O que é deficiência de Qi e como é tratada?
Contente
- Visão geral
- O que exatamente é qi?
- Quais são os sintomas da deficiência de qi?
- Sistema digestivo
- Pulmões
- Coração
- Rins
- Outros sintomas
- O que causa a deficiência de qi?
- Qual é a conexão entre o qi e o baço?
- Como é tratada a deficiência de qi?
- Terapias nutricionais
- Ervas chinesas
- Mudancas de estilo de vida
- Como é diagnosticada a deficiência de qi?
- A correção da minha deficiência de qi pode curar minha condição?
- E se eu suspeitar que tenho deficiência de qi?
Visão geral
Provavelmente, você não tinha ideia de que tinha um qi, e muito menos sabia que o seu poderia ser potencialmente deficiente. No entanto, de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), um qi equilibrado é vital para sua boa saúde física e mental. Se o seu estiver fora de sintonia, pode ser o motivo pelo qual você não está se sentindo bem.
Continue lendo para descobrir como a falta de qi pode estar afetando sua saúde e como mantê-la equilibrada.
O que exatamente é qi?
Traduzido livremente, o qi é a força vital que impulsiona todas as atividades nas formas de vida orgânicas, de acordo com o TCM. Está presente em tudo, desde objetos físicos, como o telefone, a aspectos imateriais do mundo, como luz, calor e emoção. Na cultura coreana, é conhecido como "ki", enquanto na cultura vietnamita, é conhecido como "gi".
Não existe uma palavra na medicina ocidental que se traduza diretamente no qi de um corpo, mas é semelhante à energia de alguém. Portanto, uma deficiência de qi se traduz livremente em falta de energia. Mas é muito mais que isso.
Qi, juntamente com a teoria de yin e yang (a harmonia de forças aparentemente opostas), são os dois componentes principais do MTC. Pensa-se que é necessária uma quantidade suficiente de qi para manter o yin e o yang do seu corpo. Quando o qi de uma pessoa está equilibrado e em harmonia, eles se beneficiam da saúde, bem-estar e satisfação. Quando o qi é deficiente, dor, sofrimento e doença podem ocorrer.
Quais são os sintomas da deficiência de qi?
Os sintomas variam muito, pois todo órgão e todo processo do corpo tem seu próprio qi associado. Uma deficiência de qi pode acontecer em qualquer lugar em que o corpo não tenha energia suficiente para desempenhar suas funções.
Os sintomas podem afetar o seguinte:
Sistema digestivo
Os praticantes da MTC se referem ao sistema digestivo como o baço, que tem uma função diferente da do órgão com o mesmo nome na medicina ocidental. Os sintomas de deficiência de qi neste sistema incluem:
- má digestão
- fraqueza
- inchaço
- fezes soltas
- pouco ou nenhum apetite
- anemia
Pulmões
Os sintomas de deficiência de qi relacionados aos pulmões incluem:
- asma
- voz fraca ou ofegante
- sistema imunológico fraco
- sudorese espontânea
Coração
Os sintomas de deficiência de qi relacionados ao coração incluem:
- circulação pobre
- palpitações
- falta de alegria
Rins
Os sintomas de deficiência de qi relacionados aos rins incluem:
- perda de memória
- perda de cabelo
- dor no joelho ou nas costas
Outros sintomas
Outros sintomas podem incluir:
- ansiedade
- pele seca
- cabelo quebradiço
- dores musculares
- fraqueza
- problemas de peso
- névoa mental
- Exaustão emocional
Acredita-se também que a deficiência de Qi esteja na raiz de muitos distúrbios ocidentais comuns, como síndrome da fadiga crônica, diabetes, indigestão, cólicas menstruais e outros.
O que causa a deficiência de qi?
No TCM, várias coisas determinam o seu qi. Começa com sua composição genética. Também é afetado por sua dieta, emoções e hábitos desde o nascimento em diante. Está sempre mudando.
Pensa-se que existe uma variedade de condições físicas e emocionais para diminuir o seu qi. Entre as causas mais comuns estão o estresse crônico e a privação do sono. Ambos podem elevar o hormônio do estresse cortisol, que pode interferir na função imunológica e aumentar o risco de depressão e burnout. Você poderá diminuir naturalmente seus níveis de cortisol, usando remédios caseiros e um suplemento de MTC como o ashwagandha.
