Síndrome de Plica
Contente
- O que é a síndrome da plica?
- Quais são os sintomas?
- O que causa isso?
- Como é diagnosticado?
- Há exercícios que posso fazer para aliviar?
- Fortalecimento do quadríceps
- Alongamento de isquiotibiais
- Injeções de corticosteroides
- Vou precisar de cirurgia?
- Vivendo com a síndrome da plica
O que é a síndrome da plica?
A plica é uma dobra na membrana que envolve a articulação do joelho. A articulação do joelho é cercada por uma cápsula cheia de líquido chamada membrana sinovial.
Durante o estágio fetal, você tem três cápsulas, chamadas de plicas sinoviais, que crescem ao redor da articulação do joelho em desenvolvimento. Geralmente são absorvidos antes do nascimento. No entanto, em um estudo de 2006, de pessoas submetidas à cirurgia artroscópica apresentavam algum remanescente da plica sinovial.
A síndrome da plica ocorre quando uma das plicas está inflamada, geralmente devido a uma lesão. Isso geralmente acontece no meio da rótula, o que é conhecido como síndrome da plica medial.
Quais são os sintomas?
O principal sintoma da síndrome da plica é a dor no joelho, mas muitas outras condições também podem causar isso. A dor relacionada à síndrome da plica geralmente é:
- dolorido, ao invés de afiado ou pontiagudo
- pior ao usar escadas, agachar ou se curvar
Os sintomas adicionais da síndrome da plica incluem:
- uma sensação de aperto ou travamento no joelho ao se levantar de uma cadeira após ficar sentado por um longo tempo
- dificuldade em sentar por longos períodos de tempo
- um som de clique ou estalo quando você dobra ou estende o joelho
- uma sensação de que seu joelho está cedendo
- sensação de instabilidade em escadas e encostas
Você pode até sentir a plica inchada ao pressionar a rótula.
O que causa isso?
A síndrome da plica é geralmente causada por estresse ou uso excessivo do joelho. Isso geralmente é causado por exercícios que exigem que você frequentemente flexione e endireite o joelho, como correr, andar de bicicleta ou usar uma máquina de subir escadas.
Uma lesão resultante de um acidente, como uma queda ou acidente de carro, também pode causar a síndrome da plica.
Como é diagnosticado?
Para diagnosticar a síndrome da plica, seu médico começará com um exame físico. Eles usarão o exame para descartar qualquer outra causa possível para sua dor no joelho, como:
- um menisco rasgado
- tendinite
- lesão óssea
Informe o seu médico sobre os esportes que pratica ou as rotinas de exercícios que pratica, além de quaisquer acidentes ou lesões recentes.
Eles também podem usar uma ressonância magnética ou um raio-X para ver melhor seu joelho.
Há exercícios que posso fazer para aliviar?
A maioria dos casos de síndrome da plica responde bem à fisioterapia ou a um programa de exercícios em casa. Isso geralmente envolve alongamento dos isquiotibiais e fortalecimento dos quadríceps. A maioria das pessoas começa a sentir alívio dentro de seis a oito semanas após o início de uma fisioterapia ou programa de exercícios.
Fortalecimento do quadríceps
A plica medial está indiretamente ligada ao quadríceps, um grande músculo das coxas. Se seus quadríceps estão fracos, é mais provável que você tenha plicas irritadas.
Você pode fortalecer seus quadríceps fazendo:
- conjuntos de quadríceps (contração muscular)
- perna esticada levanta
- leg press
- mini-agachamento
Você também pode tentar nadar, andar de bicicleta, caminhar ou usar uma máquina elíptica.
Alongamento de isquiotibiais
Os isquiotibiais são o grupo de músculos que se estendem pela parte de trás das coxas, da pélvis até a tíbia. Você os usa para dobrar o joelho. Os isquiotibiais tensos colocam um estresse extra na parte frontal do joelho, onde está a plica.
Um fisioterapeuta pode orientá-lo em vários alongamentos que podem ajudar a relaxar os tendões da coxa. A maioria deles pode ser feita sentado ou em pé. Depois de aprender alguns alongamentos, tente fazê-los várias vezes ao dia para manter os músculos relaxados.
Injeções de corticosteroides
Seu médico pode lhe dar uma injeção de corticosteroide no joelho se a inflamação dificultar os exercícios. Isso pode fazer a dor desaparecer completamente, mas é importante continuar com sua rotina de alongamento e exercícios. Do contrário, a dor retornará assim que o efeito do corticosteroide passar.
Vou precisar de cirurgia?
Se a fisioterapia não ajudar, você pode precisar de um procedimento chamado ressecção artroscópica.
O médico inserirá uma pequena câmera chamada artroscópio através de um pequeno corte na lateral do joelho. Eles usarão pequenos instrumentos cirúrgicos, inseridos através de outro pequeno corte, para remover a plica ou ajustar sua posição.
Após a cirurgia, seu médico irá encaminhá-lo para um programa de fisioterapia para ajudá-lo a recuperar a força do joelho. Você vai começar com exercícios suaves para aliviar a dor e o inchaço. Eventualmente, você passará para exercícios mais desafiadores para fortalecer seus quadríceps, isquiotibiais e músculos da panturrilha.
A recuperação de uma cirurgia para a síndrome da plica depende de vários fatores, incluindo sua saúde geral e o joelho afetado. Se você fez uma cirurgia no joelho direito, por exemplo, pode ter que esperar cerca de duas semanas antes de dirigir. Se o seu joelho esquerdo foi afetado, você pode se recuperar totalmente dentro de três a quatro dias.
Lembre-se de que pode ser necessário esperar várias semanas antes de retornar aos seus níveis regulares de exercício e atividade física.
Vivendo com a síndrome da plica
A síndrome de Plica é geralmente fácil de tratar e controlar com fisioterapia e exercícios caseiros. Se você precisar de cirurgia, o processo é minimamente invasivo e requer menos recuperação do que muitos outros tipos de cirurgia no joelho.
Trabalhe com seu médico para descobrir a opção de tratamento certa para você.