O que é dermatite perioral e como você se livra dela?
Contente
- O que é dermatite perioral?
- O que causa dermatite perioral?
- Qual é o melhor tratamento para dermatite perioral?
- Revisão para
Você pode não conhecer a dermatite perioral pelo nome, mas é provável que você tenha experimentado a erupção cutânea vermelha escamosa ou conheça alguém que tenha.
Na verdade, Hailey Bieber compartilhou recentemente que ela lida com a condição da pele. "Eu tenho dermatite perioral, então certos produtos irritam minha pele, causando uma erupção na pele com coceira horrível ao redor da boca e dos olhos", disse ela Glamour UK em uma entrevista.
Mas as causas da dermatite perioral às vezes podem incluir mais do que apenas a rotina errada de cuidados com a pele. Aqui está o que você precisa saber sobre a dermatite perioral e como tratá-la.
O que é dermatite perioral?
A dermatite perioral é uma condição da pele que resulta em erupção cutânea avermelhada e acidentada, mais comumente ao redor da boca e às vezes ao redor do nariz ou dos olhos, diz Rajani Katta, MD, dermatologista credenciado e professor clínico do Baylor College of Medicine and the University do Texas Health Science Center em Houston e autor de Glow: o guia do dermatologista para uma dieta para pele mais jovem de alimentos integrais. (BTW, embora as duas pareçam semelhantes, dermatite perioral não é o mesmo que ceratose pilar.)
“Muitos dos meus pacientes a descrevem como 'irregular e escamosa', porque a erupção geralmente tem inchaços vermelhos, em um fundo de pele seca e escamosa”, explica o Dr. Katta. "E a maioria dos pacientes irá descrevê-lo como sensível ou sujeito a queimação ou picadas." Ai certo?
A gravidade da dermatite perioral pode variar de pessoa para pessoa. Por exemplo, enquanto Bieber descreveu sua experiência com a condição da pele como "uma erupção na pele com coceira horrível", CBS Miami a âncora Frances Wang - cuja postagem no Instagram sobre sua luta contra a dermatite perioral se tornou viral em setembro de 2019 - disse em uma entrevista ao Pessoas que sua erupção era tão dolorosa que doía falar ou comer.
Embora a erupção cutânea ao redor da boca, nariz e olhos seja mais comum, a dermatite perioral também pode aparecer ao redor dos órgãos genitais, de acordo com o AAD. Independentemente de onde apareça, porém, a dermatite perioral não é contagiosa.
O que causa dermatite perioral?
TBH, os dermatologistas não sabem exatamente o que causa a dermatite perioral, diz Patricia Farris, M.D., dermatologista certificada pela Sanova Dermatology em Metairie, Louisiana. Afeta muito mais mulheres do que homens, mas os especialistas dizem que há muitas perguntas sem resposta sobre os gatilhos potenciais, pois podem variar de pessoa para pessoa.
Uma das causas mais comuns de dermatite perioral é o creme esteróide (incluindo medicamentos prescritos e cremes e pomadas de hidrocortisona de venda livre), explicam os drs. Katta e Farris. Muitas pessoas cometem o erro de usar esses cremes na dermatite perioral porque acham que vão ajudar a limpar a erupção, mas na verdade podem piorar, dizem os derma.
Exagerar em cremes noturnos e hidratantes também pode levar à dermatite perioral, especialmente se os produtos contiverem fragrâncias ou certos ingredientes aos quais você é sensível (assim como Bieber observou em sua experiência com a condição da pele), acrescentam os drs. Katta e Farris. O uso de creme dental com flúor e pomadas oclusivas como vaselina no rosto também pode desempenhar um papel, observa o Dr. Farris. Para algumas mulheres, as alterações hormonais ou fatores genéticos podem estar relacionados à dermatite perioral também, diz o Dr. Katta. (Relacionado: sua pele sensível poderia realmente ser ~ sensibilizada ~ pele?)
