Constipação pós-parto: causas, tratamentos e mais
Contente
- O que causa a constipação pós-parto?
- Seu corpo ainda está se curando
- Mudanças nos padrões de sono
- Estresse
- Desidratação e dieta
- Movendo-se menos
- Remédios
- Vitaminas pós-natal
- O que você pode fazer para o alívio da constipação pós-parto?
- Quando consultar um médico sobre constipação pós-parto
- Leve embora
Trazer seu novo bebê para casa significa grandes e emocionantes mudanças em sua vida e rotina diária. Quem diria que um humano tão minúsculo precisaria de tantas trocas de fraldas! Falando em cocô, embora seu filho pareça ter um momento intestinal a cada hora, você pode estar se sentindo um pouco confuso.
A constipação pós-parto é uma parte comum de se ter um bebê da qual ninguém fala. Não importa como foi sua gravidez ou como você deu à luz - você provavelmente terá um toque de constipação.
Existem vários motivos pelos quais seus movimentos intestinais podem não estar regulares agora. Não se preocupe, a maioria é temporária e fácil de resolver. Vejamos as muitas causas da constipação pós-parto e o que você pode fazer para colocar as coisas em movimento.
O que causa a constipação pós-parto?
Assim como as muitas mudanças milagrosas em seu corpo durante a gravidez, seu corpo pós-bebê ainda está mudando. Como você sabe, as coisas não voltam só porque você deu à luz. Você ainda está em recuperação e cura desta aventura maravilhosa!
O período pós-parto é normalmente considerado os primeiros 42 dias após o nascimento. Espere que as coisas melhorem lentamente, mas não se apresse.
Algumas causas da constipação pós-parto desaparecem por conta própria. Outros precisarão de mais estímulos até que seu sistema digestivo volte a funcionar.
Você pode ter constipação pós-parto porque:
Seu corpo ainda está se curando
O sorrisinho adorável do seu bebê toda vez que você olha nos olhos dele quase faz você esquecer o trauma do parto, mas seu corpo ainda se lembra!
Como você cura do nascimento, você ainda pode ter pontos no local da episiotomia se você teve um parto vaginal ou no local da cirurgia se você teve um parto cesáreo.
Isso pode fazer você inconscientemente (ou propositalmente) evitar forçar, mesmo que seja um pouco quando você realmente precisa ir, porque dói! Mesmo fazer xixi pode doer um pouco por alguns dias depois.
A contração dos músculos do esfíncter redondo na parte inferior também pode acontecer sem você perceber. Essa reação física natural pode levar à constipação.
O ganho de peso adicional e a pressão de carregar um bebê em crescimento podem ter causado hemorróidas durante a gravidez. Isso pode causar dor e bloqueios que podem causar constipação ou piorá-la.
Empurrar durante o parto também pode ter esticado ou danificado os músculos do assoalho pélvico ou os músculos do esfíncter anal. Isso pode tornar um pouco difícil empurrar o cocô. Não se preocupe, isso é temporário!
Mudanças nos padrões de sono
Como você percebeu no primeiro dia em casa do bebê, a programação dele rege a sua. Isso pode significar que você estará acordado e alimentando seu filho às 3 da manhã, porque ele está bem acordado e com fome.
Falta de sono e fadiga são problemas comuns para os novos pais. Você esperava isso, mas provavelmente não percebeu a destruição que causaria em sua mente e corpo.
Mudanças nos padrões de sono e fadiga também podem alterar seus hábitos intestinais. A falta de sono também leva a mais estresse, o que não ajuda a constipação.
Estresse
Conhecer o seu novo filho é uma alegria e uma mudança de vida. Mas trazer um novo bebê para casa pode ser estressante. Especialmente se este for seu primeiro filho, haverá mudanças inesperadas e difíceis em todas as partes do seu dia (e noite).
É perfeitamente normal sentir estresse e ansiedade, ao mesmo tempo que gosta de estar com seu bebê. Esses sentimentos - e a falta de sono - podem aumentar os hormônios do estresse como o cortisol. Altas quantidades de hormônios do estresse podem causar diarreia em algumas pessoas e prisão de ventre em outras. De qualquer forma, eles bagunçam seu sistema digestivo!
Desidratação e dieta
Na agitação das atividades de cuidar do bebê, seu autocuidado pode ser negligenciado. É normal perder um pouco de sono e ter que comer com pressa porque seu pequeno pacote de alegria está gritando a plenos pulmões.
No entanto, cuidar da sua saúde é importante para você e para o bebê. Não beber muita água e outros líquidos ao longo do dia pode levar à desidratação. Isso é ainda mais importante se você estiver amamentando.
Mudanças em sua dieta durante a amamentação também podem afetar os movimentos intestinais.