Outras causas podem incluir:
- sensibilidades alimentares
- Doença de Lyme
- desequilíbrios hormonais
- fatores ambientais (ar poluído em particular)
- questões emocionais não resolvidas
- problemas de relacionamento
Qual é a conexão entre o qi e o baço?
A medicina ocidental e oriental vê o papel do baço no corpo de maneira bastante diferente. Na medicina ocidental, é considerado parte do sistema imunológico. Mas não é um órgão vital, pois as pessoas podem viver sem um, se necessário.
Na medicina oriental, no entanto, acredita-se que o baço desempenhe um papel fundamental no corpo e é central para a digestão e distribuição dos alimentos, pois extrai o qi de tudo o que comemos. Portanto, é frequentemente o principal suspeito se você estiver com falta de energia.
Como é tratada a deficiência de qi?
O tratamento dependerá do tipo de deficiência de qi, quanto tempo ela existe e da causa. O trabalho com sangue também pode ser realizado para descartar causas mais bem tratadas pela medicina convencional ou em conjunto com ela.
Os tratamentos podem incluir:
Terapias nutricionais
A maior parte do qi de uma pessoa vem dos alimentos que eles escolhem comer e do ar que respiram, com frequência são feitas recomendações nutricionais para tratar uma deficiência. Eles geralmente incluem a eliminação de alimentos crus e frios, como sorvete e frutas. Acredita-se que estes enfraquecem a digestão.
Utilizar o calor para cozinhar alimentos cozidos no vapor, grelhados ou assados pode gerar qi. Também é normalmente recomendado remover junk food, frituras e laticínios da dieta. “Alimentos quentes”, como grãos, abóbora e frango, além de especiarias como cominho, pimenta de caiena e gengibre, devem ser consumidos com freqüência. Saiba mais sobre nutrição yin yang.
Mastigar bem os alimentos também é recomendado para ajudar a preservar a energia do baço.
Ervas chinesas
Conhecidas como adaptogens, muitas ervas usadas no TCM alegam ajudar o corpo e a mente a se adaptar ao estresse. Isso ajuda a restaurar a proteção e a comunicação normais do sistema imunológico. Algumas das ervas mais comumente usadas para esse fim incluem:
- ashwagandha
- casca de magnólia
- casca de pinheiro
- rafuma
- Cordyceps
- Rhodiola rosea
- astrágalo
Mudancas de estilo de vida
Enquanto a cultura ocidental tende a recompensar e admirar as pessoas que estão sempre em movimento e constantemente ocupadas, o TCM defende o contrário. Recomenda-se desacelerar o estilo de vida e não fazer muitas coisas ao mesmo tempo, ou multitarefa, para equilibrar o qi.
Por exemplo, em vez de comer enquanto assiste à TV e verifica seu e-mail no telefone, é recomendável que você coma e aprecie sua comida.
Como é diagnosticada a deficiência de qi?
Um praticante de MTC normalmente faz um histórico médico detalhado e realiza um exame físico para identificar o padrão de desarmonia. É dada atenção especial à língua no MTC. Acredita-se que a língua seja uma forte indicação da harmonia ou desarmonia de uma pessoa.
Uma língua pálida pode indicar uma deficiência de qi. Depois que o padrão e a fonte da desarmonia forem identificados, seu médico desenvolverá um curso de tratamento.
A correção da minha deficiência de qi pode curar minha condição?
É difícil determinar a eficácia do tratamento, pois há estudos limitados sobre o assunto.
Curiosamente, muitas pessoas viram os sintomas melhorarem. Condições como infertilidade e problemas digestivos diminuíram após o tratamento por sua deficiência de qi.
Alguns estudos mostraram que equilibrar a energia do qi pode suprimir o crescimento de células cancerígenas. Outros demonstraram melhorar a taxa de sobrevivência de pacientes com câncer e aliviar sintomas como dor, fadiga e náusea.
No entanto, é importante discutir a pesquisa por trás dos tratamentos médicos convencionais com seu médico. Há muito mais evidências para extrair.
E se eu suspeitar que tenho deficiência de qi?
Se você tiver algum dos sintomas associados à deficiência de qi, procurar tratamento com MTC pode fornecer tratamento seguro, natural e eficaz em alguns casos. No entanto, também é prudente solicitar que o trabalho de sangue seja feito para eliminar quaisquer causas que possam ser melhor tratadas pela medicina ocidental ou em conjunto com ela.