Recuperação e cuidados após o parto
Contente
- O que é assistência pós-parto?
- Ajustando à maternidade
- Funcionando como uma nova unidade familiar
- Baby blues vs. depressão pós-parto
- Quando você deve consultar um médico?
- Lidar com alterações corporais
- Ingurgitamento mamário
- Constipação
- Alterações do assoalho pélvico
- Sudorese
- Dor uterina
- Corrimento vaginal
- Outlook
- Como fazer da paternidade: DIY Padsicle
O que é assistência pós-parto?
O período pós-parto refere-se às primeiras seis semanas após o parto. Este é um momento alegre, mas também é um período de adaptação e cura para as mães. Durante essas semanas, você se relaciona com seu bebê e faz um check-up pós-parto com seu médico.
Ajustando à maternidade
Ajustar-se à vida cotidiana após o nascimento de um bebê tem seus desafios, principalmente se você é uma nova mãe. Embora seja importante cuidar do seu bebê, você também precisa se cuidar.
A maioria das novas mães não volta ao trabalho pelo menos nas primeiras seis semanas após o nascimento. Isso permite tempo para se adaptar e desenvolver um novo normal. Como um bebê precisa ser alimentado e trocado com frequência, você pode passar noites sem dormir. Pode ser frustrante e cansativo. A boa notícia é que você acabará entrando em uma rotina. Enquanto isso, eis o que você pode fazer para uma transição mais fácil:
1. Descanse bastante. Durma o máximo possível para lidar com o cansaço e a fadiga. Seu bebê pode acordar a cada duas a três horas para mamar. Para garantir que você descanse o suficiente, durma quando o bebê dormir.
2. Procure ajuda. Não hesite em aceitar ajuda de familiares e amigos durante o período pós-parto e depois desse período. Seu corpo precisa se curar, e a ajuda prática em casa pode ajudá-lo a descansar muito. Amigos ou familiares podem preparar refeições, fazer recados ou ajudar a cuidar de outras crianças em casa.
3. Coma refeições saudáveis. Mantenha uma dieta saudável para promover a cura. Aumente a ingestão de grãos integrais, vegetais, frutas e proteínas. Você também deve aumentar sua ingestão de líquidos, especialmente se estiver amamentando.
4. Exercício. O seu médico informará quando está tudo bem em se exercitar. A atividade não deve ser extenuante. Tente dar um passeio perto de sua casa. A mudança de cenário é refrescante e pode aumentar seu nível de energia.
Funcionando como uma nova unidade familiar
Um novo bebê é um ajuste para toda a família e pode mudar a dinâmica que você tem com seu parceiro. Durante o período pós-parto, você e seu parceiro também podem passar menos tempo juntos, o que pode ser problemático. Este é um período avassalador e estressante, mas existem maneiras de gerenciar.
Para começar, seja paciente. Entenda que todo casal passa por mudanças após o nascimento de um bebê. Leva tempo para se ajustar, mas você vai descobrir. Cuidar de um recém-nascido fica mais fácil a cada dia que passa.
Além disso, comunique-se em família. Se alguém se sentir deixado de fora - seja um cônjuge ou outros filhos em casa - fale sobre o problema e seja compreensivo. Embora os bebês exijam muita atenção e você e seu parceiro passem a maior parte do dia cuidando de suas necessidades, não se sinta culpado por passar um tempo sozinho como casal durante o período pós-parto.
Baby blues vs. depressão pós-parto
É normal ter blues durante o período pós-parto. Isso geralmente acontece alguns dias após o parto e pode durar até duas semanas. Na maioria dos casos, você não apresenta sintomas o tempo todo e seus sintomas variam. Cerca de 70 a 80% das novas mães sofrem alterações de humor ou sentimentos negativos após o parto. Os azuis do bebê são causados por alterações hormonais e os sintomas podem incluir:
- choro inexplicável
- irritabilidade
- insônia
- tristeza
- mudanca de humor
- inquietação
Quando você deve consultar um médico?
Os azuis do bebê são diferentes da depressão pós-parto. A depressão pós-parto ocorre quando os sintomas duram mais de duas semanas.
