisar da empresa para ajudá-lo a se livrar das pragas para sempre. Infelizmente, uma vez que os ácaros entram em um item, é mais provável que entrem novamente.
Como evitar que os ácaros entrem em sua casa
As etapas a seguir podem ajudar a reduzir os ácaros em sua casa:
- Coloque capas protetoras sobre fronhas e colchões. Estas capas anti-alérgicas protegem os ácaros das áreas principais da sua casa.
- Aspire e passe shampoo em itens estofados (carpetes e travesseiros) com frequência para remover o excesso de resíduos.
- Mantenha o excesso de umidade fora de sua casa usando um desumidificador.
- Dê banho em seu animal de estimação com frequência e inspecione o pelo em busca de carrapatos ou outros insetos para impedi-los de entrar em sua casa.
Principais conclusões
Embora existam milhões de ácaros, os cientistas não contam os ácaros do papel como um deles. Se você morder, é provável que seja de outro tipo de ácaro ou inseto. A única maneira de você saber com certeza é consultar um médico para que ele examine a mordida.