Joelho de Corredor
Contente
- Quais são os sintomas do joelho do corredor?
- O que causa o joelho do corredor?
- Como o joelho do corredor é diagnosticado?
- Como o joelho de corredor é tratado?
- Como o joelho do corredor pode ser evitado?
Joelho de corredor
Joelho de corredor é o termo comum usado para descrever qualquer uma das várias condições que causam dor ao redor da rótula, também conhecida como patela. Essas condições incluem síndrome de dor anterior do joelho, desalinhamento patelofemoral, condromalácia patelar e síndrome da banda iliotibial.
Como o nome sugere, correr é uma causa comum de joelho de corredor, mas qualquer atividade que estresse repetidamente a articulação do joelho pode causar o distúrbio. Isso pode incluir caminhadas, esqui, ciclismo, salto, ciclismo e jogar futebol.
De acordo com a Harvard Medical School, o joelho de corredor é mais comum em mulheres do que em homens, principalmente em mulheres de meia-idade. Pessoas com sobrepeso são especialmente propensas ao distúrbio.
Quais são os sintomas do joelho do corredor?
A marca registrada do joelho do corredor é uma dor incômoda e incômoda ao redor ou atrás da rótula, ou patela, especialmente onde se encontra com a parte inferior do fêmur ou do fêmur.
Você pode sentir dor quando:
- caminhando
- subir ou descer escadas
- agachado
- ajoelhado
- corrida
- sentado ou em pé
- sentado por um longo tempo com o joelho dobrado
Outros sintomas incluem inchaço e estalos ou ranger de joelhos.
No caso da síndrome da banda iliotibial, a dor é mais aguda na parte externa do joelho. É aqui que a banda iliotibial, que vai do quadril à parte inferior da perna, se conecta à tíbia ou ao osso interno mais espesso da perna.
O que causa o joelho do corredor?
A dor no joelho do corredor pode ser causada por irritação dos tecidos moles ou revestimento do joelho, cartilagem desgastada ou rompida ou tendões tensos. Qualquer um dos seguintes também pode contribuir para o joelho do corredor:
- uso excessivo
- trauma na rótula
- desalinhamento da rótula
- luxação completa ou parcial da rótula
- pé chato
- músculos da coxa fracos ou tensos
- alongamento inadequado antes do exercício
- artrite
- uma rótula fraturada
- síndrome da plica ou síndrome da plica sinovial, na qual o revestimento da articulação torna-se espesso e inflamado
Em alguns casos, a dor começa nas costas ou no quadril e é transmitida ao joelho. Isso é conhecido como "dor referida".
Como o joelho do corredor é diagnosticado?
Para confirmar um diagnóstico de joelho de corredor, seu médico obterá um histórico completo e conduzirá um exame físico completo que pode incluir um exame de sangue, raios-X, uma ressonância magnética ou uma tomografia computadorizada.
Como o joelho de corredor é tratado?
Seu médico irá adaptar seu tratamento à causa subjacente, mas na maioria dos casos, o joelho de corredor pode ser tratado com sucesso sem cirurgia. Na maioria das vezes, o primeiro passo no tratamento é praticar ARROZ:
- Descansar: Evite estresse repetitivo no joelho.
- Gelo: Para reduzir a dor e o inchaço, aplique uma bolsa de gelo ou um pacote de ervilhas congeladas no joelho por até 30 minutos de cada vez e evite qualquer calor no joelho.
- Compressão: Enrole o joelho com uma bandagem elástica ou manga para restringir o inchaço, mas não aperte demais para causar inchaço abaixo do joelho.
- Elevação: Coloque um travesseiro sob o joelho ao sentar ou deitar para evitar mais inchaço. Quando houver inchaço significativo, mantenha o pé elevado acima do joelho e o joelho acima do nível do coração.
Se precisar de alívio adicional da dor, você pode tomar certos medicamentos antiinflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina, ibuprofeno e naproxeno. O paracetamol, o ingrediente ativo encontrado no Tylenol, também pode ajudar. Você pode querer falar com seu médico antes de tomar esses medicamentos, especialmente se você tiver outros problemas de saúde ou tomar outros medicamentos prescritos.
Uma vez que a dor e o inchaço diminuam, seu médico pode recomendar exercícios específicos ou fisioterapia para restaurar a força total e a amplitude de movimento do joelho. Eles podem colocar uma fita no joelho ou colocar uma cinta para fornecer suporte extra e alívio da dor. Você também pode precisar usar palmilhas conhecidas como órteses.
A cirurgia pode ser recomendada se sua cartilagem estiver danificada ou se sua rótula precisar ser realinhada.
Como o joelho do corredor pode ser evitado?
A American Academy of Orthopaedic Surgeons recomenda as seguintes etapas para prevenir o joelho do corredor:
- Fique em forma. Certifique-se de que sua saúde geral e seu condicionamento sejam bons. Se você está acima do peso, converse com seu médico sobre a criação de um plano de perda de peso.
- Esticam. Faça um aquecimento de cinco minutos seguido de exercícios de alongamento antes de correr ou realizar qualquer atividade que estresse o joelho. Seu médico pode mostrar exercícios para aumentar a flexibilidade do seu joelho e prevenir irritações.
- Aumente gradualmente o treinamento. Nunca aumente abruptamente a intensidade do seu treino. Em vez disso, faça alterações de forma incremental.
- Use tênis de corrida adequados. Compre sapatos de qualidade com boa absorção de choque e certifique-se de que eles se encaixam de maneira adequada e confortável. Não corra com sapatos muito gastos. Use órteses se tiver pés chatos.
- Use a forma de execução adequada. Mantenha o centro tenso para evitar que você se incline muito para a frente ou para trás e mantenha os joelhos dobrados. Tente correr em uma superfície macia e lisa. Evite correr em concreto. Caminhe ou corra em zigue-zague ao descer uma ladeira íngreme.