O que é fotopsia e suas causas?
Contente
- Fotopsia
- Definição de fotopsia
- Causas de fotopsia
- Descolamento de vítreo periférico
- Descolamento da retina
- Degeneração macular relacionada à idade
- Enxaqueca ocular
- Insuficiência vertebrobasilar
- Neurite óptica
- Tratamento de fotopsia
- Leve embora
Fotopsia
As fotopsias às vezes são chamadas de olhos flutuantes ou flashes. Eles são objetos luminosos que aparecem na visão de um ou de ambos os olhos. Eles podem desaparecer tão rapidamente quanto aparecem ou podem ser permanentes.
Definição de fotopsia
Fotopsias são definidas como um efeito na visão que causa o aparecimento de anomalias na visão. As fotopsias geralmente aparecem como:
- luzes piscando
- luzes cintilantes
- formas flutuantes
- pontos em movimento
- neve ou estática
Em geral, as fotopsias não são uma condição isolada, mas um sintoma de outra condição.
Causas de fotopsia
Várias condições que afetam os olhos podem causar a ocorrência de fotopsia.
Descolamento de vítreo periférico
O descolamento do vítreo periférico ocorre quando o gel ao redor do olho se separa da retina. Isso pode ocorrer naturalmente com a idade. No entanto, se ocorrer muito rapidamente, pode causar fotopsia que se manifesta em flashes e moscas volantes na visão. Normalmente, os flashes e moscas volantes desaparecem em alguns meses.
Descolamento da retina
A retina reveste o interior do olho. É sensível à luz e comunica mensagens visuais ao cérebro. Se a retina se descola, ela se move e muda de sua posição normal. Isso pode causar fotopsia, mas também pode causar perda permanente da visão. É necessária atenção médica para prevenir a perda de visão. A cirurgia pode incluir tratamento a laser, congelamento ou cirurgia.
Degeneração macular relacionada à idade
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma doença ocular comum entre pessoas com 50 anos ou mais. A mácula é uma parte do olho que ajuda a ver claramente à frente. Com a DMRI, a mácula se deteriora lentamente, o que pode causar fotopsia.
Enxaqueca ocular
A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça recorrente. A enxaqueca geralmente causa forte dor na cabeça, mas também pode causar alterações visuais conhecidas como auras. A enxaqueca também pode causar neve visual.
Insuficiência vertebrobasilar
A insuficiência vertebrobasilar é uma condição que ocorre quando há um fluxo sanguíneo insuficiente para a parte posterior do cérebro. Isso causa falta de oxigênio na parte do cérebro responsável pela visão e coordenação.
Neurite óptica
A neurite óptica é uma inflamação que danifica o nervo óptico. Está ligado à esclerose múltipla (EM). Junto com cintilação ou piscar com o movimento dos olhos, os sintomas incluem dor, perda de percepção das cores e perda de visão.
Tratamento de fotopsia
Na maioria dos casos, a fotopsia é um sintoma de uma condição pré-existente. A condição subjacente deve ser identificada e tratada para resolver os sintomas.
Leve embora
Se estiver tendo flashes de luz ou outros sintomas de fotopsia, você deve visitar seu médico o mais rápido possível. A fotopsia pode ser o primeiro sinal de doenças oculares, como degeneração macular, descolamento de retina ou de vítreo.
Além disso, se você estiver sentindo tonturas, fraqueza, dores de cabeça ou vômitos, deve consultar um médico imediatamente, pois pode estar apresentando sintomas de traumatismo craniano.