5 dicas para lidar com o inchaço no período
Contente
- Como você pode tratar e prevenir o inchaço menstrual?
- 1. Coma os alimentos certos
- 2. Beba muita água
- 3. Pule o álcool e a cafeína
- 4. Pratique exercícios regularmente
- 5. Considere a medicação
- Quando ocorre o inchaço menstrual?
- Por que os períodos causam inchaço?
- Quando você deve consultar um médico?
- Qual é a sua visão?
- Conserto de comida: vença o inchaço
visão global
O inchaço é um sintoma inicial comum da menstruação que muitas mulheres experimentam. Pode parecer que você ganhou peso ou que seu abdômen ou outras partes do seu corpo estão tensos ou até inchados.
O inchaço geralmente ocorre bem antes do início da menstruação e vai embora depois que você estiver menstruando por alguns dias. Você pode não ser capaz de prevenir o inchaço completamente, mas existem alguns tratamentos caseiros que você pode tentar reduzi-lo. Aqui estão algumas maneiras de reduzir o inchaço menstrual:
- seguir uma dieta com baixo teor de sódio, incluindo frutas, vegetais, grãos inteiros e proteína magra
- Bebe muita água
- pule a cafeína e o álcool
- limitar alimentos processados
- Exercite-se regularmente
- tomar um diurético
- converse com seu médico sobre se as pílulas anticoncepcionais podem ajudar
Se o seu inchaço for extremo ou afetar suas atividades diárias, você deve conversar com seu médico.
Como você pode tratar e prevenir o inchaço menstrual?
Embora não haja uma cura única para todos, várias modificações no estilo de vida podem reduzi-lo antes e durante o período.
1. Coma os alimentos certos
Você deve evitar comer muito sal. Como saber se sua dieta é muito rica em sal? A American Heart Association recomenda limitar a ingestão diária de sal a não mais do que 2.300 mg.
Os alimentos processados contêm muito sal, assim como outros ingredientes que podem não ser os mais saudáveis para você. Em vez disso, concentre-se em comer frutas e vegetais, bem como outros alimentos saudáveis, como grãos inteiros, proteínas magras, nozes e sementes.
2. Beba muita água
Certifique-se de beber bastante água nos dias que antecedem a menstruação. Tente carregar uma garrafa de água com você e tente enchê-la várias vezes ao dia. Não há uma recomendação única para a quantidade de água a beber a cada dia. A quantidade varia de pessoa para pessoa e depende do ambiente, da saúde pessoal e de outros fatores. Uma boa regra prática é tomar um mínimo de oito copos de 250 ml de água por dia. Muitas garrafas de água reutilizáveis contêm 32 ou 24 onças. Portanto, dependendo do tamanho que você usa, pode ser necessário beber apenas 2 a 3 garrafas por dia para obter seus 64 onças.
3. Pule o álcool e a cafeína
Os especialistas acreditam que tanto o álcool quanto a cafeína contribuem para o inchaço e outros sintomas da síndrome pré-menstrual (TPM). Em vez dessas bebidas, beba mais água.
Se você tiver dificuldade em ignorar sua xícara de café matinal, tente substituí-la por uma bebida que tenha menos cafeína, como o chá, ou substitua um pouco do café cafeinado por um tipo descafeinado.
4. Pratique exercícios regularmente
O exercício regular é fundamental para reduzir os sintomas da TPM. Especialistas que você busca em um dos seguintes:
- algumas horas de atividade física moderada por semana
- uma hora ou mais de atividade vigorosa por semana
- uma combinação desses níveis de atividade
Para um plano de condicionamento físico ideal, adicione alguns exercícios para fortalecer os músculos algumas vezes por semana.
5. Considere a medicação
Se os remédios caseiros não reduzem seu inchaço antes e durante o período, você pode querer conversar com seu médico sobre outros tratamentos. Alguns deles incluem:
- Controle de natalidade. Tomar pílulas anticoncepcionais pode ajudar a reduzir os sintomas da TPM. Você deve conversar com seu médico sobre o melhor método anticoncepcional para você.
- Diuréticos. Essas pílulas ajudam a reduzir o líquido que seu corpo armazena. O seu médico pode prescrevê-los para aliviar o inchaço grave.
Quando ocorre o inchaço menstrual?
Você provavelmente vai sentir um inchaço bem antes do início do seu período. O inchaço é considerado um sintoma muito comum da TPM. Os sintomas da TPM podem começar uma ou duas semanas antes do início da menstruação. Você pode inchar todo mês, de vez em quando, ou nem mesmo inchar. O alívio do inchaço pode ocorrer imediatamente após o início da menstruação ou alguns dias depois.
Você pode ter outros sintomas de TPM. O Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas afirma que até 85% das mulheres relatam sintomas físicos relacionados ao período. Além do inchaço, outros sintomas comuns incluem:
- cólicas
- desejos por comida
- mau humor
- acne
- fadiga
Os sintomas que você tem também podem mudar de mês para mês ou conforme você envelhece.
Por que os períodos causam inchaço?
A resposta curta é hormônios. A TPM ocorre durante a fase lútea do seu ciclo menstrual.É quando os hormônios estrogênio e progesterona podem flutuar. É também quando o revestimento do seu útero fica mais espesso. Se você engravidar, o óvulo fertilizado se fixa ao revestimento uterino espessado. Se você não estiver grávida, o revestimento espesso deixa seu corpo e você tem um período.
Os hormônios podem não ser a única razão pela qual você tem sintomas físicos que antecedem a menstruação. Outras causas para seus sintomas podem estar relacionadas a:
- seus genes
- o tipo e a quantidade de vitaminas e minerais que você toma
- sua dieta, especialmente se for rica em sal
- o número de bebidas e alimentos que você ingere com cafeína ou álcool
Quando você deve consultar um médico?
Você deve conversar com seu médico se o seu inchaço:
- não vai embora depois da menstruação
- é grave o suficiente para afetar suas atividades diárias
O inchaço grave pode ser um sinal de uma condição médica ou pode precisar de um tratamento diferente.
Qual é a sua visão?
O inchaço leve a moderado que começa antes da menstruação e desaparece logo após o início da menstruação geralmente não é motivo de preocupação. Contanto que você seja capaz de funcionar normalmente e seus sintomas ocorram perto da menstruação, provavelmente tudo o que você precisa fazer para reduzir os sintomas é tentar algumas modificações no estilo de vida. No entanto, se você tiver um inchaço mais grave que atrapalhe suas atividades diárias, converse com seu médico.