Prevenção de Doenças de Crohn
Contente
- O básico da doença de Crohn
- Siga algumas regras alimentares
- Evite alimentos problemáticos
- Limitar produtos lácteos
- Desconfie de fibra
- Beba bastante água
- Considere tomar suplementos
- Aprenda a gerenciar o estresse
- Mudanças no estilo de vida podem fazer a diferença
- Leve embora
O básico da doença de Crohn
A doença de Crohn é uma inflamação do trato digestivo. Pode ocorrer em qualquer lugar da boca ao ânus. Os sintomas variam de uma pessoa para outra, mas geralmente incluem sentir-se cansado e ter:
- diarréia
- dor de estômago
- náusea
- uma febre
- mudanças de peso
Os especialistas médicos não sabem o que causa a doença de Crohn, quem tem mais probabilidade de contrair a doença e o que você pode fazer para prevenir a doença. Até que mais descobertas sejam feitas, você pode executar etapas que podem ajudá-lo:
- reduzir o risco de um surto
- gerenciar sintomas
- reduzir a probabilidade de aumento do desconforto
Siga algumas regras alimentares
Não existe um plano de dieta único para pessoas com Crohn. No entanto, seguir algumas regras alimentares gerais pode ajudar a maioria das pessoas que têm a doença:
Evite alimentos problemáticos
Aprenda quais alimentos e bebidas podem piorar seus sintomas. Isto é especialmente verdade durante as crises. Evitar alimentos que causaram problemas no passado pode ser útil para reduzir os sintomas no futuro.
Você não tem certeza de quais alimentos estão contribuindo para seus sintomas? Mantenha um diário alimentar e acompanhe o que você está comendo, como cada alimento faz você se sentir e se a eliminação desses alimentos da sua dieta reduz os sintomas. Você provavelmente conseguirá identificar alimentos problemáticos fazendo isso. Elimine esses alimentos da sua dieta. Se seus sintomas diminuirem, você encontrará os alimentos prejudiciais. Alguns dos alimentos mais comuns que pioram os sintomas incluem:
- carboidratos
- laticínios
- alimentos ricos em fibras
- alimentos com pouca fibra
Muitos médicos sugerem o uso de uma dieta de eliminação na qual você remove certos tipos de alimentos da sua dieta e depois os adiciona lentamente, um de cada vez, para descobrir o que causa seus sintomas.
Limitar produtos lácteos
Os produtos lácteos podem piorar sintomas como diarréia, dor abdominal e gases. Isso é especialmente verdadeiro se você é intolerante à lactose, o que significa que seu corpo não pode digerir adequadamente o açúcar no leite ou lactose. Tomar um produto enzimático, como o Lactaid, pode facilitar a digestão.
Desconfie de fibra
A fibra pode ajudar algumas pessoas a manter seu sistema digestivo regulado e fluindo. Isto é especialmente verdade se você tiver diarréia crônica. A fibra pode ajudar a aumentar o volume das fezes, o que aumenta a mobilidade intestinal e ajuda a comida a passar pelo intestino mais rapidamente. No entanto, se você tiver manchas estreitas ou restrições no intestino, alimentos ricos em fibras podem aumentar a dor abdominal e piorar os sintomas de Crohn. Não aumente sua fibra alimentar ou comece uma dieta rica em fibras sem antes discutir os possíveis efeitos colaterais com seu médico.
Beba bastante água
Seu intestino precisa de líquidos para funcionar corretamente. Se você ficar desidratado, seus sintomas podem aumentar. É melhor ficar longe de álcool e bebidas com cafeína. Se você beber esse tipo de bebida, poderá notar um aumento nos sintomas.
Considere tomar suplementos
Como o Crohn's pode dificultar a absorção de nutrientes, é importante garantir que você obtenha doses adequadas de vitaminas e nutrientes. A maioria dos médicos recomenda tomar um multivitamínico diariamente. O médico do seu filho pode recomendar que você tome suplementos de cálcio e vitamina D. Converse com seu médico antes de tomar qualquer suplemento para garantir que você tome o que é certo para você.
Aprenda a gerenciar o estresse
Estresse e ansiedade podem piorar os sintomas da doença de Crohn. O estresse também pode desencadear crises. Quando você tem um nível aumentado de estresse, os processos normais do seu corpo podem não funcionar corretamente. Isso inclui o seu aparelho digestivo. O estresse pode desencadear sintomas ou piorar os existentes. Encontrar uma maneira saudável de lidar com o estresse diário, seja através de exercícios, ioga ou terapia de conversação, é importante para aumentar o número de dias que você está em remissão e livre de sintomas.
Mudanças no estilo de vida podem fazer a diferença
Um estilo de vida saudável ajuda bastante a gerenciar os sintomas de Crohn. Além de seguir uma dieta saudável e controlar o estresse, faça exercícios adequados e pare de fumar se você fuma.
Leve embora
Embora os especialistas não saibam exatamente o que causa o problema de Crohn, as mudanças na dieta e no estilo de vida podem ajudá-lo a gerenciar seus sintomas e diminuir seus surtos. Fazer certas alterações em sua dieta, reduzir seus níveis de estresse e se exercitar pode ajudar você a gerenciar os hábitos de Crohn.