4 coisas que o alarme do seu telefone diz sobre a sua saúde

Contente

Longe vão (para a maioria) os dias em que um despertador redondo de verdade ficava na sua mesa de cabeceira, batendo seu pequeno martelo para frente e para trás entre sinos vibrantes para acordá-lo da maneira mais estridente possível.
Agora, é mais provável que você acorde com o alarme em seu telefone, que pode estar conectado perto da cama ou até mesmo colocado ao seu lado. A funcionalidade do seu aplicativo de relógio é suave, a interface não poderia ser mais fácil e o som pode ser programado para que você não o despreze e acorde enfurecido (olá, toque ondulado). Não poderia ser mais útil, certo?
Bem, as configurações do despertador do seu telefone também podem lançar alguma luz sobre seus hábitos regulares de sono. Daniel A. Barone, M.D., um especialista em sono do Centro Weill Cornell de Medicina do Sono do Hospital Presbiteriano de Nova York, explica o que essas configurações podem realmente significar para sua saúde. (E descubra como sua programação de sono afeta seu ganho de peso e risco de doença.)
1. Você tem dificuldade em acordar. Você define alarmes para 7h00, 7h04, 7h20 e 7h45, sabendo que apenas um alarme não será suficiente para acordá-lo? Então, provavelmente você já sabe como apertar o botão de soneca e provavelmente sabe que não é muito bom para você.
"Demora cerca de uma hora para acordar lentamente, em termos de neurotransmissores do cérebro", diz Barone. "Se você interromper esse processo, os neurotransmissores reiniciam. Quando você finalmente acorda às 7h30, você se sente muito tonto e fora de si." Você não está tendo trinta minutos extras de sono - já que dificilmente é um sono de qualidade - e você acorda ainda mais mal-humorado do que quando começou. (Por falar nisso, é melhor dormir ou malhar?
Não é sua culpa se você adora cochilar, é claro. "Pegar a soneca é bom! Ele libera serotonina quando você volta a dormir", diz Barone, sobre o neurotransmissor mais frequentemente associado à felicidade. Portanto, confortem-se, sonolentos: vocês não são preguiçosos, estão apenas fazendo o que seu corpo deseja.
2. Sua programação está em todos os lugares. Talvez seu telefone esteja configurado para 6h00 todos os dias da semana, então 9h00 para ioga no sábado e 11h00 no domingo, porque esse é o seu dia de preguiça. "Recomendamos horas de sono e vigília consistentes", diz Barone, para um melhor funcionamento. Dito isso, "se você não está tendo problemas, os horários diferentes não são um problema.
Que tipo de problemas? “Não ser capaz de funcionar, ou passar o dia, sem ter uma necessidade premente de adormecer”, explica Barone. "Se [um paciente] cai adormecido em sua mesa no trabalho, ele não está bem descansado. Se precisar de dez xícaras de café para sobreviver, ele não está bem descansado." Conheça a si mesmo e como é seu desempenho máximo para ter certeza de que dormiu o suficiente para chegar lá. (Curiosidade: a ciência diz que a maioria de nós está dormindo o suficiente.)
3. Você está viajando muito. A maioria dos telefones tem um pequeno sistema integrado que permite verificar os fusos horários em todo o mundo. Claro, se você estiver saltitando entre eles e definindo a hora de acordar para horas malucas, seu corpo pagará o preço. "Jet lag é um grande negócio", diz Barone. "Geralmente, leva um dia ou uma noite para se reajustar às mudanças em um fuso horário." Portanto, se você for de férias de Nova York a Bangkok (sorte sua!), Pode levar 12 dias para começar a se sentir humano novamente.
4. Você tem dificuldade para desligar no final do dia. Seu telefone oferece um milhão de tipos de entretenimento, bem ali na sua mão: artigos, música, mensagens de seus amigos, jogos, fotos e muito mais. Portanto, você pode se sentar e mexer nele muito tempo depois de definir sua chamada de despertar - ou seja, quando você já deveria estar dormindo.
"Seu telefone emite frequência de luz azul. Ele engana o cérebro fazendo-o pensar que o sol está fora", explica Barone. "Seu cérebro desliga a melatonina [hormônio], o que pode dificultar o sono." Não é apenas o seu telefone vazando luz para os seus olhos, Barone destaca, mas qualquer dispositivo retroiluminado, como uma TV ou e-reader.
Um aplicativo como o Checky alerta você quantas vezes você está checando seu telefone, para que você possa ver se o seu está deixando você acordado à noite. O lado positivo surpreendente? Se você rolar de manhã e percorrer o Instagram ou seus e-mails para acordar, você tem a aprovação do médico.
"Se você usar o telefone logo ao acordar, não há problema. Na verdade, é o que eu também faço", admite Barone. "Contanto que você não fique sentado na cama por três horas, rolando a tela e não trabalhando." Isso é um todo de outros questão, que você também deve resolver o mais rápido possível. (Enquanto isso, experimente estas 3 maneiras de usar a tecnologia à noite e ainda durma profundamente.)