As dietas mais populares da América provam que somos muito radicais com nossa alimentação
Contente
- Por que a dieta Paleo e a dieta crua são tão populares
- Quando a dieta extrema realmente é * é * uma boa ideia
- Revisão para
Lembra quando Atkins estava na moda? Em seguida, foi substituída pela dieta de South Beach e, posteriormente, Weight Watchers ("I LOVE Bread")? As dietas da moda vêm e vão - mas as duas últimas mais populares levantam uma questão importante sobre os hábitos alimentares americanos: por que nossas tentativas de alimentação saudável envolvem tais extremos, quando #balance pode ser apenas a melhor coisa para sua rotina de saúde e fitness?
ICYMI, dieta paleo é muito popular. E embora possa parecer tão 2014, a mania do homem das cavernas está longe de acabar. Na verdade, um estudo recente da Grubhub descobriu que os pedidos de paleo aumentaram 370% em 2016, tornando-o a escolha alimentar específica mais popular do ano. (E a Grubhub não é a única empresa a descobrir que o paleo é atualmente o rei no mundo das dietas.) Para surpresa de ninguém, os pedidos de dietas crus ficaram em segundo lugar, com um aumento de 92% no ano passado. Aparentemente, quando se trata de pedir comida saudável, o país está dividido entre pedir pratos com alto teor de gordura e carnes e alimentos 100% alimentados com produtos hortifrutigranjeiros. Chame-me de tradicionalista, mas ambos parecem um pedaço extremo.
Por que a dieta Paleo e a dieta crua são tão populares
Como é possível que as duas principais dietas da América sejam basicamente opostas?
O apelo por trás da dieta paleo e crua se resume a duas coisas, de acordo com Susan Peirce Thompson, Ph.D., professora associada adjunto de ciências cognitivas na Universidade de Rochester, especialista em psicologia alimentar e autora de Bright Line Eating: The Science of Living Happy, Thin and Free. Um, o fato de que ambos têm narrativas científicas ("As pessoas são realmente atraídas por saber o 'por que' por trás do que estão fazendo", diz Thompson), independentemente de haver ou não verdade nessas narrativas.
E as pessoas realmente fazem sentir-se melhor quando estão nessas dietas. Cerca de 60 por cento da dieta americana típica vem de alimentos ultraprocessados, diz Thompson. Tanto a dieta paleo quanto a crua descartam esse alimento ultraprocessado e o substituem por alimentos inteiros - o que por acaso é a receita básica para o sucesso de uma alimentação saudável. “Se você simplesmente parar de comer alimentos processados e começar a comer mais vegetais, terá o benefício da sensação de bem-estar, independentemente da dieta que estiver fazendo”, diz Thompson. Mas porque as pessoas mudam para uma dieta crua ou paleo e aumentam dramaticamente seu consumo de vegetais e alimentos integrais e cortam a porcaria processada, a narrativa de ambas as dietas é passada junto com críticas delirantes.
Quando a dieta extrema realmente é * é * uma boa ideia
O problema é que é difícil seguir "dietas", e muitos especialistas sugerem a regra 80/20 para longevidade alimentar saudável. Então, por que as pessoas escolhem o paleo e o cru - sem dúvida as duas dietas mais extremas do espectro - para colocar em prática seu conhecimento sobre alimentação saudável?
"A abordagem extrema funciona muito bem para algumas pessoas", diz Thompson. Você provavelmente se enquadra em um dos dois grupos de personalidade: os abstêmios ou os moderadores. O primeiro funciona melhor com limites claros e itens "fora dos limites", enquanto o último descobre que a indulgência ocasional realmente fortalece sua determinação e aumenta o prazer, de acordo com Gretchen Reuben, a autora por trás do conceito. “Na verdade, um abstêmio se sairá melhor com um tipo de dieta extrema”, diz Thompson. "Um moderador se sairá melhor se evitar uma dieta restrita."
Chega um momento em que a abstinência e as dietas extremas funcionam melhor para os dois tipos de pessoas, e é quando o vício entra em ação. “Se você tem alguém cujo cérebro é viciado em açúcar e farinha, por exemplo, optar por se abster completamente deles é, na verdade, uma escolha moderada”, diz Thompson. (Veja: 5 sinais de que você é viciado em comida lixo)
Portanto, se você achar que é mais feliz e mais saudável definindo sua dieta de acordo com o paleo, cru ou algum outro plano, não tem vergonha; Fazer uma alimentação saudável pode ser o melhor para você. Mas se a restrição acabar em farra ou te deixar completamente infeliz? A moderação pode ser o seu meio-termo. Contanto que você coma alimentos inteiros, muitos vegetais e corte os alimentos Franken ultraprocessados, seu corpo vai lidar com o resto muito bem, diz Thompson: "Não há uma solução única para todos".