Phentermine trabalha para perda de peso? Uma pílula de dieta revisada
Contente
- O que é o Phentermine?
- Como funciona?
- Eficaz para perda de peso
- Pode ser útil para certos distúrbios alimentares
- Dosagem e Formas
- Phentermine
- Phentermine e Topiramato
- Efeitos colaterais e precauções
- Maneiras saudáveis de promover e manter a perda de peso
- A linha inferior
Embora comer uma dieta equilibrada e com poucas calorias e exercitar-se regularmente sejam os pilares da perda de peso, certos medicamentos podem servir como adjuntos poderosos.
Uma dessas drogas é a fentermina - uma das drogas mais populares para perda de peso no mundo.
Provou-se eficaz para a perda de peso a curto prazo quando usado juntamente com uma dieta e exercícios com baixas calorias.
No entanto, o uso de phentermine para perda de peso não é isento de riscos e efeitos colaterais.
Este artigo explica tudo o que você precisa saber sobre a fentermina, incluindo seus benefícios, dosagem e possíveis efeitos colaterais.
O que é o Phentermine?
Phentermine é um medicamento de prescrição para perda de peso.
Foi aprovado pelo FDA em 1959 para uso a curto prazo de até 12 semanas para pessoas com mais de 16 anos (1).
Nos anos 90, a fentermina foi combinada com outros medicamentos para perda de peso. Essa combinação de drogas era comumente chamada de fen-fen.
Após relatos de problemas cardíacos significativos nos usuários, o FDA retirou os outros dois medicamentos usados no tratamento - fenfluramina e dexfenfluramina - do mercado (2).
Phentermine usa os nomes de marca Adipex-P, Lomaira e Suprenza, ou você pode encontrá-lo em medicamentos combinados para perda de peso, como Qsymia.
É uma substância controlada devido às suas semelhanças químicas com o estimulante anfetamina - disponibilizando-o apenas mediante receita médica.
Seu médico pode prescrever phentermine se você for obeso, o que significa que seu índice de massa corporal (IMC) é maior ou igual a 30.
Também pode ser prescrito se você estiver acima do peso com um IMC maior ou igual a 27 e tiver pelo menos uma condição relacionada ao peso, como pressão alta, colesterol alto ou diabetes tipo 2 (3, 4, 5).
Resumo Phentermine é um medicamento aprovado pela FDA, destinado à perda de peso. Sua estrutura química é semelhante à anfetamina e só está disponível mediante receita médica.Como funciona?
Phentermine pertence a uma classe de medicamentos chamados "anoréticos", também conhecidos como inibidores de apetite.
Tomar phentermine ajuda a suprimir o apetite, limitando, assim, quantas calorias você come. Com o tempo, isso pode levar à perda de peso.
Embora os mecanismos exatos por trás dos efeitos redutores de apetite da fentermina permaneçam obscuros, acredita-se que a droga atue aumentando os níveis de neurotransmissores no cérebro (6, 7).
Os neurotransmissores são os mensageiros químicos do seu corpo e incluem noradrenalina, serotonina e dopamina.
Quando seus níveis desses três produtos químicos aumentam, sua sensação de fome diminui.
No entanto, você pode desenvolver uma tolerância aos efeitos de inibição do apetite da fentermina dentro de algumas semanas. Nesse caso, você não deve aumentar sua dose do medicamento, mas parar de usá-lo completamente.
Resumo Pensa-se que Phentermine diminua o apetite aumentando os níveis de neurotransmissores no cérebro.Eficaz para perda de peso
Vários estudos clínicos comprovaram que a fentermina pode aumentar a perda de gordura.
A perda de peso média esperada com o uso de fentermina é de 5% do seu peso corporal inicial. No entanto, em 12 semanas, pode chegar a 10%. Isso equivale a uma perda de peso de 10 a 20 libras (4,5 a 9 kg) para uma pessoa de 200 libras (90,7 kg) (8).
