Distúrbios plaquetários
Autor:
Mark Sanchez
Data De Criação:
7 Janeiro 2021
Data De Atualização:
25 Novembro 2024
Contente
Resumo
As plaquetas, também conhecidas como trombócitos, são células sanguíneas. Eles se formam na medula óssea, um tecido semelhante a uma esponja nos ossos. As plaquetas desempenham um papel importante na coagulação do sangue. Normalmente, quando um de seus vasos sanguíneos é ferido, você começa a sangrar. As suas plaquetas irão coagular (aglomerar-se) para tapar o orifício no vaso sanguíneo e parar a hemorragia. Você pode ter problemas diferentes com suas plaquetas:
- Se o seu sangue tem um baixo número de plaquetas, é denominado trombocitopenia. Isso pode colocá-lo em risco de sangramento leve a grave. O sangramento pode ser externo ou interno. As causas podem ser várias. Se o problema for leve, talvez você não precise de tratamento. Para casos mais graves, você pode precisar de medicamentos ou transfusões de sangue ou plaquetas.
- Se o seu sangue tem muitas plaquetas, você pode ter um risco maior de coágulos sanguíneos.
- Quando a causa é desconhecida, isso é chamado de trombocitemia. É raro. Você pode não precisar de tratamento se não houver sinais ou sintomas. Em outros casos, as pessoas que a têm podem precisar de tratamento com medicamentos ou procedimentos.
- Se outra doença ou condição está causando a alta contagem de plaquetas, é trombocitose. O tratamento e as perspectivas para a trombocitose dependem do que a está causando.
- Outro possível problema é que o seu as plaquetas não funcionam como deveriam. Por exemplo, na doença de von Willebrand, suas plaquetas não podem ficar juntas ou não podem se prender às paredes dos vasos sanguíneos. Isso pode causar sangramento excessivo. Existem diferentes tipos de doença de von Willebrand; o tratamento depende do tipo que você tem.
NIH: National Heart, Lung, and Blood Institute