O que perguntar ao seu médico sobre o tratamento da arterite de células gigantes
Contente
- Qual é o tratamento para a arterite de células gigantes?
- Que efeitos colaterais a prednisona pode causar?
- A prednisona pode me impedir de perder minha visão?
- Quando posso diminuir minha dose de prednisona?
- Algum outro medicamento trata a arterite de células gigantes?
- E se meus sintomas voltarem?
- O tratamento vai me curar?
- O que mais posso fazer para me sentir melhor?
- Leve embora
A arterite de células gigantes (ACG) é uma inflamação no revestimento das artérias, mais frequentemente nas artérias da cabeça. É uma doença muito rara.
Como muitos de seus sintomas são semelhantes aos de outras doenças, o diagnóstico pode levar algum tempo.
Cerca de metade das pessoas com ACG também apresentam sintomas de dor e rigidez nos ombros, quadris ou ambos, conhecidos como polimialgia reumática.
Saber que você tem ACG é um grande passo. Sua próxima pergunta é como tratá-lo.
É importante começar o tratamento o mais rápido possível. Não só os sintomas como dores de cabeça e no rosto são desconfortáveis, mas a doença pode levar à cegueira sem tratamento imediato.
O tratamento certo pode controlar seus sintomas e pode até curar a doença.
Qual é o tratamento para a arterite de células gigantes?
O tratamento geralmente envolve altas doses de um corticosteroide como a prednisona. Seus sintomas devem começar a melhorar muito rapidamente com a medicação - em 1 a 3 dias.
Que efeitos colaterais a prednisona pode causar?
As desvantagens da prednisona são seus efeitos colaterais, alguns dos quais podem ser graves. A maioria das pessoas que usam prednisona experimenta pelo menos um destes efeitos colaterais:
- ossos fracos que podem se quebrar facilmente
- ganho de peso
- infecções
- pressão alta
- catarata ou glaucoma
- açúcar elevado no sangue
- fraqueza muscular
- problemas para dormir
- hematomas fáceis
- retenção de água e inchaço
- irritação do estômago
- visão embaçada
O seu médico irá examiná-lo quanto a efeitos colaterais e tratará os que você tiver. Por exemplo, você pode tomar medicamentos como bifosfonatos ou suplementos de cálcio e vitamina D para fortalecer seus ossos e prevenir fraturas.
A maioria dos efeitos colaterais são temporários. Eles devem melhorar à medida que você vai diminuindo a prednisona.
A prednisona pode me impedir de perder minha visão?
Sim. Este medicamento é muito eficaz na prevenção da perda de visão, a complicação mais séria da ACG. É por isso que é importante começar a tomar este medicamento o mais rápido possível.
Se você perdeu a visão antes de começar a tomar prednisona, ela não vai voltar. Mas seu outro olho pode compensar se você continuar no caminho certo com este tratamento.
Quando posso diminuir minha dose de prednisona?
Após cerca de um mês de uso de prednisona, o médico começará a diminuir a dose em cerca de 5 a 10 miligramas (mg) por dia.
Por exemplo, se você começou com 60 mg por dia, pode cair para 50 mg e depois para 40 mg. Você permanecerá na menor dose possível necessária para controlar sua inflamação.
A rapidez com que diminui a dose depende de como você se sente e dos resultados do teste de atividade inflamatória, que o médico monitorará ao longo do tratamento.
Você pode não conseguir interromper completamente a medicação por um tempo. A maioria das pessoas com ACG precisará tomar uma dose baixa de prednisona por 1 a 2 anos.
Algum outro medicamento trata a arterite de células gigantes?
Tocilizumab (Actemra) é um medicamento mais recente que a Food and Drug Administration aprovou em 2017 para tratar a GCA. Você pode receber este medicamento ao diminuir a prednisona.
É apresentado como uma injeção que o seu médico administra sob a pele ou como uma injeção que administra a si próprio a cada 1 a 2 semanas. O seu médico pode mantê-lo apenas com Actemra assim que parar de tomar prednisona.
Actemra é eficaz em manter a remissão do GCA. Também pode reduzir a necessidade de prednisona, o que diminuiria os efeitos colaterais. Mas, como o Actemra afeta seu sistema imunológico, pode aumentar o risco de infecção.
E se meus sintomas voltarem?
É comum que as dores de cabeça e outros sintomas retornem quando você começa a diminuir a prednisona. Os médicos não sabem exatamente o que causa essas recaídas. As infecções são um possível gatilho.
Se seus sintomas voltarem, seu médico pode aumentar a dose de prednisona para ajudar a controlá-los. Ou eles podem prescrever um medicamento supressor do sistema imunológico como o metotrexato (Trexall), ou você pode começar o tratamento com Actemra.
O tratamento vai me curar?
Após um ou dois anos tomando prednisona, seus sintomas devem desaparecer. O GCA raramente volta depois de ser tratado com sucesso.
O que mais posso fazer para me sentir melhor?
A medicação não é a única maneira de gerenciar a ACG. Cuidar bem de si mesmo também pode ajudá-lo a se sentir melhor.
Faça uma dieta que minimize a inflamação em seu corpo. Boas escolhas são alimentos antiinflamatórios como peixes gordurosos (salmão, atum), nozes e sementes, frutas e vegetais, azeite, feijão e grãos inteiros.
Tente ser ativo todos os dias. Escolha exercícios que não sejam muito duros para as articulações, como nadar ou caminhar. Alterne as atividades com o descanso para não ficar sobrecarregado.
Viver com essa condição pode ser muito estressante. Conversar com um profissional de saúde mental ou ingressar em um grupo de apoio da GCA pode ajudá-lo a lidar melhor com essa condição.
Leve embora
A ACG pode causar sintomas desconfortáveis e possivelmente cegueira se não for tratada. Esteróides em altas doses e outros medicamentos podem ajudá-lo a controlar esses sintomas e prevenir a perda de visão.
Uma vez que você está em um plano de tratamento, é importante que você o siga. Consulte seu médico se você tiver qualquer problema para tomar sua medicação, ou se desenvolver efeitos colaterais que você não pode tolerar.