Por exemplo, se você cortou a cafeína, as coisas podem ficar mais lentas. E se você não tem tempo para comer saladas crocantes e outros alimentos ricos em fibras, você pode estar com baixo teor de fibras. Isso também pode causar constipação.
Movendo-se menos
Afagar e alimentar seu filho em uma cadeira de balanço ou poltrona de pelúcia é uma experiência maravilhosa de união para você e o bebê. Você também precisa desse tempo para colocar os pés para cima e descansar.
No entanto, menos atividades em pé, caminhadas e atividades gerais também podem retardar o trato digestivo. Os intestinos são músculos e, como seus outros músculos, precisam de bastante exercício para mantê-los fortes e ajudar nos movimentos.
Níveis mais baixos de atividade durante a gravidez e após o parto podem causar prisão de ventre temporariamente.
Remédios
Ter um bebê pode ter mostrado como seu corpo é incrível, mas você ainda não é um super-herói. Bem, você é, mas não do tipo de quadrinhos.
Você pode precisar de medicamentos para a dor para ajudá-lo a lidar com pontos de cicatrização, lacerações, entorses musculares e outras dores. Infelizmente, a constipação é um efeito colateral comum de alguns analgésicos.
Os antibióticos geralmente causam diarreia, mas às vezes também podem causar constipação. Isso ocorre porque eles eliminam algumas das bactérias boas que ajudam a digestão, junto com as bactérias ruins.
Mesmo que você não esteja mais tomando remédios ou analgésicos, pode levar alguns dias a semanas para que seus intestinos se equilibrem.
Vitaminas pós-natal
Assim como as vitaminas para a gravidez ajudam a manter sua nutrição equilibrada, as vitaminas pós-parto ajudam a mantê-la com energia e nutrição. Alguns suplementos pós-parto incluem ferro e outros nutrientes que às vezes podem causar prisão de ventre.
Ou você pode precisar de suplementos de ferro porque ficou ligeiramente anêmica depois de ter seu bebê. Você pode perder um pouco de sangue se tiver um parto vaginal ou uma cesariana. Isso é normal e seu corpo produz mais células vermelhas do sangue em alguns dias.
Tomar suplementos de ferro por um tempo pode ajudar, mas como o ferro causa prisão de ventre, você pode precisar ajustar sua dieta e ingestão de água.
O que você pode fazer para o alívio da constipação pós-parto?
Se você ficar com prisão de ventre após o parto, talvez precise fazer apenas alguns ajustes para fazer as coisas andarem.
Os remédios caseiros para constipação de todos os tipos incluem:
- Hidrate com bastante água e outros líquidos.
- Adicione mais fibras à sua dieta, como grãos inteiros, farelo, lentilha, feijão.
- Coma alimentos que são laxantes naturais, como ameixas.
- Mova-se o máximo possível e faça exercícios suaves fazendo agachamentos, se não for doloroso.
- Experimente laxantes e amaciantes de venda livre, como psílio e metilcelulose, bisacodil, senna ou óleo de rícino.
- Use um banquinho para elevar os pés em uma posição agachada enquanto está sentado no vaso sanitário para ajudá-lo a empurrar com mais facilidade.
- Experimente exercícios calmantes e técnicas de relaxamento como meditação ou um banho quente para ajudar a lidar com o estresse.
- Peça ajuda a amigos e familiares com seu bebê para ter algum tempo para se cuidar e dormir!
Quando consultar um médico sobre constipação pós-parto
Consulte seu médico imediatamente se você não tiver evacuado por 4 dias após o parto. Você pode precisar de um laxante mais forte para ajudar a acelerar o seu trato digestivo e aliviar a constipação. Seu médico pode sugerir amaciantes de fezes como docusato de sódio (Colace).
Se você ainda não tem um OB-GYN, a ferramenta Healthline FindCare pode ajudá-lo a encontrar um médico em sua área.
Converse com seu médico se estiver tomando algum medicamento ou suplemento que possa estar causando a constipação pós-parto. Isso inclui medicamentos para a dor, antibióticos, comprimidos de ferro ou um multivitamínico. Pergunte ao seu médico se está tudo bem em interromper ou mudar um medicamento para ajudar a se livrar da constipação.
Leve embora
A constipação pós-parto é um problema comum para as novas mamães. Todas as mudanças, alongamentos e deslocamentos em seu corpo durante a gravidez e o parto podem levar algum tempo para se reajustar depois de você ter seu bebê.
A maior parte da constipação pós-parto melhora por conta própria. Você pode precisar apenas de pequenas alterações em sua dieta diária e plano de exercícios. Os tratamentos caseiros podem ajudar.
Em casos mais graves, seu médico pode precisar interromper ou alterar alguns medicamentos. Você também pode precisar de medicamentos mais fortes e prescritos para ajudar a se livrar da constipação.