Sintomas adicionais podem incluir sentimentos de culpa e inutilidade e perda de interesse nas atividades diárias. Algumas mulheres com depressão pós-parto se afastam da família, não têm interesse em seu bebê e pensam em magoá-lo.
A depressão pós-parto requer tratamento médico. Converse com seu médico se tiver uma depressão que dura mais de duas semanas após o parto ou se você pensa em prejudicar seu bebê. A depressão pós-parto pode se desenvolver a qualquer momento após o parto, até um ano após o parto.
Lidar com alterações corporais
Juntamente com as mudanças emocionais, você experimentará alterações corporais após o parto, como ganho de peso. A perda de peso não acontece da noite para o dia, então seja paciente. Depois que seu médico disser que é bom se exercitar, comece com atividade moderada alguns minutos por dia e aumente gradualmente a duração e a intensidade de seus exercícios. Dê um passeio, nade ou participe de uma aula de aeróbica.
Perder peso também envolve comer refeições saudáveis e equilibradas, que incluem frutas, legumes e grãos integrais. Toda mãe nova perde peso em um ritmo diferente, portanto, não compare seus esforços de perda de peso com os outros. A amamentação pode ajudá-lo a retornar ao seu peso pré-gravidez mais rapidamente, pois aumenta sua queima diária de calorias.
Converse com seu médico se tiver dúvidas ou preocupações sobre alterações no seu corpo durante o período pós-parto. Outras alterações corporais incluem:
Ingurgitamento mamário
Seus seios vão se encher de leite alguns dias após o nascimento. Este é um processo normal, mas o inchaço (ingurgitamento) pode ser desconfortável. O ingurgitamento melhora com o tempo. Para aliviar o desconforto, aplique uma compressa quente ou fria nos seios. Os mamilos doloridos da amamentação geralmente desaparecem à medida que o corpo se ajusta. Use creme para mamilo para aliviar rachaduras e dor.
Constipação
Coma alimentos ricos em fibras para estimular a atividade intestinal e beba bastante água. Pergunte ao seu médico sobre medicamentos seguros. A fibra também pode aliviar hemorróidas, bem como cremes vendidos sem receita ou sentar-se em um banho de assento. A água potável ajuda a aliviar os problemas ao urinar após o nascimento. Se você tiver incontinência, os exercícios de Kegel podem fortalecer seus músculos pélvicos.
Alterações do assoalho pélvico
A área entre o reto e a vagina é conhecida como períneo. Estica e muitas vezes rasga durante o nascimento. Às vezes, um médico cortará essa área para ajudar seu trabalho de parto. Você pode ajudar essa área a se recuperar após o parto, fazendo exercícios de Kegel, congelando a área com bolsas de gelo embrulhadas em toalhas e sentado em um travesseiro.
Sudorese
Alterações hormonais podem causar sudorese noturna após o nascimento de um bebê. Remova os cobertores da sua cama para se refrescar.
Dor uterina
Um útero encolhido após o parto pode causar cólicas. A dor diminui com o tempo. Pergunte ao seu médico sobre medicamentos para a dor seguros.
Corrimento vaginal
O corrimento vaginal é típico duas a quatro semanas após o parto. É assim que seu corpo elimina sangue e tecidos do seu útero. Use absorventes até a descarga parar.
Não use tampões ou ducha até sua consulta de quatro a seis semanas após o parto ou até que seu médico aprove. O uso desses produtos no período pós-parto imediato pode aumentar o risco de infecção uterina. Se o seu corrimento vaginal tiver um cheiro ruim, notifique o seu médico. Você pode continuar com manchas de sangue durante a primeira semana após o parto, mas não é esperado sangramento intenso. Se você estiver com sangramento vaginal intenso, como saturar um absorvente dentro de duas horas, entre em contato com seu médico.
Outlook
O parto pode mudar sua unidade familiar e rotina, mas você eventualmente se ajustará. Quaisquer mudanças físicas e emocionais que você experimenta após o nascimento melhorarão lentamente. Não hesite em falar com seu médico sobre quaisquer preocupações, relacionadas à depressão, ao seu bebê ou ao processo de cicatrização.