Em uma metanálise de seis estudos, as pessoas que tomaram a dose média de 27,5 mg de fentermina por 13 semanas perderam uma média de 13,9 libras (6,3 kg) em comparação com 6,2 libras (2,8 kg) nos grupos placebo (9).
Embora a fentermina tenha se mostrado eficaz na perda de peso, ela pode funcionar melhor quando combinada com o topiramato (10).
O topiramato é um medicamento usado por si só para tratar convulsões, mas, como a fentermina, também possui propriedades redutoras de apetite (11, 12, 13).
O topiramato e a fentermina são medicamentos combinados vendidos sob a marca Qsymia.
Comparada a três outros medicamentos comumente prescritos para perda de peso, a combinação de fentermina e topiramato foi associada às maiores chances de perda de pelo menos 5% do peso corporal inicial (14).
Além disso, a pesquisa sugere que a combinação de fentermina e topiramato é a medicação para perda de peso mais eficaz até o momento - com pessoas atingindo uma perda de peso média de 21,6 libras (9,8 kg) após tomar a dose máxima por um ano (15).
Nos usuários, essa perda de peso se traduziu em uma diminuição significativa na circunferência da cintura, melhora da sensibilidade à insulina e controle do açúcar no sangue, além de efeitos favoráveis nos níveis de triglicerídeos e colesterol (16, 17).
Resumo Estudos confirmam a eficácia do phentermine na perda de peso. Além disso, o efeito é ainda maior quando a droga é combinada com topiramato.Pode ser útil para certos distúrbios alimentares
A combinação de fentermina e topiramato pode ajudar a reduzir a compulsão alimentar em pessoas com transtorno da compulsão alimentar periódica (BED) e bulimia nervosa.
A CAMA é caracterizada por ingerir grandes quantidades de alimentos, muitas vezes rapidamente e a ponto de causar desconforto. Também está associado a uma sensação de perda de controle durante a compulsão, além de sentimentos de vergonha ou culpa posteriormente (18).
A bulimia nervosa envolve o mesmo comportamento de compulsão alimentar que o TCAP, mas inclui comportamentos como vômitos auto-induzidos, na tentativa de compensar os efeitos da compulsão alimentar (18).
Em um pequeno estudo de 12 semanas em pessoas obesas ou com sobrepeso com TCAP, a combinação de fentermina e topiramato foi associada a reduções significativas de peso, IMC e frequência de episódios de compulsão alimentar (19).
Em outro estudo de 12 semanas, pessoas com TCAP ou bulimia nervosa foram randomizadas para receber a combinação de medicamentos ou um placebo.
Durante 28 dias, o tratamento com a combinação de fentermina e topiramato diminuiu o número de dias de compulsão alimentar dos participantes de 16,2 para 4,2. Os mesmos resultados não foram observados no grupo placebo (20).
Ao reduzir os episódios de compulsão alimentar, a combinação de medicamentos pode ajudar cerca de 40 a 80% das pessoas com TCE ou bulimia nervosa que estão acima do peso ou obesas a perder peso, melhorando o humor e uma sensação de controle ao comer (20).
Resumo A combinação de fentermina e topiramato demonstrou reduzir episódios de compulsão e peso em pessoas com TCAP e bulimia nervosa.Dosagem e Formas
As dosagens de fentermina variam dependendo da sua forma e concentração.
Phentermine
Antes de 2016, as doses disponíveis de fentermina eram 15, 30 e 37,5 mg.
No entanto, como é recomendado que os médicos prescrevam a dose eficaz mais baixa, o FDA aprovou uma formulação de 8 mg em 2016, que pode ser tomada até três vezes ao dia.
Você deve evitar tomar a última dose tarde demais no dia para evitar insônia ou dificuldade em adormecer ou adormecer.
Phentermine e Topiramato
Phentermine e topiramato - vendido sob a marca Qsymia - é um medicamento combinado usado para perda de peso (11, 21).