Alguns médicos observaram casos de dermatite perioral em pessoas com barreira cutânea deficiente, algo que pode tornar a pele mais propensa a inflamações em geral, observa o Dr. Katta. Os pesquisadores também estudaram bactérias e leveduras obtidas a partir dessa erupção, mas não foram capazes de determinar se eles são realmente os culpados, ou apenas se divertindo com a erupção como outros visitantes indesejáveis.
Curiosamente, existem algumas teorias de que os laticínios e o glúten podem ser fatores que contribuem para a dermatite perioral, mas não há pesquisas suficientes para comprovar isso, diz o Dr. Farris.
"Além disso, outras condições às vezes podem ser muito semelhantes à dermatite perioral", observa o Dr. Katta. Por exemplo, a dermatite alérgica de contato, uma alergia a certos ingredientes em produtos para a pele, ou mesmo certos alimentos, pode desencadear uma erupção cutânea vermelha e escamosa semelhante, diz ela. Às vezes, alimentos como canela ou tomate podem desencadear esse tipo de erupção alérgica, que pode ser confundida com dermatite perioral se aparecer ao redor dos lábios e da boca, explica ela.
Qual é o melhor tratamento para dermatite perioral?
Infelizmente, os especialistas dizem que não há "cura" para se livrar da dermatite perioral durante a noite. Muitas rotas de tratamento da dermatite perioral incluem tentativa e erro com diferentes medicamentos antes de encontrar algo que funcione. Portanto, o melhor que você pode fazer é consultar um dermatologista para um diagnóstico e tratamento adequados.
Em muitos casos, os tratamentos de dermatite perioral mais eficazes são medicamentos prescritos que são antimicrobianos ou antiinflamatórios, diz a Dra. Katta, acrescentando que ela geralmente prescreve cremes medicamentosos para começar. Mas tenha em mente: pode levar semanas a meses para a pele melhorar, observa o Dr. Katta. Ela diz que geralmente aconselha os pacientes a experimentarem um creme medicamentoso prescrito por oito semanas antes de reavaliar. Os surtos são comuns, por isso é importante ficar em contato com sua derme e agendar consultas de acompanhamento caso você precise tratá-la novamente ou mudar para outro medicamento, explica ela. Em casos mais graves, podem ser necessários medicamentos orais.
Quanto à rotina de cuidados com a pele, usar muitos produtos grossos e oleosos pode ser um gatilho para algumas pessoas, por isso é importante sempre tirar a maquiagem à noite, diz a Dra. Katta. Se você luta com ardor e ardor que são comuns na dermatite perioral, evitar fragrâncias provavelmente também ajudaria, diz o Dr. Farris.
"Também recomendo sempre continuar a limpar o rosto, mesmo que pareça seco", explica a Dra. Katta. Ela sugere o uso de um limpador hidratante como Cetaphil Gentle Skin Cleanser (compre, $ 10, ulta.com) ou um limpador de espuma suave como Cerave Foaming Facial Cleanser (compre, $ 12, ulta.com). “Também recomendo aplicar o hidratante com a pele ainda úmida, para ajudar a fortalecer a barreira da pele, pois pode ser útil para prevenir surtos, embora não seja uma parte fundamental do tratamento”, acrescenta. (Relacionado: Os melhores hidratantes para cada tipo de pele)
A dermatite perioral pode definitivamente ser frustrante, sem mencionar que é totalmente dolorosa em alguns casos. Mas a boa notícia é que não é ruim para a saúde geral da pele (ou saúde geral). “[Em] perspectiva de longo prazo, a maioria das pessoas ficará melhor com o tratamento e, em seguida, ficará bem por um período de tempo”, diz o Dr. Katta. "Mas é bastante comum ter uma recorrência da erupção em um momento posterior. Eu sempre adiciono a advertência de que mesmo se você estiver fazendo tudo certo, você ainda pode ter dermatite perioral."