Os melhores pontos de pressão para tratar dores de cabeça
Contente
- A ciência por trás dos pontos de pressão e dores de cabeça
- Como usar pontos de pressão para aliviar dores de cabeça
- Vale da União
- Perfuração de bambu
- Portões da consciência
- Terceiro olho
- Ombro bem
- Mais pesquisas são necessárias
Sentir a dor e o desconforto de uma dor de cabeça é incrivelmente comum. Se você está procurando uma maneira mais natural de tratar sua dor de cabeça, pode querer pensar sobre a acupressão e os pontos de pressão.
Os pontos de pressão são partes do corpo consideradas extra-sensíveis, capazes de estimular o alívio do corpo. Os praticantes de reflexologia, uma disciplina da medicina chinesa, acreditam que tocar os pontos de pressão de uma certa maneira pode:
- melhore sua saúde
- aliviar a dor
- restaurar o equilíbrio no corpo
Reflexologia é o estudo de como uma parte do corpo humano está conectada a outra. Isso significa que você pode ter que massagear um local diferente - como sua mão - para tratar uma área diferente, como sua cabeça. Você vai buscar os pontos de pressão certos para aliviar sua dor.
Se você quiser saber mais sobre como tratar sua dor de cabeça dessa forma, é importante entender como fazer isso corretamente. Explicamos o que a ciência diz e fornecemos alguns pontos de pressão para tentar da próxima vez que sentir dor de cabeça.
A ciência por trás dos pontos de pressão e dores de cabeça
Não há muita ciência que apóie o uso da reflexologia para tratar dores de cabeça, e os estudos que temos são pequenos e precisam ser expandidos. No entanto, existem alguns estudos que investigaram como a massagem terapêutica na cabeça e nos ombros pode aliviar as dores de cabeça. Isso às vezes envolve estimular pontos de pressão na cabeça.
Em um deles, os cientistas investigaram como a massagem pode ajudar quatro adultos que sofriam de dores de cabeça tensionais crônicas, duas a três vezes por semana, durante seis meses.
No estudo, as massagens reduziram o número de dores de cabeça em cada sujeito na primeira semana de tratamento. No final do período de tratamento, o número médio de dores de cabeça que cada sujeito recebeu caiu de quase sete dores de cabeça por semana para apenas duas por semana. A duração média da dor de cabeça de um sujeito também diminuiu pela metade durante o período de tratamento, de uma média de oito horas para uma média de quatro.
Em um estudo muito mais antigo, mas um pouco maior, os cientistas observaram como 10 massagens intensas de uma hora, distribuídas por duas semanas, podem afetar 21 mulheres com dores de cabeça crônicas. Como no estudo menor, os participantes deste estudo receberam massagens de massagistas certificados. Os efeitos das massagens foram então estudados em um período de tempo mais longo.
Os pesquisadores neste estudo descobriram que essas 10 sessões de massagem intensa levaram a uma redução na ocorrência, duração e intensidade das dores de cabeça.
Você também tem enxaqueca? Também existem estudos sobre a estimulação de pontos de pressão para o alívio da enxaqueca.
Como usar pontos de pressão para aliviar dores de cabeça
Existem alguns pontos de pressão bem conhecidos no corpo que podem aliviar dores de cabeça. Veja onde eles estão e como você pode usá-los:
Vale da União
Os pontos do vale da união estão localizados na teia entre o polegar e o indicador. Para tratar dores de cabeça:
- Comece beliscando esta área com o polegar e o dedo indicador da mão oposta com firmeza - mas não dolorosamente - por 10 segundos.
- Em seguida, faça pequenos círculos com o polegar nesta área em uma direção e depois na outra, por 10 segundos cada.
- Repita esse processo no ponto Union Valley em sua outra mão.
Acredita-se que esse tipo de tratamento de ponto de pressão alivia a tensão na cabeça e no pescoço. A tensão costuma estar associada a dores de cabeça.
Perfuração de bambu
Os pontos de perfuração do bambu estão localizados nas reentrâncias de cada lado do local onde a ponte do nariz encontra a crista das sobrancelhas. Para usar esses pontos de pressão para tratar dores de cabeça:
- Use os dois dedos indicadores para aplicar pressão firme nos dois pontos ao mesmo tempo.
- Segure por 10 segundos.
- Solte e repita.
Tocar nesses pontos de pressão pode aliviar as dores de cabeça causadas por fadiga ocular e dor ou pressão nos seios da face.
Portões da consciência
Os portões dos pontos de pressão da consciência estão localizados na base do crânio, nas áreas ocas paralelas entre os dois músculos verticais do pescoço. Para usar esses pontos de pressão:
- Coloque os dedos indicador e médio de qualquer uma das mãos nesses pontos de pressão.
- Pressione firmemente para cima em ambos os lados ao mesmo tempo por 10 segundos, depois solte e repita.
Aplicar um toque firme a esses pontos de pressão pode ajudar a aliviar as dores de cabeça causadas pela tensão no pescoço.
Terceiro olho
O terceiro ponto do olho pode ser encontrado entre as sobrancelhas, onde a ponte do nariz encontra a testa.
- Use o dedo indicador de uma mão para aplicar pressão firme nessa área por 1 minuto.
Acredita-se que a pressão firme aplicada ao terceiro ponto de pressão do olho alivia a fadiga ocular e a pressão nos seios da face que costumam causar dores de cabeça.
Ombro bem
O ombro está bem localizado na borda do ombro, a meio caminho entre a ponta do ombro e a base do pescoço. Para usar este ponto de pressão:
- Use o polegar de uma das mãos para aplicar uma pressão circular e firme neste ponto por 1 minuto.
- Em seguida, mude e repita no lado oposto.
Aplicar um toque firme no ponto de pressão da cavidade do ombro pode ajudar a aliviar a rigidez no pescoço e nos ombros, aliviando a dor no pescoço e evitando dores de cabeça causadas por esse tipo de sensação.
Mais pesquisas são necessárias
Embora o uso de pontos de pressão para tratar dores de cabeça não seja bem estudado, há algumas pesquisas limitadas sugerindo que a massagem na cabeça e nos ombros pode ajudar a aliviar as dores de cabeça.
Como a reflexologia é uma forma não invasiva e não farmacêutica de tratar dores de cabeça, é muito segura. Basta lembrar que é um tratamento complementar. Você deve procurar ajuda médica profissional se tiver dores de cabeça recorrentes ou muito intensas.