Este medicamento está disponível em quatro doses, variando em força de 3,75 a 15 mg de fentermina e 23 a 92 mg de topiramato.
Depois de tomar a dose mais baixa por 14 dias, seu médico pode optar por progredir para uma dose mais alta.
O medicamento deve ser descontinuado se você não perder 5% do seu peso corporal após 12 semanas na dose diária mais alta.
Resumo A dosagem da fentermina difere, dependendo de ser usada isoladamente ou ao lado do topiramato.Efeitos colaterais e precauções
Phentermine sozinho é projetado para uso a curto prazo, pois não há estudos de longo prazo sobre sua segurança.
No entanto, o FDA aprovou a fentermina em combinação com o topiramato para uso a longo prazo, uma vez que a dosagem dos dois ingredientes é menor que a dose máxima de cada medicamento (22).
Embora efeitos adversos graves sejam raros, estudos relatam vários efeitos colaterais da combinação de fentermina e topiramato (15).
Os efeitos colaterais mais comumente relatados incluem (1, 3, 23):
- Boca seca
- Problemas de sono
- Tontura
- Palpitações cardíacas
- Rubor da pele
- Fadiga
- Constipação
- Irritabilidade
Você não deve tomar phentermine se tiver doença cardíaca, hipertireoidismo, glaucoma ou se estiver grávida ou amamentando (24).
A fentermina também não deve ser prescrita em combinação com inibidores da monoamina oxidase (MAOIs), uma classe de medicamentos usados para tratar a depressão.
O seu médico determinará se o phentermine é apropriado e seguro para você.
Resumo Embora haja efeitos colaterais comuns associados ao uso da fentermina, ela é tolerada pela maioria das pessoas. No entanto, pessoas com certas condições e mulheres grávidas ou amamentando não devem usar phentermine.Maneiras saudáveis de promover e manter a perda de peso
Embora o phentermine possa ser um poderoso auxiliar para a perda de peso, a única maneira comprovada de perder peso - e mantê-lo a longo prazo - é cultivar comportamentos saudáveis no estilo de vida (4).
Sem fazer as devidas alterações, é provável que você recupere o peso que perdeu - e possivelmente mais - depois de parar de tomar phentermine.
Uma mudança abrangente no estilo de vida inclui:
- Uma dieta de baixas calorias: Se você tiver excesso de peso a perder, coma 300 a 500 menos calorias por dia. Um nutricionista registrado pode ajudá-lo a ajustar esse intervalo com base em suas preferências e objetivos (4).
- Priorize alimentos ricos em nutrientes: Alimentos ricos em nutrientes - como frutas e legumes - são relativamente baixos em calorias e ricos em nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais.
- Aumente a atividade física: As diretrizes recomendam um mínimo de 150 minutos por semana de exercício aeróbico moderado, como caminhada ou corrida rápida (4, 25).
- Estratégias comportamentais: As mudanças de comportamento incluem auto-monitoramento regular da ingestão de alimentos, atividade física e seu peso, além de fazer ajustes conforme necessário (4).
Fazer essas mudanças no estilo de vida pode ser difícil e não deve acontecer de uma só vez. Será necessário um investimento de seu tempo e energia - mas o resultado será a perda de peso a longo prazo e uma saúde geral melhor.
Resumo Estilo de vida e modificação comportamental são os pilares da perda e manutenção de peso bem-sucedidas.A linha inferior
Phentermine é um supressor de apetite com receita médica e pílula para perda de peso, aprovado para uso a curto prazo.
A combinação de fentermina e topiramato parece ser ainda mais eficaz e tolerável do que a fentermina sozinha.
Os efeitos colaterais incluem boca seca, tontura, fadiga, irritabilidade e constipação.
Os benefícios de perda de peso da fentermina e do topiramato também se expandem para pessoas com TCE e bulimia nervosa.
Embora o phentermine possa ser uma ferramenta útil para perda de peso a curto prazo, você deve fazer mudanças saudáveis no estilo de vida para obter sucesso a longo prazo.